O canoísta Francisco Santos, natural de Viana do Castelo, conquistou, no fim de semana, a medalha de prata para Portugal no Campeonato Europeu de Maratona que decorreu em Ponte de Lima.
O jovem atleta vianense apresentou-se em bom plano ficando a escassos 6 segundos da medalha de ouro conquistada pelo atual campeão mundial e tri-campeão europeu Philip Knudsen (Dinamarca), relegando para o 3° lugar Izan Aliaga (Espanha).
A regata K1 Sub-23 com mais de 26 km de extensão contou com 25 atletas em representação de 16 países e foi uma das mais disputadas no Campeonato Europeu de Maratona que terminou este domingo, tendo ficado os nove primeiros classificados separados por cerca de 45 segundos.
“Fui-me tentando resguardar sempre um bocadinho. É já o meu 3° ano como Sub-23 e já sei que estas regatas de Maratona neste escalão tem sempre um grupo bastante compacto e bastante longo. Sabia quando é que tinha que estar bem posicionado. Na última portagem saí em segundo lugar e foi aguentar até ao fim.
Agora seguem-se cerca de três meses de trabalho duro com o objetivo de fazer tocar A Portuguesa no Campeonato do Mundo que decorrerá em Gyor, Hungria.”
Francisco Santos, a estudar História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, não esconde que a fase mais difícil da época já passou: “É muito difícil ter que treinar sozinho durante a semana, deslocado de casa e do clube. Além de conciliar os estudos com o desporto de alto rendimento, nunca sabemos o estado real do trabalho que estamos a desenvolver. Não temos ponto de comparação. Agora, tenho algumas semanas para treinar com os meus colegas no clube e acredito que vou melhorar até ao mundial.”
Está a decorrer até 7 de agosto, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com grande participação internacional, a 11.ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, este ano dedicada ao universo artístico de Pina Bausch.
Dois grupos de jovens do concelho de Vila Nova de Cerveira – 'Amici Christi' de Campos, Cornes, Nogueira e Sapardos e 'Luz e Vida' de Candemil, Covas, Gondar e Mentrestido - já se encontram em Roma para participar no Jubileu dos Jovens, um dos maiores encontros internacionais da juventude católica.
A Associação Portuguesa de Fertilidade expressa preocupação perante a recente decisão do Governo em "diminuir a importância da educação sexual na disciplina de Cidadania". Cláudia Vieira, presidente da Associação, sublinha que a literacia em saúde sexual e reprodutiva "é essencial numa disciplina que visa formar cidadãos conscientes, críticos e capazes de proteger a sua saúde".
A edição de 2025 da revista “A Falar de Viana” destaca, entre outros temas, a reabertura da Ponte Eiffel em 1925, após três anos de encerramento ao trânsito para obras de reparação. O momento coincidiu com os dias que antecederam as Festas de Nossa Senhora d’Agonia, e foi celebrado com entusiasmo pela população, tanto na ponte como no rio.
A Anémona Sonora e o Irish & Co. - pub situado no Cais da Marina de Viana do Castelo promovem, no próximo dia 23 de agosto, um sunset no terraço exterior do espaço.
O Sport Clube Vianense vai apresentar-se aos seus sócios e adeptos, sábado, dia 2 de agosto, às 17h00, no Estádio Dr. José de Matos. O clube da capital do Alto Minho vai defrontar a equipa B do Vitória SC, numa partida onde estará em disputa o 7º Troféu Manuel Passos (Passinhos).
Arranca esta sexta-feira a 11.ª edição do “Festival de Música à Sua Porta – Gala de Ópera 2025”, na Porta Mexia Galvão, Antigos Passos do Concelho. A entrada é livre e o espetáculo tem início marcado para as 21h30.