O novo campeão europeu de scratch, o ciclista vianense Iúri Leitão, considerou que o ouro na corrida do Campeonato da Europa de pista de Apeldoorn, Países Baixos, é “uma recompensa” pelo trabalho.
O único tricampeão europeu de scratch, feito alcançado esta sexta-feira, destacou a relevância de “começar um ano tão importante como este com o pé direito”, numa alusão aos Jogos Olímpicos Paris2024.
“Depois do bom desempenho no madison [quarto lugar com Rui Oliveira], vencer o scratch é muito encorajador para tudo o que temos pela frente neste ano, e é a recompensa por todo o trabalho que temos vindo a realizar”, explicou, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
O campeão mundial de omnium em 2023 analisou ainda a corrida em si, “muito mexida” e a exigir “sangue frio, para não gastar energia demasiado cedo”, tendo como “chave do sucesso” essa gestão de forças antes do ataque a nove voltas do fim.
“Quando senti que os meus adversários estavam desgastados, fiz a minha jogada e resultou”, disse.
O ciclista luso, de 25 anos, terminou a prova em 16.40 minutos, a uma média de 54 quilómetros por hora, e teve um arranque determinante a nove voltas do fim para selar o título.
Leitão, natural de Viana do Castelo, bateu o austríaco Tim Wafler, segundo após retificação dos comissários da classificação, e o dinamarquês Tobias Hansen, terceiro, para dar a Portugal a primeira medalha nesta edição dos Europeus.
O atual campeão do mundo de omnium, uma disciplina olímpica, soma este título europeu aos já conquistados, na mesma disciplina, em 2020 e 2022, conquistando a sétima medalha em campeonatos da Europa.
Em 2021, Rui Oliveira foi o campeão da Europa desta disciplina, mas Leitão é, a partir de hoje, o único tricampeão europeu de scratch, acima dos dois ouros do espanhol Sebastian Mora.
O selecionador nacional, Gabriel Mendes, destacou a “corrida fantástica” do seu ciclista, numa prova “muito movimentada e difícil” que se resolveu “de forma exímia”.
“Conseguiu surpreender com um ataque extremamente forte e é campeão da Europa com muito mérito”, declarou o técnico.
Mendes analisou ainda o oitavo lugar de Maria Martins no concurso olímpico do omnium, que lhe permite continuar no trilho do apuramento para Paris2024, depois de ter estado em Tóquio2020.
“Está de parabéns. No contexto da qualificação olímpica, demos aqui um bom contributo para o apuramento, aumentando a diferença para as nações que estão fora dos lugares de qualificação”, analisou.
No sábado, Portugal terá em ação Daniela Campos, nos pontos, e ‘Tata’ Martins, na eliminação, de que foi bronze nos Europeus de 2020, com Rui Oliveira em ação no omnium.
Viana do Castelo será palco de duas iniciativas dedicadas à música de órgão este sábado, 22 de novembro. A partir das 11h00, a Igreja de Nossa Senhora da Agonia recebe a conferência “Órgão – Herança Histórica e Cultural”, conduzida pelo organista e investigador João Vaz. Durante a sessão, será abordada a evolução do instrumento ao longo dos séculos e a sua importância na tradição musical portuguesa.
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.
O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.