O SC Vianense venceu, este sábado, por 1-3, na visita ao estádio do CF Canelas 2010 em mais uma partida da série 1 da fase de manutenção da Liga 3, esta a contar para a 4ª jornada. Com este triunfo valioso, o conjunto de Viana do Castelo descolou dos últimos lugares e aproximou-se das equipas acima.
Num desafio equilibrado, marcado pelas disputas intensas pela posse de bola e pelo número de oportunidades de perigo dividido, foi o Vianense a abrir o marcador (0-1), com um golo ao 12º minuto apontado pelo capitão Leandro Vilas Boas. O médio invadiu a área contrária para de primeira e de pé esquerdo corresponder a um cruzamento feito sobre a direita por Willian e colocar fora do alcance de João Matos, guarda-redes adversário. A reação do Canelas foi imediata e logo após o golo sofrido, aos 14, a igualdade (1-1) foi restabelecida por Hamed Doukouré, que apareceu ao segundo poste para completar o desvio feito por Vítor Bastos na sequência de um canto.
O resultado não voltou a ser alterado até para lá do intervalo, com novo golo a surgir já perto do final do encontro, na entrada para o último quarto de hora de jogo, com Barbosa, goleador do Vianense, suplente utilizado no desafio de hoje, a assinar o 1-2 depois de rodar sobre si mesmo e ganhar espaço para se enquadrar com a baliza. O golo que fechou o resultado (1-3) foi marcado no derradeiro lance do encontro, com a toda a equipa do Canelas (guarda-redes incluído) a subir à área contrária para atacar um canto. Após recuperação, Jordão aproveitou o desequilíbrio adversário e progrediu para sem oposição encerrar as contas.
Com este resultado, o SC Vianense deixa os lugares de despromoção e passa a ocupar o quarto posto da série 1 com oito pontos, menos dois que o CF Canelas 2010, segundo classificado.
Homem do Jogo

O prémio de Homem do Jogo no encontro entre o CF Canelas 2010 e o SC Vianense foi entregue a Vilas Boas, capitão da equipa de Viana do Castelo. O médio exibiu-se a grande nível durante os 90 minutos, tanto a nível defensivo com recuperações importantes, como ao pautar os momentos com bola, nomeadamente a conduzir a equipa com critério nas saídas para o ataque. Coroou a boa exibição com um golo apontado ainda na primeira parte.
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.