A dois meses das eleições autárquicas, a VianaFestas – Associação para a Promoção das Festas da Cidade – denunciou esta semana o que considera ser um “aproveitamento político inadmissível” em torno do Desfile da Mordomia, integrado nas Festas em honra de Nossa Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo.
Num comunicado enviado às redações, a associação aponta críticas a “grupos de pendor extremista” que, segundo a organização, estão a disseminar “mentiras” e “instigar ao ressentimento e ao ódio” nas redes sociais, utilizando pontuais dificuldades no processo de inscrição para atacar a organização do evento.
A VianaFestas esclarece que, à semelhança dos anos anteriores, o número de participantes no desfile foi limitado a mil, por razões de logística, segurança e duração do evento. Esse número foi atingido em apenas dois dias, vinte horas e dez minutos. A associação garante que 80% dos inscritos são oriundos do distrito de Viana do Castelo.
Ainda assim, após receber várias manifestações de interesse de pessoas que não conseguiram inscrever-se dentro do prazo, a organização decidiu abrir excecionalmente 76 vagas adicionais, destinadas a quem comunicou a sua situação de forma oficial.
“As festas são de todos, mas têm de ter organização”, lê-se na nota, onde a direção da VianaFestas reconhece que o processo de inscrição teve dificuldades, mas sublinha o volume “avassalador” de acessos à plataforma em poucos minutos. Ao todo, cerca de 300 pessoas tentaram inscrever-se após o fecho do processo inicial.
A associação reafirma o seu compromisso com a inclusão e o espírito das festas, que mobilizam cerca de seis mil voluntários e atraem mais de um milhão de visitantes à cidade. Recorda ainda os ganhos económicos e reputacionais para Viana do Castelo, considerada em 2024 a 3.ª cidade mais acolhedora do mundo, segundo a plataforma Booking.
A organização termina o comunicado repudiando “os comportamentos difamatórios” dirigidos aos voluntários e trabalhadores das festas, defendendo que a Romaria d’Agonia “não tem política, tem fé e tradição”.
A dois meses das eleições autárquicas, a VianaFestas – Associação para a Promoção das Festas da Cidade – denunciou esta semana o que considera ser um “aproveitamento político inadmissível” em torno do Desfile da Mordomia, integrado nas Festas em honra de Nossa Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para receber João Pedro Pais, este sábado, 8 de agosto, pelas 23h30, no Largo 5 de Outubro, no centro da vila. O concerto, integrado na programação das Festas do Concelho, será de entrada gratuita e promete atrair um grande público àquela que é uma das maiores celebrações culturais do concelho.
Já é conhecida a sorte das equipas do distrito de Viana do Castelo na 1.ª eliminatória da Taça de Portugal Generali Tranquilidade. O sorteio realizado esta sexta-feira ditou os confrontos iniciais da competição, que terá lugar nos dias 30 e 31 de agosto.
A partir das 21h30 desta sexta-feira, a cidade de Viana do Castelo transforma-se com mais de 1,8 milhões de lâmpadas LED de baixo consumo que iluminam 6 km das principais ruas, anunciando a chegada da maior festa popular de Portugal.
O SC Vianense abre a sua participação no Campeonato de Portugal 2025/2026 com um confronto frente ao GD Chaves B, marcado para este domingo, dia 10 de agosto, às 17 horas, no Estádio Dr. José de Matos.
Valença prepara-se para receber a cantora Bárbara Bandeira como uma das principais atrações musicais das Festas do Concelho / Festa em Honra de Nossa Senhora do Faro, que decorrem entre os dias 8 e 10 de agosto de 2025. O espetáculo da jovem artista está marcado para a noite de hoje, 8 de agosto, no Campo da Feira, na Avenida Sá Carneiro.
O Governo renovou a situação de alerta em todo o país até ao dia 13 de agosto devido ao risco elevado de incêndios florestais. A decisão foi anunciada pela ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, após o Conselho de Ministros desta quinta-feira.