O canoista vianense Francisco Santos, em representação do Clube Náutico de Ponte de Lima, sagrou-se Campeão Nacional de Maratona em k1 Sub-23, no Campeonato Nacional que decorreu de 16 a 18 de junho em Ponte de Lima.
No primeiro dia de competição, depois de ter garantido na eliminatória um lugar na final, classificou-se em 3º lugar na Short Race (3,4 km) em K1 Sénior, perdendo apenas para duas das maiores estrelas da canoagem portuguesa: Fernando Pimenta e José Ramalho.
Já no sábado, na regata com cerca de 30 km, sagrou-se Campeão Nacional de Maratona Sub-23 em K1, sendo ainda 2º classificado entre os séniores.
No último dia de competição reservada às embarcações “bi-lugares” completou a tripulação com Tiago Henriques (C.C. Amora) e, repetindo o percurso de cerca de 30 km, classificaram-se em 3º lugar.
Coletivamente, o Clube Náutico de Ponte de Lima sagrou-se também Campeão Nacioanal de Maratona.
“Faço um balanço bastante positivo desta competição, em que consegui alcançar os lugares da frente em todas as regatas em que participei. Para além de contente com os resultados, acabo este fim-de-semana com um sentimento de orgulho enorme por ter competido lado a lado com alguns dos meus maiores exemplos desportivos.
Ficam assim uma série de agradecimentos a fazer a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, acabam por contribuir para a minha evolução.
Um especial obrigado ao Clube de Canoagem de Amora e ao Tiago Henriques pelo apoio, companheirismo e pela confiança na partilha de embarcação.
Obrigado ao Clube Náutico de Ponte de Lima e a todos os meus patrocinadores.”
O canoísta vianense, fecha assim com chave de ouro a sua participação no Campeonato Nacional de Maratona, onde além do título de Campeão Nacional de Maratona em K1 Sub-23, consegue ainda arrecadar 4 medalhas em 3 regatas, juntando a esses pódios o título coletivo conquistado pelo Clube Náutico de Ponte de Lima.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.