O croata Roko Sikiric foi eleito Presidente da Confederação Europeia de Voleibol (CEV) na XLV Assembleia Geral da CEV realizada na cidade italiana de Nápoles. O vianense Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, foi escolhido como Vice-Presidente.
O português Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, foi escolhido como Vice-Presidente para os Assuntos Administrativos e membro do Conselho de Administração do organismo que rege o Voleibol a nível europeu e integrará ainda o Conselho de Administração da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
“É um orgulho e uma honra poder representar o nosso País ao mais alto nível do Voleibol internacional. Antes de mais, esta escolha reflecte o reconhecimento pelo excelente trabalho que a Federação Portuguesa de Voleibol vem desenvolvendo ao longo das últimas décadas, sobretudo a nível organizativo e de contribuição para o desenvolvimento da modalidade a nível nacional e internacional.
A eleição do Roko Sikiric, uma pessoa com ideias novas sobre a promoção da marca Voleibol e perfeitamente conhecedor da modalidade, abre novos horizontes à Confederação Europeia de Voleibol no panorama mundial”.
Roko Sikiric, de 43 anos, antigo jogador e recém-eleito Presidente do CEV, recebeu 36 votos dos 53 representantes da família do Voleibol Europeu, garantindo assim a maioria na segunda volta da votação – na primeira tinha ficado a um mero voto da vitória – e terá o privilégio e a responsabilidade de liderar o Voleibol Europeu pelos próximos quatro anos.
“É uma grande responsabilidade liderar a Confederação Europeia. Agradeço sinceramente pelo apoio de todos, federações nacionais, clubes, jogadores e prometo que darei o meu melhor, como fiz durante esta campanha”, prometeu o sucessor do sérvio Aleksandar Boricic.
Para além da apresentação e análise de relatórios das várias comissões da CEV e da votação do orçamento para 2025, a reunião do 35.ª Congresso do organismo que superintende o Voleibol a nível europeu serviu para escolher o sucessor do Presidente Aleksandar Boricic e a Direcção da CEV para os próximos quatro anos.
Mário Oliveira, Director da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), e Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, foram os representantes portugueses na XLV CEV General Assembly.

A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.