Logo
Regional

Vianense Carlos Plácido terminou com sucesso missão “Respira a vida”

6 Junho, 2024 | 14:55
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, acabou hoje de concretizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Carlos Plácido partiu, na passada segunda-feira, de Santa Marta de Portuzelo, juntamente com outros colegas, e terminou hoje com sucesso esta aventura.

No primeiro dia foram percorridos 164 quilómetros, de Viana do Castelo até Aveiro, entre várias atividades e receção na Câmara Municipal de Vila do Conde.

No segundo dia. O objetivo foi Leiria, completando mais 134 quilómetros.

Depois seguiram-se mais 109 quilómetros, entre Leiria e Torres Vedras.

No último dia, 6 de junho, a ligação foi feita entre Torres Vedras e o Hospital de Santa Marta em Lisboa, onde Carlos Plácido, realiza a sua consulta de rutina para avaliar o transplante pulmonar que realizou.

A iniciativa teve como padrinho da prova Rui Sousa, presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro e ex-ciclista, e foi acompanhada em permanência por uma equipa da Viana TV.

Recorde-se que, atualmente, a Unidade de Cirurgia Torácica do Hospital de Santa Marta é a única instituição que realiza transplante pulmonar no país.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Novembro, 2025

Viana do Castelo abre inscrições para Mercado de Natal

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Vianafestas anunciaram a abertura das inscrições para o tradicional Mercado de Natal, iniciativa que integra a programação “Viana Coração do Natal”.

Internacional 15 Novembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo reforça parceria estratégica com Instituto Federal do Paraná

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) esteve recentemente em Curitiba, Brasil, reforçando a colaboração com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A visita integrou o IV Encontro Luso-Brasileiro de Pesquisa, Inovação e Ensino e o II Encontro de Pós-Graduação do IFPR, no âmbito do acordo que permite a criação de programas de dupla titulação entre as duas instituições.

Regional 15 Novembro, 2025

Monção lança 5.ª edição do programa “Cuidar de Quem Cuida”

A Câmara Municipal de Monção deu início à 5.ª edição do programa psicoeducativo “Cuidar de Quem Cuida”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Associação Dinamicamente. O projeto, que se prolongará por dez semanas, conta com a participação de 14 cuidadores informais do concelho.

Regional 15 Novembro, 2025

Ministro desafia CCDR-N em Ponte da Barca a encontrar soluções contra incêndios florestais

O ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, marcou presença esta sexta-feira em Ponte da Barca, onde desafiou o presidente da CCDR-N, António Cunha, a reunir todas as entidades responsáveis pela gestão do território para encontrarem soluções eficazes contra os incêndios florestais.

Cultura 15 Novembro, 2025

Festival de Teatro de Viana do Castelo reforça aposta na acessibilidade e inclusão

De 15 a 22 de novembro, Viana do Castelo acolhe a 9.ª edição do Festival de Teatro, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento, que tem como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reúne este ano vários espetáculos de destaque nacional e internacional, reforçando o papel da cidade como referência no panorama cultural português.

Desporto 15 Novembro, 2025

Juventude Viana defronta Sobreira em busca da sétima vitória consecutiva

A Juventude Viana continua a sua série de jogos em casa no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins e recebe este sábado, dia 15 de novembro, o Sobreira, no Pavilhão José Natário, às 21h30. O jogo será transmitido em direto pela Viana TV.

Regional 15 Novembro, 2025

Rádio Valdevez sofre interrupção temporária na emissão devido ao mau tempo

A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.