O croata Roko Sikiric foi eleito Presidente da Confederação Europeia de Voleibol (CEV) na XLV Assembleia Geral da CEV realizada na cidade italiana de Nápoles. O vianense Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, foi escolhido como Vice-Presidente.
O português Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, foi escolhido como Vice-Presidente para os Assuntos Administrativos e membro do Conselho de Administração do organismo que rege o Voleibol a nível europeu e integrará ainda o Conselho de Administração da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
“É um orgulho e uma honra poder representar o nosso País ao mais alto nível do Voleibol internacional. Antes de mais, esta escolha reflecte o reconhecimento pelo excelente trabalho que a Federação Portuguesa de Voleibol vem desenvolvendo ao longo das últimas décadas, sobretudo a nível organizativo e de contribuição para o desenvolvimento da modalidade a nível nacional e internacional.
A eleição do Roko Sikiric, uma pessoa com ideias novas sobre a promoção da marca Voleibol e perfeitamente conhecedor da modalidade, abre novos horizontes à Confederação Europeia de Voleibol no panorama mundial”.
Roko Sikiric, de 43 anos, antigo jogador e recém-eleito Presidente do CEV, recebeu 36 votos dos 53 representantes da família do Voleibol Europeu, garantindo assim a maioria na segunda volta da votação – na primeira tinha ficado a um mero voto da vitória – e terá o privilégio e a responsabilidade de liderar o Voleibol Europeu pelos próximos quatro anos.
“É uma grande responsabilidade liderar a Confederação Europeia. Agradeço sinceramente pelo apoio de todos, federações nacionais, clubes, jogadores e prometo que darei o meu melhor, como fiz durante esta campanha”, prometeu o sucessor do sérvio Aleksandar Boricic.
Para além da apresentação e análise de relatórios das várias comissões da CEV e da votação do orçamento para 2025, a reunião do 35.ª Congresso do organismo que superintende o Voleibol a nível europeu serviu para escolher o sucessor do Presidente Aleksandar Boricic e a Direcção da CEV para os próximos quatro anos.
Mário Oliveira, Director da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), e Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional, foram os representantes portugueses na XLV CEV General Assembly.

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.