Nos passados dias 3 e 4 de Setembro, decorreu, em Hazewinkel (Bélgica), o Campeonato da Europa de Remo Sub-23. Portugal apresentou-se com 4 atletas, entre os quais o vianense André Pinto, que competiu em Skiff Pesado.
Num ambiente extremamente competitivo, onde se concentraram as principais promessas do Remo Europeu e vários atletas medalhados em Campeonatos do Mundo e Europa, o atleta do Viana Remadores do Lima disputou 4 provas de elevado nível, com uma eliminatória e repescagem, no sábado e a Semifinal e Final, no domingo.
O 11º lugar alcançado no Campeonato do Mundo, há pouco mais de 1 mês, elevou bastante as expectativas para este Campeonato da Europa e um apuramento para a Final A (top 6), ainda que difícil, foi o objetivo traçado. Com este objectivo alcançado, o André Pinto apresentou-se na grande final com sentido de dever cumprido, mas com grande ambição. O 6º lugar alcançado representa uma notável evolução no seu percurso enquanto atleta da Seleção Nacional de Remo.
Para estar neste nível competitivo, as exigências são elevadas e é de assinalar a capacidade que o André tem tido em conciliar o seu percurso académico com o desportivo de alto rendimento. Este resultado é fruto de muito trabalho por parte deste jovem atleta, mas também de muito investimento por parte do clube e da família, que suportam os custos com suplementação nutricional, fisioterapia e deslocações para participação em estágios.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.
A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.
O mercado da cidade vai funcionar com horários especiais durante a época natalícia. De acordo com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, mantendo-se aberto nos dias 24 e 31 de dezembro, entre as 7h30 e as 17h00.
Viana do Castelo vai receber, a 27 de dezembro, a 12.ª edição da São Silvestre de Viana CLS Brands, que atingiu um recorde histórico de 3.000 participantes.