SC Vianense e CF Canelas empataram (0-0) esta tarde, num jogo intenso e bastante faltoso. A equipa de Vila Nova de Gaia soma agora 18 pontos, o que lhe permite segurar o quinto lugar na classificação, enquanto o Vianense mantém último posto com apenas nove pontos.
As duas equipas até entraram em campo com uma boa energia e disponíveis para desfazer a igualdade o mais depressa possível. Apesar dos duelos intensos no meio-campo, a procura das balizas foi uma prioridade, nesta fase inicial, e, ainda antes do fecho do primeiro quarto de hora, já se contabilizavam duas oportunidades de golo – uma para cada lado. Alex Tank, logo no primeiro minuto, com um remate acrobático, assustou, a cruzamento de Tigrão; na resposta, Alvarado falhou por pouco o golo, na sequência de um cruzamento de Pedro Prazeres. Esta boa atitude esgotou-se, no entanto, no fecho do primeiro quarto de hora.
A partir daí, o jogo entrou numa fase mais repartida, embora com um sinal mais firme por parte da equipa da casa, situação que se prolongou até ao intervalo. O Vianense apresentou-se, pois, mais decidido nas ações ofensivas e muito por responsabilidade de Pedro Prazeres que, no corredor direito, deu algum dinamismo, perante um adversário bem posicionado e a sair apenas em contra-ataque e sempre que as circunstâncias o permitiram. Mas tanto de um lado como do outro não houve mais oportunidades de golo até ao intervalo.
O Canelas surgiu mais atrevido nos últimos 45 minutos, avançou mais no terreno, e esteve mais próximo de chegar ao golo, perante um Vianense que, desta vez, procurou sobretudo segurar um ponto. A equipa de Viana do Castelo soube defender-se sempre bem, e só raramente espreitou o contra-ataque e por influência de Diogo Pereira.
O empate, no fundo, acaba por se justificar num jogo muito faltoso e muito disputado a meio campo.
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.