Logo
Desporto

Vianense Iúri Leitão eleito melhor atleta português nos ANOC Awards

31 Outubro, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O ciclista Iúri Leitão foi eleito o melhor atleta português nos prémios da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais (ANOC), depois de ter conquistado duas medalhas nos Jogos Olímpicos Paris2024, uma das quais de ouro.

Leitão tornou-se, ao lado de Rui Oliveira, o primeiro português a sagrar-se campeão olímpico fora do atletismo, com a dupla a vencer o madison, já depois de o ciclista de Viana do Castelo ter conquistado a prata em omnium.

O ciclista português, de 26 anos, esteve ausente dos ANOC Awards, com o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira, a receber o galardão por Iúri Leitão no Centro de Congressos do Estoril.

Os ANOC Awards premiaram excecionalmente o melhor atleta português em Paris2024, num ‘piscar de olho’ ao comité nacional responsável por acolher a 27.ª Assembleia Geral da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais (ANOC).

Depois de ter sido a primeira medalhada de Santa Lúcia, ao vencer surpreendentemente os 100 metros em Paris2024, com um novo recorde nacional, Julien Alfred foi eleita a melhor atleta feminina.

“Foi fantástico [regressar a Santa Lúcia]. Só ver o amor e o apoio que recebi dos meus concidadãos foi incrível. Motivou-me ainda mais para a temporada 2025 saber que tenho o apoio total do meu país”, disse Julien Alfred, à agência Lusa, reconhecendo haver mais crianças a tentar seguir os seus passos, em especial com a ajuda da sua fundação.

O prémio masculino foi entregue a outro velocista, Letsile Tebogo, que se tornou o primeiro campeão olímpico do Botsuana, ao vencer os 200 metros, conquistando ainda a medalha de prata nos 4×400 metros.

“Fui sempre recebido como herói no regresso a casa. É sempre incrível para mim voltar a casa e inspirar muitas crianças lá. Um dos grandes objetivos que tenho é inspirar crianças com o que faço e fazê-los acreditar no que eles estão a fazer”, disse, à Lusa, Tebogo, que acredita que ainda “há muito mais para vir” na sua carreira.

A melhor equipa feminina em desportos individuais foi a britânica de ciclismo de pista, que conquistou o sprint com três recordes mundiais, enquanto a equipa japonesa de ginástica artística venceu o prémio masculino, após ter conquistado o ouro, com uma recuperação incrível, ao ter entrado para o aparelho final a três pontos do primeiro lugar.

A Itália, que perdeu apenas um set no caminho para o ouro, recebeu o galardão para a melhor equipa feminina, com a Dinamarca, campeã no andebol, a ser eleita o melhor conjunto masculino.

Os velejadores austríacos Lara Vadlau e Lukas Mahr receberam o prémio para a melhor equipa mista em desporto individual, depois de vencer a classe de 470 em Paris2024, na qual os portugueses Carolina João e Diogo Costa foram quintos.

O Prémio ANOC para carreira de excelência foi entregue à canoísta neozelandesa Lisa Carrington, que, em Paris2024, somou três medalhas de ouro ao seu enorme palmarés, chegando aos oito títulos olímpicos.

Também o chinês Ma Long foi galardoado com o Prémio ANOC para carreira de excelência, depois de ter somado o sexto ouro no ténis de mesa em Paris2024, na prova de equipas, sendo ainda o único bicampeão mundial na modalidade.

O Comité Olímpico Francês foi eleito como o melhor de 2024, ao terminar no quinto lugar do quadro de medalhas dos ‘seus’ Jogos Olímpicos, com um recorde de 64, quase o dobro das conquistadas em Tóquio2020.

Foram ainda galardoados alguns Comités Olímpicos Nacionais por terem ganhado uma medalha pela primeira vez em Jogos, entre os quais Cabo Verde, que festejou o bronze do pugilista David Pina nos 51 kg.

O Prémio de Contribuição para o Movimento Olímpico foi entregue à norte-americana Anita DeFrantz, medalha de bronze no remo em Montreal1976, que foi vice-presidente do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Los Angeles1984, e auxiliou a organização de Atlanta1996 e dos Jogos de Inverno Salt Lake City2002, sendo ainda conselheira para Los Angeles2028.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 13 Dezembro, 2025

Bela Trama leva música de Viana do Castelo às dunas do Saara

A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).

Regional 13 Dezembro, 2025

Ponte da Barca celebra Natal com exposição de velas nos Paços do Concelho

Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.

Cultura 13 Dezembro, 2025

Viana do Castelo despede-se de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com concerto de Rodrigo Leão

Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.

Regional 13 Dezembro, 2025

Igreja de São Domingos recebe “Adoração dos Reis Magos” com presépio vivo e concerto de Natal

A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.

Desporto 13 Dezembro, 2025

Liga Feminina Placard regressa este sábado a Viana do Castelo com duelo de gigantes

A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.

Cultura 13 Dezembro, 2025

João Baião apresenta “Baião d’Oxigénio” em Viana do Castelo

O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.

Regional 13 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Feirão do Mel anima a Praça da República este sábado

A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.