Viana do Castelo celebra a Páscoa com um conjunto de iniciativas que destacam as tradições e a identidade local. No âmbito da iniciativa Páscoa Doce, no dia 12 de abril, o centro histórico da cidade será palco de diversas atividades organizadas pela VianaFestas e o pelo Museu do Traje, promovendo a cultura e a fé que marcam esta época festiva.
Entre os destaques do programa está o Workshop de Palmitos, onde os participantes poderão aprender a confecionar os tradicionais palmitos, decorados com flores artificiais. O Feirão da Páscoa reunirá os Grupos Folclóricos da região, recriando um mercado tradicional, enquanto o Museu do Traje dinamizará atividades interativas para aproximar o público das tradições pascais vianenses.
“A execução do Palmito Vianense está relacionada com as celebrações religiosas do Domingo de Ramos, pois, estes eram levados e benzidos na Igreja Paroquial. Nas usanças locais, e ainda associado ao período Pascal, nas freguesias vianenses, era costume o “Mordomo da Cruz” oferecer um Palmito aos seus amigos e pessoas de grande estima”, como explica a mais recente brochura lançada pela VianaFestas sobre “Flores Devocionais”, da autoria de Hermenegildo Viana.
A programação inclui ainda a inauguração da exposição “Páscoa com Tradição”, que retrata a evolução dos rituais religiosos e profanos ao longo dos séculos, desde a Quarta-Feira de Cinzas até ao Domingo de Páscoa.
“Ao refletirmos sobre a vivência da Páscoa no concelho, verificamos que continua a ser um tempo de grande vivência espiritual e de celebração festiva para muitas pessoas, patente nas celebrações, na visita do compasso pascal, na gastronomia e, na etnografia, revelando assim, costumes, tradições e rituais que reforçam a identidade, a cultura e a coesão social dos vianenes”, explica Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, associação promotora dasfestas da cidade.
A par do ano passado, as ruas de Viana do Castelo receberão a Mordomia do Senhor dos Passos, a realizar-se às 16:00, recriará a tradição das devotas que ofereciam ramos de violetas à imagem de Nosso Senhor dos Passos. O cortejo sairá do Museu de Artes Decorativas, seguindo pela Rua Manuel Espregueira, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Rua da Picota, Praça da República e seguindo à Igreja Matriz para se oferecer os raminhos de flores.
As inscrições para a Mordomia decorrem até 11 de abril, no Museu do Traje.
A organização destes eventos resulta de uma parceria entre a VianaFestas e o Museu do Traje, que unem esforços para preservar e promover a riqueza das tradições pascais vianenses. A cidade convida a comunidade e os visitantes a viverem uma Páscoa de tradição e autenticidade.
A Páscoa Doce, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, decorre em Viana do Castelo entre os dias 12 e 21 Abril, com várias atividades que podem ser consultadas no site do município em https://www.cm-viana-castelo.pt/eventos/pascoa-doce-2025/.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.
A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.