O SC Vianense teve uma estreia para esquecer no Campeonato de Portugal – Série A, ao ser derrotado em casa (1-3) frente ao Chaves B. A formação orientada por Filipe Mesquita foi incapaz de travar a eficácia ofensiva dos transmontanos, que resolveram o jogo ainda na primeira parte.
Apesar de uma entrada positiva em campo, com algumas aproximações à baliza adversária, o Vianense acabou por sofrer dois golos de Melro, aos 21 e 31 minutos, que colocaram a equipa de Carlos Rego em vantagem. Ainda antes do intervalo, Adílio ampliou para 0-3, num primeiro tempo claramente dominado pelos visitantes.
Na segunda parte, o conjunto de Viana do Castelo tentou reagir e reduziu por intermédio de Ricardo Brito, aos 67 minutos. No entanto, a desvantagem era já significativa e o resultado não mais se alterou. A tarefa do Vianense tornou-se ainda mais difícil com a expulsão de Samuel Moura, já perto do final da partida (85’).
Limianos vence fora, Monção cai em Brito
Nos restantes jogos da jornada inaugural da Série A, destaque para o Limianos, que entrou com o pé direito ao vencer fora de portas o São Martinho, por 0-1. Já o Monção não foi feliz na visita ao Brito SC, perdendo por 2-1.
Na segunda jornada, o Vianense desloca-se a Santo Tirso, segunda-feira dia 18 de agosto às 18h00, para defrontar o Tirsense. O Limianos recebe o Brito em casa, enquanto o Monção joga também em casa frente ao Machico.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.