O croata Roko Sikiric foi eleito Presidente da Confederação Europeia de Voleibol (CEV) na XLV Assembleia Geral da CEV realizada na cidade italiana de Nápoles. O vianense Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, foi escolhido como Vice-Presidente.
O português Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, foi escolhido como Vice-Presidente para os Assuntos Administrativos e membro do Conselho de Administração do organismo que rege o Voleibol a nível europeu e integrará ainda o Conselho de Administração da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
“É um orgulho e uma honra poder representar o nosso País ao mais alto nível do Voleibol internacional. Antes de mais, esta escolha reflecte o reconhecimento pelo excelente trabalho que a Federação Portuguesa de Voleibol vem desenvolvendo ao longo das últimas décadas, sobretudo a nível organizativo e de contribuição para o desenvolvimento da modalidade a nível nacional e internacional.
A eleição do Roko Sikiric, uma pessoa com ideias novas sobre a promoção da marca Voleibol e perfeitamente conhecedor da modalidade, abre novos horizontes à Confederação Europeia de Voleibol no panorama mundial”.
Roko Sikiric, de 43 anos, antigo jogador e recém-eleito Presidente do CEV, recebeu 36 votos dos 53 representantes da família do Voleibol Europeu, garantindo assim a maioria na segunda volta da votação – na primeira tinha ficado a um mero voto da vitória – e terá o privilégio e a responsabilidade de liderar o Voleibol Europeu pelos próximos quatro anos.
“É uma grande responsabilidade liderar a Confederação Europeia. Agradeço sinceramente pelo apoio de todos, federações nacionais, clubes, jogadores e prometo que darei o meu melhor, como fiz durante esta campanha”, prometeu o sucessor do sérvio Aleksandar Boricic.
Para além da apresentação e análise de relatórios das várias comissões da CEV e da votação do orçamento para 2025, a reunião do 35.ª Congresso do organismo que superintende o Voleibol a nível europeu serviu para escolher o sucessor do Presidente Aleksandar Boricic e a Direcção da CEV para os próximos quatro anos.
Mário Oliveira, Director da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), e Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, foram os representantes portugueses na XLV CEV General Assembly.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta quinta-feira, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, que irá decorrer até 31 de dezembro. A medida insere-se na política municipal de apoio aos jovens estudantes do concelho e pretende reforçar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho aprovou, em Monção, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, num total de 713.550 euros, representando um aumento de 24% face ao ano anterior.
As buscas pelos três pescadores indonésios desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram retomadas esta manhã pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), depois de terem sido suspensas ao final da tarde de domingo.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.