O canoísta Francisco Santos, natural de Viana do Castelo, conquistou, no fim de semana, a medalha de prata para Portugal no Campeonato Europeu de Maratona que decorreu em Ponte de Lima.
O jovem atleta vianense apresentou-se em bom plano ficando a escassos 6 segundos da medalha de ouro conquistada pelo atual campeão mundial e tri-campeão europeu Philip Knudsen (Dinamarca), relegando para o 3° lugar Izan Aliaga (Espanha).
A regata K1 Sub-23 com mais de 26 km de extensão contou com 25 atletas em representação de 16 países e foi uma das mais disputadas no Campeonato Europeu de Maratona que terminou este domingo, tendo ficado os nove primeiros classificados separados por cerca de 45 segundos.
“Fui-me tentando resguardar sempre um bocadinho. É já o meu 3° ano como Sub-23 e já sei que estas regatas de Maratona neste escalão tem sempre um grupo bastante compacto e bastante longo. Sabia quando é que tinha que estar bem posicionado. Na última portagem saí em segundo lugar e foi aguentar até ao fim.
Agora seguem-se cerca de três meses de trabalho duro com o objetivo de fazer tocar A Portuguesa no Campeonato do Mundo que decorrerá em Gyor, Hungria.”
Francisco Santos, a estudar História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, não esconde que a fase mais difícil da época já passou: “É muito difícil ter que treinar sozinho durante a semana, deslocado de casa e do clube. Além de conciliar os estudos com o desporto de alto rendimento, nunca sabemos o estado real do trabalho que estamos a desenvolver. Não temos ponto de comparação. Agora, tenho algumas semanas para treinar com os meus colegas no clube e acredito que vou melhorar até ao mundial.”
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.
No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta terça-feira 64 pessoas, numa megaoperação contra um grupo criminoso transnacional dedicado a burlas informáticas, branqueamento de capitais e fraude bancária. A investigação envolve perdas superiores a 14 milhões de euros.
O presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, foi distinguido com o Machado de Honra pela Liga dos Bombeiros Portugueses. A homenagem, atribuída como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da proteção civil e dos bombeiros, decorreu numa cerimónia marcada por palavras de gratidão e emoção.
Viana do Castelo volta a ser palco de uma das mais emblemáticas competições de pré-temporada no hóquei em patins nacional. Nos dias 19 e 20 de setembro, o Pavilhão José Natário acolhe o Torneio Zé Natário – Cidade de Viana do Castelo, uma iniciativa que, além da vertente desportiva, presta homenagem a um dos fundadores da Associação Juventude de Viana, José Natário.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, assinalam-se cinco anos desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, que serviu como 4.º Bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 2010 e 2020. Para marcar esta data, será celebrada uma Missa de sufrágio pelas 18:00 horas, na Sé Catedral de Viana do Castelo.