Logo
Nacional

Vianense João Rocha quer voltar a ser Presidente da Câmara de Serpa

6 Março, 2025 | 9:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O antigo autarca comunista João Rocha, natural de Perre, Viana do Castelo, vai ser o cabeça de lista de um movimento independente à Câmara de Serpa, no distrito de Beja, a que presidiu durante mais de 30 anos.

Em comunicado, o movimento independente “Fazer Serpa” anunciou que se vai apresentar às eleições neste concelho alentejano, um dos últimos ‘bastiões’ comunistas do Alentejo, e que João Rocha vai encabeçar a lista à câmara.

Segundo o movimento, trata-se de “um grupo de cidadãos de várias sensibilidades, independente e plural”.

“É uma equipa que conhece o concelho e o decisivo papel do poder local no processo de desenvolvimento” e que “quer ‘Fazer’ e acredita numa gestão de proximidade e participada, em ligação com as freguesias e valorizando os seus trabalhadores”, pode ler-se.

Considerado um ‘dinossauro’ do poder local, João Rocha, de 74 anos, liderou municípios durante cerca de 37 anos, sempre em coligações lideradas pelo PCP, tendo presidido às câmaras de Serpa e de Beja.

Nascido em 06 de novembro de 1950, na aldeia de Perre, no concelho de Viana do Castelo, formou-se em Engenharia Mecânica de Produção no Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Cumpriu o serviço militar na Guiné, onde estava, quando, após a revolução de 25 de Abril de 1974, se tornou militante do PCP.

Mudou-se para Serpa como professor, em 1976, e foi membro do conselho diretivo da Escola Secundária de Serpa até 1979, quando o PCP o convidou para se candidatar à presidência da câmara, pela Aliança Povo Unido (APU), nas autárquicas desse ano, as segundas depois do 25 de Abril.

A APU foi uma coligação que juntou PCP, Movimento Democrático Português – Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE) e o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV).

João Rocha foi eleito presidente da Câmara de Serpa em 16 de dezembro de 1979. Sempre por coligações lideradas pelo PCP, primeiro a APU e depois a CDU, foi reeleito presidente deste município nas autárquicas realizadas entre 1982 e 2009.

Em outubro de 2012, quando cumpria o nono mandato consecutivo, suspendeu o cargo por razões pessoais e por não se poder recandidatar, devido à lei de limitação de mandatos.

Nas autárquicas de 2013, foi eleito presidente da Câmara de Beja, pela CDU, mas nas eleições seguintes, em 2017, o PS recuperou o município da capital de distrito, com Paulo Arsénio.

O executivo da câmara, atualmente liderado pelo comunista João Efigénio Palma, que apesar de cumprir o seu primeiro mandato não se recandidata ao cargo, é composto por quatro eleitos da CDU, dois do PS e um independente.

Serpa é o único município do distrito de Beja que teve sempre maiorias de coligações lideradas pelo PCP desde as primeiras eleições autárquicas, em 1976.

As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro deste ano.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 29 Novembro, 2025

Exposição interativa sobre Amália Rodrigues patente em Viana do Castelo

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.

Regional 29 Novembro, 2025

Município de Monção incentiva comércio local com a “Tômbola de Natal”

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.

Desporto 29 Novembro, 2025

Portugal derrota Montenegro e lidera Grupo B na qualificação para o Mundial

Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.

Regional 29 Novembro, 2025

Moradia em Portuzelo vai ser reconvertida em alojamento turístico para famílias com animais

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.

Regional 29 Novembro, 2025

Ponte da Barca recebe sessão sobre turismo fluvial

Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).

Internacional 29 Novembro, 2025

Amnistia alerta para retrocessos globais em direitos humanos

A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.

Desporto 29 Novembro, 2025

Juventude Viana joga hoje em Valado dos Frades para a Taça de Portugal

A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.