Viana do Castelo celebra a Páscoa com um conjunto de iniciativas que destacam as tradições e a identidade local. No âmbito da iniciativa Páscoa Doce, no dia 12 de abril, o centro histórico da cidade será palco de diversas atividades organizadas pela VianaFestas e o pelo Museu do Traje, promovendo a cultura e a fé que marcam esta época festiva.
Entre os destaques do programa está o Workshop de Palmitos, onde os participantes poderão aprender a confecionar os tradicionais palmitos, decorados com flores artificiais. O Feirão da Páscoa reunirá os Grupos Folclóricos da região, recriando um mercado tradicional, enquanto o Museu do Traje dinamizará atividades interativas para aproximar o público das tradições pascais vianenses.
“A execução do Palmito Vianense está relacionada com as celebrações religiosas do Domingo de Ramos, pois, estes eram levados e benzidos na Igreja Paroquial. Nas usanças locais, e ainda associado ao período Pascal, nas freguesias vianenses, era costume o “Mordomo da Cruz” oferecer um Palmito aos seus amigos e pessoas de grande estima”, como explica a mais recente brochura lançada pela VianaFestas sobre “Flores Devocionais”, da autoria de Hermenegildo Viana.
A programação inclui ainda a inauguração da exposição “Páscoa com Tradição”, que retrata a evolução dos rituais religiosos e profanos ao longo dos séculos, desde a Quarta-Feira de Cinzas até ao Domingo de Páscoa.
“Ao refletirmos sobre a vivência da Páscoa no concelho, verificamos que continua a ser um tempo de grande vivência espiritual e de celebração festiva para muitas pessoas, patente nas celebrações, na visita do compasso pascal, na gastronomia e, na etnografia, revelando assim, costumes, tradições e rituais que reforçam a identidade, a cultura e a coesão social dos vianenes”, explica Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, associação promotora dasfestas da cidade.
A par do ano passado, as ruas de Viana do Castelo receberão a Mordomia do Senhor dos Passos, a realizar-se às 16:00, recriará a tradição das devotas que ofereciam ramos de violetas à imagem de Nosso Senhor dos Passos. O cortejo sairá do Museu de Artes Decorativas, seguindo pela Rua Manuel Espregueira, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Rua da Picota, Praça da República e seguindo à Igreja Matriz para se oferecer os raminhos de flores.
As inscrições para a Mordomia decorrem até 11 de abril, no Museu do Traje.
A organização destes eventos resulta de uma parceria entre a VianaFestas e o Museu do Traje, que unem esforços para preservar e promover a riqueza das tradições pascais vianenses. A cidade convida a comunidade e os visitantes a viverem uma Páscoa de tradição e autenticidade.
A Páscoa Doce, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, decorre em Viana do Castelo entre os dias 12 e 21 Abril, com várias atividades que podem ser consultadas no site do município em https://www.cm-viana-castelo.pt/eventos/pascoa-doce-2025/.
O cantor Nuno Guerreiro, vocalista da Ala dos Namorados, morreu hoje aos 52 anos, em Lisboa.
O projeto "Náutica Para Todos" da APPACDM de Viana do Castelo teve a sua candidatura à certificação da Bandeira da Ética aprovada pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. / Plano Nacional de Ética no Desporto.
Vinte e cinco (25) igrejas e capelas de Viana do Castelo voltam a abrir este ano, na noite desta Quinta-Feira Santa, à oração e à visita presencial dos fiéis, numa das principais tradições da Páscoa no concelho.
O Município de Monção, representado pela Chefe de Gabinete da Presidência, Célia Rodrigues, marcou presença na XX Feira de Nanterre, arredores de Paris, que decorreu no passado fim de semana, dias 11, 12 e 13 de abril.
O Tribunal de Viana do Castelo não admitiu a impugnação apresentada por um militante do Chega que reclamou da admissão da lista do partido por este círculo às eleições legislativas, alegando ter sido definida por órgãos internos sem legitimidade.
Esta quinta-feira santa, 17 de abril, o elevador de Santa Luzia estará em funcionamento entre as 20h00 e as 24h00 no âmbito do Roteiro Religioso que promove a visita a 25 igrejas e capelas da cidade de Viana do Castelo.
O Politécnico de Viana do Castelo participou no II Seminário Luso-Brasileiro de Ensino, realizado nos dias 10 e 11 de abril, na Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Salvador, Brasil, onde formalizou cinco novos acordos de cooperação com Institutos Federais – IF Amazonas, IF Acre, IF Rio Grande do Sul, IF Bahia e IF Triângulo Mineiro – e renovou o protocolo já existente com o IF Rio de Janeiro.