O croata Roko Sikiric foi eleito Presidente da Confederação Europeia de Voleibol (CEV) na XLV Assembleia Geral da CEV realizada na cidade italiana de Nápoles. O vianense Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, foi escolhido como Vice-Presidente.
O português Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, foi escolhido como Vice-Presidente para os Assuntos Administrativos e membro do Conselho de Administração do organismo que rege o Voleibol a nível europeu e integrará ainda o Conselho de Administração da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
“É um orgulho e uma honra poder representar o nosso País ao mais alto nível do Voleibol internacional. Antes de mais, esta escolha reflecte o reconhecimento pelo excelente trabalho que a Federação Portuguesa de Voleibol vem desenvolvendo ao longo das últimas décadas, sobretudo a nível organizativo e de contribuição para o desenvolvimento da modalidade a nível nacional e internacional.
A eleição do Roko Sikiric, uma pessoa com ideias novas sobre a promoção da marca Voleibol e perfeitamente conhecedor da modalidade, abre novos horizontes à Confederação Europeia de Voleibol no panorama mundial”.
Roko Sikiric, de 43 anos, antigo jogador e recém-eleito Presidente do CEV, recebeu 36 votos dos 53 representantes da família do Voleibol Europeu, garantindo assim a maioria na segunda volta da votação – na primeira tinha ficado a um mero voto da vitória – e terá o privilégio e a responsabilidade de liderar o Voleibol Europeu pelos próximos quatro anos.
“É uma grande responsabilidade liderar a Confederação Europeia. Agradeço sinceramente pelo apoio de todos, federações nacionais, clubes, jogadores e prometo que darei o meu melhor, como fiz durante esta campanha”, prometeu o sucessor do sérvio Aleksandar Boricic.
Para além da apresentação e análise de relatórios das várias comissões da CEV e da votação do orçamento para 2025, a reunião do 35.ª Congresso do organismo que superintende o Voleibol a nível europeu serviu para escolher o sucessor do Presidente Aleksandar Boricic e a Direcção da CEV para os próximos quatro anos.
Mário Oliveira, Director da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), e Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, foram os representantes portugueses na XLV CEV General Assembly.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.