A ilustração a lápis de grafite e caneta preta, da vianense Cátia Ramos, intitulada, “Reminiscências Co-Existenciais” é a vencedora do concurso Des_romaria, promovido pela VianaFestas, Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo. Em segundo lugar ficou a “Viana na Algibeira” de Joana Rosa Caçador e em terceiro lugar a “Janela Dourada” de - J. Albino Amorim.
A ilustração vencedora “retrata uma criança tímida, contemplativa, introspectiva e distante, de costas para a restante narrativa. Nela, plasmo o isolamento – perante agitação – através do desenho: cabeçudos, bombos, Nossa Senhora da Agonia… As outras crianças, de costas para o espectador, direccionam outra trajectória de observação.
Ilustra lembranças de música, folclore, tradições, etnografia (…) Envolta numa infância com flores, praia, barcos, gaivotas, compra de peixe na lota, e o som do romper do comboio.
Imersa no adensamento de reminiscências da infância, numa simbiose entre euforia e nostalgia de tempo e lugar – Casa – recorro a técnicas que remetem à melancolia monocromática (caneta e grafite), versos, o esplendor da Romaria (lápis-de-cor).
Uma narrativa poética, circunscrita ao coração de Viana, como as memórias afectuosas que carrego no peito”.
A autora, Cátia Ramos, natural de Viana do Castelo, nasceu em 1983, formou-se em Artes Plásticas – Escultura, pela FBAUP; e em Técnicas de Ourivesaria, Fotografia e Design de Jóias, pelo Cindor.
Atualmente reside em Gondomar e é co-fundadora e directora criativa e designer de Jóias na empresa Upala.
As obras estarão expostas a partir de 05 de agosto no posto de informação da Romaria d’Agonia, na Praça da República.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.