O Sport Clube Vianense apresentou, esta terça-feira, a sua seção de Bilhar. Os campeões vianenses Vânia Franco e Henrique Correia são os dois integrantes desta nova secção do centenário clube da cidade.
Os bilharistas irão representar o clube nos diversos circuitos individuais nacionais e internacionais. O objetivo da secção passa igualmente pela abertura de uma escola de bilhar que contará com os campeões como treinadores.
O autarca vianense, Luís Nobre, presente na apresentação, desejou os maiores sucessos ao clube neste novo desafio, afirmando que o facto de o Sport Clube Vianense estar a trabalhar para se tornar um clube mais eclético permite à instituição robustecer-se. “Estamos cá para sermos parte do cimento que sustenta os vossos alicerces”, realçou, afirmando que “o Vianense está pujante e vibrante”.
Rui Pedro Silva, Presidente da direção do Sport Clube Vianense, afirmou que a abertura desta nova secção representa “um momento especial” para o clube que, em março de 2023, irá assinalar 125 anos de existência.
“O município tem sido um parceiro inestimável numa altura em que o Sport Clube Vianense procura equilíbrio e procura diversificar a oferta desportiva do clube e também do concelho”, referiu o dirigente desportivo.
“Esta secção de bilhar arranca com dois atletas de referência na vertente da competição. É com eles que queremos lançar um projeto pioneiro a nível nacional, que é uma escola de bilhar. Estas duas pessoas podem ajudar-nos muito no arranque desta nova modalidade e na criação deste projeto pioneiro a nível nacional”, garantiu.
Vânia Franco disse ser “uma honra e um orgulho” poder, após 23 anos de bilhar, representar um clube de Viana do Castelo e dar impulso e visibilidade a este desporto no concelho. “É um projeto muito aliciante e agradeço imenso esta oportunidade”, frisou.
Henrique Correia considerou que este “é um sonho tornado realidade enquanto desportista e enquanto formador na modalidade”.
“Acredito que eu e a Vânia, juntos, podemos fazer coisas muito valiosas no que toca ao bilhar em Viana do Castelo e em todo o distrito”, realçou.

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.