Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.
Carlos Plácido parte assim de Santa Marta de Portuzelo, juntamente com outros colegas, no dia 3 de junho. O objetivo do primeiro dia é concretizar 164 quilómetros até Aveiro. Entre as atividades previstas está a receção na Câmara Municipal de Vila do Conde, pelas 9h30.
Segue-se o segundo dia. O objetivo é chegar a Leiria, completando mais 134 quilómetros.
No terceiro dia, somam-se mais 109 quilómetros. A meta será completar Leiria-Torres Vedras.
No último dia, 6 de junho, que ligará Torres Vedras-Lisboa, Carlos Plácido tem como objetivo chegar ao Hospital de Santa Marta, pelas 11h30.
A iniciativa terá como padrinho da prova Rui Sousa, presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro e ex-ciclista, e terá acompanhamento especial na Viana TV.
Este sábado, dia 1 de junho, realiza-se às 16h00, uma missa em memória de todas as vítimas e transplantados pulmonares na Capela de Santa Alexandrina, em Santa Marta de Portuzelo.
Recorde-se que, atualmente, a Unidade de Cirurgia Torácica do Hospital de Santa Marta é a única instituição que realiza transplante pulmonar no país.

Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.
Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.
O Município de Ponte de Lima está a implementar a operação “Projetos Inovadores para a Inclusão Ativa – Ponte de Lima 2030”, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-6 (código de operação n.º NORTE2030-FSE+-02925100), com o objetivo de promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do concelho.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular apresentou, em Viana do Castelo, o seu Relatório Socioeconómico Anual de 2024, um documento que coloca os municípios no centro do desenvolvimento económico e da segurança alimentar da eurorregião Norte de Portugal–Galiza.
Monção volta a afirmar-se como destino gastronómico de referência com a realização da 4.ª edição do “Bacalhau à Monção”, nos dias 24 e 25 de janeiro, iniciativa que conta com a participação de 15 restaurantes do concelho.
Depois de garantir o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal ao vencer o SC Tomar por 6-3, a Juventude Viana regressa este sábado ao Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.
A Junta de Freguesia da Vila de Darque, em Viana do Castelo, anunciou que o próximo ato eleitoral na freguesia passará a decorrer na Escola 2, 3 Carteado Mena.