O canoista vianense Francisco Santos, em representação do Clube Náutico de Ponte de Lima, sagrou-se Campeão Nacional de Maratona em k1 Sub-23, no Campeonato Nacional que decorreu de 16 a 18 de junho em Ponte de Lima.
No primeiro dia de competição, depois de ter garantido na eliminatória um lugar na final, classificou-se em 3º lugar na Short Race (3,4 km) em K1 Sénior, perdendo apenas para duas das maiores estrelas da canoagem portuguesa: Fernando Pimenta e José Ramalho.
Já no sábado, na regata com cerca de 30 km, sagrou-se Campeão Nacional de Maratona Sub-23 em K1, sendo ainda 2º classificado entre os séniores.
No último dia de competição reservada às embarcações “bi-lugares” completou a tripulação com Tiago Henriques (C.C. Amora) e, repetindo o percurso de cerca de 30 km, classificaram-se em 3º lugar.
Coletivamente, o Clube Náutico de Ponte de Lima sagrou-se também Campeão Nacioanal de Maratona.
“Faço um balanço bastante positivo desta competição, em que consegui alcançar os lugares da frente em todas as regatas em que participei. Para além de contente com os resultados, acabo este fim-de-semana com um sentimento de orgulho enorme por ter competido lado a lado com alguns dos meus maiores exemplos desportivos.
Ficam assim uma série de agradecimentos a fazer a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, acabam por contribuir para a minha evolução.
Um especial obrigado ao Clube de Canoagem de Amora e ao Tiago Henriques pelo apoio, companheirismo e pela confiança na partilha de embarcação.
Obrigado ao Clube Náutico de Ponte de Lima e a todos os meus patrocinadores.”
O canoísta vianense, fecha assim com chave de ouro a sua participação no Campeonato Nacional de Maratona, onde além do título de Campeão Nacional de Maratona em K1 Sub-23, consegue ainda arrecadar 4 medalhas em 3 regatas, juntando a esses pódios o título coletivo conquistado pelo Clube Náutico de Ponte de Lima.
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.