O croata Roko Sikiric foi eleito Presidente da Confederação Europeia de Voleibol (CEV) na XLV Assembleia Geral da CEV realizada na cidade italiana de Nápoles. O vianense Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, foi escolhido como Vice-Presidente.
O português Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, foi escolhido como Vice-Presidente para os Assuntos Administrativos e membro do Conselho de Administração do organismo que rege o Voleibol a nível europeu e integrará ainda o Conselho de Administração da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
“É um orgulho e uma honra poder representar o nosso País ao mais alto nível do Voleibol internacional. Antes de mais, esta escolha reflecte o reconhecimento pelo excelente trabalho que a Federação Portuguesa de Voleibol vem desenvolvendo ao longo das últimas décadas, sobretudo a nível organizativo e de contribuição para o desenvolvimento da modalidade a nível nacional e internacional.
A eleição do Roko Sikiric, uma pessoa com ideias novas sobre a promoção da marca Voleibol e perfeitamente conhecedor da modalidade, abre novos horizontes à Confederação Europeia de Voleibol no panorama mundial”.
Roko Sikiric, de 43 anos, antigo jogador e recém-eleito Presidente do CEV, recebeu 36 votos dos 53 representantes da família do Voleibol Europeu, garantindo assim a maioria na segunda volta da votação – na primeira tinha ficado a um mero voto da vitória – e terá o privilégio e a responsabilidade de liderar o Voleibol Europeu pelos próximos quatro anos.
“É uma grande responsabilidade liderar a Confederação Europeia. Agradeço sinceramente pelo apoio de todos, federações nacionais, clubes, jogadores e prometo que darei o meu melhor, como fiz durante esta campanha”, prometeu o sucessor do sérvio Aleksandar Boricic.
Para além da apresentação e análise de relatórios das várias comissões da CEV e da votação do orçamento para 2025, a reunião do 35.ª Congresso do organismo que superintende o Voleibol a nível europeu serviu para escolher o sucessor do Presidente Aleksandar Boricic e a Direcção da CEV para os próximos quatro anos.
Mário Oliveira, Director da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), e Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, foram os representantes portugueses na XLV CEV General Assembly.

Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.