Logo
Regional

Vianense Carlos Plácido terminou com sucesso missão “Respira a vida”

6 Junho, 2024 | 14:55
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, acabou hoje de concretizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Carlos Plácido partiu, na passada segunda-feira, de Santa Marta de Portuzelo, juntamente com outros colegas, e terminou hoje com sucesso esta aventura.

No primeiro dia foram percorridos 164 quilómetros, de Viana do Castelo até Aveiro, entre várias atividades e receção na Câmara Municipal de Vila do Conde.

No segundo dia. O objetivo foi Leiria, completando mais 134 quilómetros.

Depois seguiram-se mais 109 quilómetros, entre Leiria e Torres Vedras.

No último dia, 6 de junho, a ligação foi feita entre Torres Vedras e o Hospital de Santa Marta em Lisboa, onde Carlos Plácido, realiza a sua consulta de rutina para avaliar o transplante pulmonar que realizou.

A iniciativa teve como padrinho da prova Rui Sousa, presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro e ex-ciclista, e foi acompanhada em permanência por uma equipa da Viana TV.

Recorde-se que, atualmente, a Unidade de Cirurgia Torácica do Hospital de Santa Marta é a única instituição que realiza transplante pulmonar no país.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 24 Novembro, 2025

Santa Luzia mantém tradição do moscatel e banana na véspera de Natal em Viana do Castelo

A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.

Regional 24 Novembro, 2025

Viana do Castelo: Presidentes de Junta em sessão dedicada ao reforço da proteção civil

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.

Regional 24 Novembro, 2025

Valença lança “Natal em Movimento” para animar férias escolares de 60 crianças

A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.

Internacional 24 Novembro, 2025

Viana do Castelo encerra participação de sucesso na 26.ª edição do Xantar em Ourense

A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.

Regional 24 Novembro, 2025

Cerveira e Tomiño recebem XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia do Rio Minho

A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.

Regional 24 Novembro, 2025

Inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo terminam esta segunda-feira

As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.

Nacional 24 Novembro, 2025

Julgamento do processo dos antigos trabalhadores dos ENVC arranca 11 anos depois

O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.