A Liga 3 prossegue, este sábado, com da 10.ª jornada, a última, da Fase de Manutenção e Descida. No Estádio Dr. José de Matos, às 16h00, o Sport Clube Vianense recebe o Anadia, num jogo decisivo para as duas equipas.
À entrada para a derradeira jornada desta Fase de Manutenção e Descida, três clubes já garantiram a permanência na prova na próxima época: AD Fafe, CD Trofense e AD Sanjoanense.
Esta última ronda será disputada em simultâneo, hoje, pelas 16h00. Se por um lado CD Trofense e Sanjoanense defrontam-se, já estando a salvo da descida, os outros dois jogos irão definir tudo. O CF Canelas recebe o Fafe e garante a manutenção se: Ganhar; Empatar e o Anadia não ganhar; Perder e o Anadia empatar;
No outro jogo, o SC Vianense e o Anadia FC defrontam-se na luta pela sobrevivência. Apesar de não dependerem de si para assegurar a manutenção, eis os cenários para cada uma das equipas: O Vianense garante a manutenção se vencer e o Canelas perder; O Anadia garante a manutenção se vencer e o Canelas não ganhar.
Estes são os cenários sem a subtração de pontos atribuída ao Canelas pela FPF.
Recorde-se que o Canelas 2010 viu confirmada a subtração de três pontos na Liga 3, devido à utilização irregular do defesa Agostinho Carvalho, no jogo da primeira jornada da fase de manutenção, realizado em Fafe. No entanto, a equipa de Vila Nova de Gaia recorreu do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da FPF, para o Tribunal Arbitral do Desporto que ainda não decidiu.
Se o tribunal decidir a favor da equipa de Vila Nova de Gaia, prevalece o que transcrevemos em cima.
Se, se mantiver a decisão da Federação Portuguesa de Futebol, o Vianense mantém-se na Liga 3 se vencer o Anadia, independentemente, do resultado que o Canelas faça frente ao Fafe.
Se o Tribunal decidir a favor do Canelas, O Vianense só consegue a manutenção se ganhar ao Anadia e o Canelas perder com o Fafe.
Com este imbróglio administrativo, o Sport Clube Vianense só consegue fazer a festa da manutenção na Liga 3 com toda a segurança este sábado, se vencer ao Anadia e o Canelas perder com o Fafe.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.