Nos passados dias 3 e 4 de Setembro, decorreu, em Hazewinkel (Bélgica), o Campeonato da Europa de Remo Sub-23. Portugal apresentou-se com 4 atletas, entre os quais o vianense André Pinto, que competiu em Skiff Pesado.
Num ambiente extremamente competitivo, onde se concentraram as principais promessas do Remo Europeu e vários atletas medalhados em Campeonatos do Mundo e Europa, o atleta do Viana Remadores do Lima disputou 4 provas de elevado nível, com uma eliminatória e repescagem, no sábado e a Semifinal e Final, no domingo.
O 11º lugar alcançado no Campeonato do Mundo, há pouco mais de 1 mês, elevou bastante as expectativas para este Campeonato da Europa e um apuramento para a Final A (top 6), ainda que difícil, foi o objetivo traçado. Com este objectivo alcançado, o André Pinto apresentou-se na grande final com sentido de dever cumprido, mas com grande ambição. O 6º lugar alcançado representa uma notável evolução no seu percurso enquanto atleta da Seleção Nacional de Remo.
Para estar neste nível competitivo, as exigências são elevadas e é de assinalar a capacidade que o André tem tido em conciliar o seu percurso académico com o desportivo de alto rendimento. Este resultado é fruto de muito trabalho por parte deste jovem atleta, mas também de muito investimento por parte do clube e da família, que suportam os custos com suplementação nutricional, fisioterapia e deslocações para participação em estágios.
A Mata Nacional do Camarido, em Caminha, recebeu um reforço significativo na proteção de uma das suas espécies endémicas mais emblemáticas: a camarinha. Cerca de 3 000 plantas, incluindo machos e fêmeas, foram reintroduzidas no local através de uma ação promovida pela Associação COREMA e pelo Projeto EMC² (Explorar Matos de Camarinhas da Costa, MARE-ARNET).
Mais de 300 jovens participaram na grande final do Games Hackathon – Tour STARTS Juvenil, realizada no Centro Cultural de Viana do Castelo, durante a VianaCon – Convenção de Jogos de Tabuleiro Modernos.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR realizou, entre 3 e 9 de novembro, uma série de operações focadas na prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança comunitária, com resultados expressivos.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou estar tranquilo quanto à segurança e proteção de dados dos autocarros elétricos da fabricante chinesa Yutong, que desde setembro asseguram o transporte urbano na cidade.
Viana do Castelo prepara-se para acolher, de 15 a 22 de novembro, a 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento terá como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reunindo espetáculos de destaque nacional e internacional.
O fabricante chinês de autocarros Yutong assegura que não existe qualquer risco de acesso remoto ou manipulação à distância dos veículos que circulam em Portugal, incluindo Viana do Castelo, e que todos os dados recolhidos estão protegidos e armazenados na União Europeia.
O Governo anunciou esta segunda-feira um investimento de 52 milhões de euros na aquisição de equipamentos para prevenção de incêndios florestais. A entrega do primeiro lote de 135 motorroçadoras decorreu no hangar do Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez, numa cerimónia com o ministro da Agricultura e do Mar, José Manuel Fernandes.