O canoísta Francisco Santos, natural de Viana do Castelo, conquistou, no fim de semana, a medalha de prata para Portugal no Campeonato Europeu de Maratona que decorreu em Ponte de Lima.
O jovem atleta vianense apresentou-se em bom plano ficando a escassos 6 segundos da medalha de ouro conquistada pelo atual campeão mundial e tri-campeão europeu Philip Knudsen (Dinamarca), relegando para o 3° lugar Izan Aliaga (Espanha).
A regata K1 Sub-23 com mais de 26 km de extensão contou com 25 atletas em representação de 16 países e foi uma das mais disputadas no Campeonato Europeu de Maratona que terminou este domingo, tendo ficado os nove primeiros classificados separados por cerca de 45 segundos.
“Fui-me tentando resguardar sempre um bocadinho. É já o meu 3° ano como Sub-23 e já sei que estas regatas de Maratona neste escalão tem sempre um grupo bastante compacto e bastante longo. Sabia quando é que tinha que estar bem posicionado. Na última portagem saí em segundo lugar e foi aguentar até ao fim.
Agora seguem-se cerca de três meses de trabalho duro com o objetivo de fazer tocar A Portuguesa no Campeonato do Mundo que decorrerá em Gyor, Hungria.”
Francisco Santos, a estudar História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, não esconde que a fase mais difícil da época já passou: “É muito difícil ter que treinar sozinho durante a semana, deslocado de casa e do clube. Além de conciliar os estudos com o desporto de alto rendimento, nunca sabemos o estado real do trabalho que estamos a desenvolver. Não temos ponto de comparação. Agora, tenho algumas semanas para treinar com os meus colegas no clube e acredito que vou melhorar até ao mundial.”

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.