Logo
Regional

Vianense Cátia Ramos venceu 1ª edição do concurso Des_romaria

20 Julho, 2023 | 11:49
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A ilustração a lápis de grafite e caneta preta, da vianense Cátia Ramos, intitulada, “Reminiscências Co-Existenciais” é a vencedora do concurso Des_romaria, promovido pela VianaFestas, Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo. Em segundo lugar ficou a “Viana na Algibeira” de Joana Rosa Caçador e em terceiro lugar a “Janela Dourada” de - J. Albino Amorim.

A ilustração vencedora “retrata uma criança tímida, contemplativa, introspectiva e distante, de costas para a restante narrativa. Nela, plasmo o isolamento – perante agitação – através do desenho: cabeçudos, bombos, Nossa Senhora da Agonia… As outras crianças, de costas para o espectador, direccionam outra trajectória de observação.

Ilustra lembranças de música, folclore, tradições, etnografia (…) Envolta numa infância com flores, praia, barcos, gaivotas, compra de peixe na lota, e o som do romper do comboio.

Imersa no adensamento de reminiscências da infância, numa simbiose entre euforia e nostalgia de tempo e lugar – Casa – recorro a técnicas que remetem à melancolia monocromática (caneta e grafite), versos, o esplendor da Romaria (lápis-de-cor).

Uma narrativa poética, circunscrita ao coração de Viana, como as memórias afectuosas que carrego no peito”.

A autora, Cátia Ramos, natural de Viana do Castelo, nasceu em 1983, formou-se em Artes Plásticas – Escultura, pela FBAUP; e em Técnicas de Ourivesaria, Fotografia e Design de Jóias, pelo Cindor.

Atualmente reside em Gondomar e é co-fundadora e directora criativa e designer de Jóias na empresa Upala.

As obras estarão expostas a partir de 05 de agosto no posto de informação da Romaria d’Agonia, na Praça da República.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Dezembro, 2025

Janeiro de 2025 marca acontecimentos históricos no Alto Minho

O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.

Nacional 28 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara a maior passagem de ano do norte de Portugal

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Valenciano e Ponte da Barca assumem liderança na Primeira Divisão AF Viana do Castelo

A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.

Desporto 28 Dezembro, 2025

AFVC: Távora fecha 2025 no topo da tabela classificativa da 2ª Divisão Distrital

A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Mónica Silva faz história com quarto triunfo consecutivo na São Silvestre de Viana do Castelo

A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.

Internacional 28 Dezembro, 2025

Morreu Brigitte Bardot, ícone do cinema francês

A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.

Regional 28 Dezembro, 2025

Lourear a Pevide 2025 reforça Ponte de Lima como referência da enogastronomia regional

A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.