A ilustração a lápis de grafite e caneta preta, da vianense Cátia Ramos, intitulada, “Reminiscências Co-Existenciais” é a vencedora do concurso Des_romaria, promovido pela VianaFestas, Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo. Em segundo lugar ficou a “Viana na Algibeira” de Joana Rosa Caçador e em terceiro lugar a “Janela Dourada” de - J. Albino Amorim.
A ilustração vencedora “retrata uma criança tímida, contemplativa, introspectiva e distante, de costas para a restante narrativa. Nela, plasmo o isolamento – perante agitação – através do desenho: cabeçudos, bombos, Nossa Senhora da Agonia… As outras crianças, de costas para o espectador, direccionam outra trajectória de observação.
Ilustra lembranças de música, folclore, tradições, etnografia (…) Envolta numa infância com flores, praia, barcos, gaivotas, compra de peixe na lota, e o som do romper do comboio.
Imersa no adensamento de reminiscências da infância, numa simbiose entre euforia e nostalgia de tempo e lugar – Casa – recorro a técnicas que remetem à melancolia monocromática (caneta e grafite), versos, o esplendor da Romaria (lápis-de-cor).
Uma narrativa poética, circunscrita ao coração de Viana, como as memórias afectuosas que carrego no peito”.
A autora, Cátia Ramos, natural de Viana do Castelo, nasceu em 1983, formou-se em Artes Plásticas – Escultura, pela FBAUP; e em Técnicas de Ourivesaria, Fotografia e Design de Jóias, pelo Cindor.
Atualmente reside em Gondomar e é co-fundadora e directora criativa e designer de Jóias na empresa Upala.
As obras estarão expostas a partir de 05 de agosto no posto de informação da Romaria d’Agonia, na Praça da República.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?