Logo
Regional

Vianense Cátia Ramos venceu 1ª edição do concurso Des_romaria

20 Julho, 2023 | 11:49
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A ilustração a lápis de grafite e caneta preta, da vianense Cátia Ramos, intitulada, “Reminiscências Co-Existenciais” é a vencedora do concurso Des_romaria, promovido pela VianaFestas, Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo. Em segundo lugar ficou a “Viana na Algibeira” de Joana Rosa Caçador e em terceiro lugar a “Janela Dourada” de - J. Albino Amorim.

A ilustração vencedora “retrata uma criança tímida, contemplativa, introspectiva e distante, de costas para a restante narrativa. Nela, plasmo o isolamento – perante agitação – através do desenho: cabeçudos, bombos, Nossa Senhora da Agonia… As outras crianças, de costas para o espectador, direccionam outra trajectória de observação.

Ilustra lembranças de música, folclore, tradições, etnografia (…) Envolta numa infância com flores, praia, barcos, gaivotas, compra de peixe na lota, e o som do romper do comboio.

Imersa no adensamento de reminiscências da infância, numa simbiose entre euforia e nostalgia de tempo e lugar – Casa – recorro a técnicas que remetem à melancolia monocromática (caneta e grafite), versos, o esplendor da Romaria (lápis-de-cor).

Uma narrativa poética, circunscrita ao coração de Viana, como as memórias afectuosas que carrego no peito”.

A autora, Cátia Ramos, natural de Viana do Castelo, nasceu em 1983, formou-se em Artes Plásticas – Escultura, pela FBAUP; e em Técnicas de Ourivesaria, Fotografia e Design de Jóias, pelo Cindor.

Atualmente reside em Gondomar e é co-fundadora e directora criativa e designer de Jóias na empresa Upala.

As obras estarão expostas a partir de 05 de agosto no posto de informação da Romaria d’Agonia, na Praça da República.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Dezembro, 2025

Ponte de Lima firma protocolo com associação de proteção animal

O Município de Ponte de Lima aprovou um protocolo de colaboração com a ALAAR – Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, válido para 2025/2026.

Regional 18 Dezembro, 2025

Estação Viana Shopping recebe ação de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea

O Estação Viana Shopping volta a associar-se a uma causa solidária e de grande importância para a comunidade, acolhendo esta sexta-feira, 19 de dezembro, uma ação de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea.

Nacional 18 Dezembro, 2025

PSP e GNR arrancam hoje com operações de Natal e Ano Novo

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam esta quinta-feira as operações de Natal e Ano Novo, com um reforço do policiamento em todo o país, especialmente direcionado para a fiscalização rodoviária, uso de pirotecnia e prevenção da criminalidade junto de zonas comerciais e residenciais.

Desporto 17 Dezembro, 2025

Santa Luzia e Freixo já conhecem adversários da Taça de Portugal Feminina de Futsal

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.

Música 17 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam esta sexta-feira nos Paços do Concelho de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Governo vai pagar 30 milhões de euros em horas extraordinárias a professores

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.

Cultura 17 Dezembro, 2025

Festival de Documentário de Melgaço arrisca desaparecer após suspensão do apoio da câmara

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.