A Liga 3 prossegue, este sábado, com da 10.ª jornada, a última, da Fase de Manutenção e Descida. No Estádio Dr. José de Matos, às 16h00, o Sport Clube Vianense recebe o Anadia, num jogo decisivo para as duas equipas.
À entrada para a derradeira jornada desta Fase de Manutenção e Descida, três clubes já garantiram a permanência na prova na próxima época: AD Fafe, CD Trofense e AD Sanjoanense.
Esta última ronda será disputada em simultâneo, hoje, pelas 16h00. Se por um lado CD Trofense e Sanjoanense defrontam-se, já estando a salvo da descida, os outros dois jogos irão definir tudo. O CF Canelas recebe o Fafe e garante a manutenção se: Ganhar; Empatar e o Anadia não ganhar; Perder e o Anadia empatar;
No outro jogo, o SC Vianense e o Anadia FC defrontam-se na luta pela sobrevivência. Apesar de não dependerem de si para assegurar a manutenção, eis os cenários para cada uma das equipas: O Vianense garante a manutenção se vencer e o Canelas perder; O Anadia garante a manutenção se vencer e o Canelas não ganhar.
Estes são os cenários sem a subtração de pontos atribuída ao Canelas pela FPF.
Recorde-se que o Canelas 2010 viu confirmada a subtração de três pontos na Liga 3, devido à utilização irregular do defesa Agostinho Carvalho, no jogo da primeira jornada da fase de manutenção, realizado em Fafe. No entanto, a equipa de Vila Nova de Gaia recorreu do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da FPF, para o Tribunal Arbitral do Desporto que ainda não decidiu.
Se o tribunal decidir a favor da equipa de Vila Nova de Gaia, prevalece o que transcrevemos em cima.
Se, se mantiver a decisão da Federação Portuguesa de Futebol, o Vianense mantém-se na Liga 3 se vencer o Anadia, independentemente, do resultado que o Canelas faça frente ao Fafe.
Se o Tribunal decidir a favor do Canelas, O Vianense só consegue a manutenção se ganhar ao Anadia e o Canelas perder com o Fafe.
Com este imbróglio administrativo, o Sport Clube Vianense só consegue fazer a festa da manutenção na Liga 3 com toda a segurança este sábado, se vencer ao Anadia e o Canelas perder com o Fafe.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.