O ciclista vianense, Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) impôs-se no domingo no Grande Prémio do Minho - Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, graças ao triunfo na última etapa, 89,2 quilómetros com partida e chegada em território vianense.
Após um início de corrida rápido, que não deu grandes hipóteses aos candidatos a aventureiros, a principal fuga do dia surgiu ao quilómetro 34. Juntou na dianteira Manuel Marques (ABTF Betão/Bairrada) e Fabricio Crozzolo (Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak).
Com o argentino a iniciar a etapa com o mesmo tempo do camisola amarela à partida, Daniel Moreira, a fuga colocava Crozzolo como camisola amarela virtual. Tanto mais que a diferença foi crescendo até 1m20s.
A equipa mista formada pela Tensai/Sambiental/Santa Marta e pela Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel assumiu as despesas da perseguição e conseguiu reduzir a diferença. Na segunda contagem de montanha do dia, a fuga seria anulada, ficando em cabeça de corrida um grupo com nove corredores, os mais fortes do pelotão, entre os quais Daniel Moreira.
Na aproximação à meta o pelotão voltaria a ficar compacto, nada que impedisse Daniel Moreira de selar o triunfo. O júnior de primeiro ano impôs-se ao sprint, diante de Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) e de Fabricio Crozzolo.
Contas feitas, Daniel Moreira conquistou a classificação geral, com o mesmo tempo dos três corredores que ocuparam os lugares imediatos: Tiago Santos, Juan Hermosa (Recambios Callejo) e Fabricio Crozzolo.
Todas as classificações foram vencidas por aqueles que entraram na frente na derradeira etapa. Tiago Santos ganhou a montanha, Fabricio Crozzolo impôs-se nos pontos e Daniel Moreira juntou a juventude e a classificação dos minhotos à geral individual. Por equipas triunfaram os espanhóis da Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak.
Realizou-se recentemente a cerimónia de entrega de medalhas de Segurança Pública de Assiduidade e de Comportamento Exemplar, assim como de Louvores de Mérito, destinada aos agentes da Polícia do Comando Distrital de Viana do Castelo.
A Região Norte registou em 2024 uma retoma média de 48,6 quilos de embalagens por habitante, superando a meta nacional definida para o ano (44,9 kg) e posicionando-se acima da média do país. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV), que destaca o crescimento de 15% no volume de embalagens retomadas na região entre 2020 e 2024.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) arrancou com um conjunto de ações de sensibilização em mais de 4.600 estabelecimentos de ensino, abrangendo cerca de 678 mil alunos em todo o território continental. A iniciativa, integrada no Programa Escola Segura (PES), assinala os 33 anos do projeto e visa reforçar a segurança no meio escolar no regresso às aulas.
Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, será agraciado com o prestigiado ‘Machado de Honra’ pela Liga dos Bombeiros Portugueses, numa cerimónia marcada para esta sexta-feira, 12 de setembro, pelas 20h45, no Centro Cultural de Paredes de Coura.
A cidade de Viana do Castelo recebe esta noite um dos nomes mais marcantes da música portuguesa. Luís Represas sobe ao Palco da Liberdade, na Praça da Liberdade, às 21h30, para um concerto muito aguardado inserido no Festival Viana Bate Forte.
O tempo promete colaborar com quem planeia aproveitar o fim de semana ao ar livre na região de Viana do Castelo. Segundo as previsões meteorológicas, o fim de semana será marcado por alguma nebulosidade, mas com momentos de sol, sobretudo no domingo.
A campanha autárquica em Viana do Castelo tem sido marcada por episódios de vandalismo contra várias candidaturas. Cartazes de campanha de Luís Nobre (PS), atual presidente da Câmara Municipal, foram destruídos em diversos pontos da cidade. Poucos dias antes, também a candidatura de Eduardo Teixeira (Chega) denunciou situações semelhantes.