O SC Vianense venceu, este sábado, por 1-3, na visita ao estádio do CF Canelas 2010 em mais uma partida da série 1 da fase de manutenção da Liga 3, esta a contar para a 4ª jornada. Com este triunfo valioso, o conjunto de Viana do Castelo descolou dos últimos lugares e aproximou-se das equipas acima.
Num desafio equilibrado, marcado pelas disputas intensas pela posse de bola e pelo número de oportunidades de perigo dividido, foi o Vianense a abrir o marcador (0-1), com um golo ao 12º minuto apontado pelo capitão Leandro Vilas Boas. O médio invadiu a área contrária para de primeira e de pé esquerdo corresponder a um cruzamento feito sobre a direita por Willian e colocar fora do alcance de João Matos, guarda-redes adversário. A reação do Canelas foi imediata e logo após o golo sofrido, aos 14, a igualdade (1-1) foi restabelecida por Hamed Doukouré, que apareceu ao segundo poste para completar o desvio feito por Vítor Bastos na sequência de um canto.
O resultado não voltou a ser alterado até para lá do intervalo, com novo golo a surgir já perto do final do encontro, na entrada para o último quarto de hora de jogo, com Barbosa, goleador do Vianense, suplente utilizado no desafio de hoje, a assinar o 1-2 depois de rodar sobre si mesmo e ganhar espaço para se enquadrar com a baliza. O golo que fechou o resultado (1-3) foi marcado no derradeiro lance do encontro, com a toda a equipa do Canelas (guarda-redes incluído) a subir à área contrária para atacar um canto. Após recuperação, Jordão aproveitou o desequilíbrio adversário e progrediu para sem oposição encerrar as contas.
Com este resultado, o SC Vianense deixa os lugares de despromoção e passa a ocupar o quarto posto da série 1 com oito pontos, menos dois que o CF Canelas 2010, segundo classificado.
Homem do Jogo

O prémio de Homem do Jogo no encontro entre o CF Canelas 2010 e o SC Vianense foi entregue a Vilas Boas, capitão da equipa de Viana do Castelo. O médio exibiu-se a grande nível durante os 90 minutos, tanto a nível defensivo com recuperações importantes, como ao pautar os momentos com bola, nomeadamente a conduzir a equipa com critério nas saídas para o ataque. Coroou a boa exibição com um golo apontado ainda na primeira parte.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.