Logo
Regional

Vianense Flávio Cruz tem novo filme e novo prémio internacional

30 Setembro, 2024 | 17:03
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

"Cantadeiras do Vale do Neiva", o mais recente filme do realizador Flávio Cruz, com direção de fotografia de Luís Lagadouro e banda sonora de Daniel Pereira Cristo e João Gigante, acaba de ganhar o Prémio de Melhor Documentário no Art&Travel International Film Festival, na Geórgia.

Trata-se de um trabalho sobre a associação cultural que dá nome ao filme, com especial enfoque no seu fundador, Manuel Delfim Pereira, que recolheu cerca de 200 cantigas ao longo do rio Neiva, em Viana do Castelo.

Graças ao seu imenso esforço em registar a imaterialidade do território, deixando distintos e múltiplos arquivos com  enfoque na música, ainda hoje é possível ouvir muitas das canções cantadas no passado, aos serões, no trabalho dos campos, do mar e do rio, para aliviar a dor e nos percursos para as romarias ou para trabalho.

O filme conta também as histórias dos primeiros passos deste agrupamento, nascido em 1982, e como o cantar se transformou na parte feliz das vidas dos seus componentes.

“Vencer este prémio na Geórgia, onde o secular canto polifónico à capela, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade, ocupa um lugar tão importante na vida da sua população, é mesmo muito especial.” – explica Flávio Cruz, após tomar conhecimento de mais este prémio.

Recorde-se que Flávio Cruz é realizador de Cinema, licenciado pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – ESMAE, no Porto e atualmente é docente no Instituto Politécnico de Viana Castelo. Flávio Cruz, foi, igualmente, o produtor e realizador do filme “Havemos de Ir Viana” que já venceu 17 prémios a nível internacional. É, igualmente, autor do filme “Herança” e dos filmes promocionais de 2023 e 2024 da Romaria d’Agonia.

As Cantadeiras do Vale do Neiva integram a Associação de Canto a Vozes – Fala de Mulheres, criada em 2020, para defesa dos interesses dos grupos que cantam reportório tradicional a três e mais vozes, parte integrante do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Curiosamente, o documentário foi exibido no sábado passado, em simultâneo, na sala experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, e no Cinema Amirani, em Tbilisi, Geórgia.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 14 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana do Castelo lança workshops gratuitos de cibersegurança para empresas do Alto Minho

O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.

Regional 14 Janeiro, 2026

Escolas da Meadela e São João Bosco levam tradição à Câmara de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.

Cultura 14 Janeiro, 2026

VII Encontro de Reis juntou tradição e comunidade em Ponte da Barca

A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.

Regional 14 Janeiro, 2026

Sacerdote de Viana do Castelo defende tese de doutoramento em Roma

O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.

Cultura 14 Janeiro, 2026

Exposição fotográfica de Rosalina Santos chega a Ponte da Barca

Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.

Música 14 Janeiro, 2026

Jazz contemporâneo regressa ao Cine Teatro João Verde com DUK

O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.

Regional 14 Janeiro, 2026

Ponte de Lima certifica primeiros restaurantes para servir Arroz de Sarrabulho como Especialidade Tradicional Garantida

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.