Viana do Castelo celebra a Páscoa com um conjunto de iniciativas que destacam as tradições e a identidade local. No âmbito da iniciativa Páscoa Doce, no dia 12 de abril, o centro histórico da cidade será palco de diversas atividades organizadas pela VianaFestas e o pelo Museu do Traje, promovendo a cultura e a fé que marcam esta época festiva.
Entre os destaques do programa está o Workshop de Palmitos, onde os participantes poderão aprender a confecionar os tradicionais palmitos, decorados com flores artificiais. O Feirão da Páscoa reunirá os Grupos Folclóricos da região, recriando um mercado tradicional, enquanto o Museu do Traje dinamizará atividades interativas para aproximar o público das tradições pascais vianenses.
“A execução do Palmito Vianense está relacionada com as celebrações religiosas do Domingo de Ramos, pois, estes eram levados e benzidos na Igreja Paroquial. Nas usanças locais, e ainda associado ao período Pascal, nas freguesias vianenses, era costume o “Mordomo da Cruz” oferecer um Palmito aos seus amigos e pessoas de grande estima”, como explica a mais recente brochura lançada pela VianaFestas sobre “Flores Devocionais”, da autoria de Hermenegildo Viana.
A programação inclui ainda a inauguração da exposição “Páscoa com Tradição”, que retrata a evolução dos rituais religiosos e profanos ao longo dos séculos, desde a Quarta-Feira de Cinzas até ao Domingo de Páscoa.
“Ao refletirmos sobre a vivência da Páscoa no concelho, verificamos que continua a ser um tempo de grande vivência espiritual e de celebração festiva para muitas pessoas, patente nas celebrações, na visita do compasso pascal, na gastronomia e, na etnografia, revelando assim, costumes, tradições e rituais que reforçam a identidade, a cultura e a coesão social dos vianenes”, explica Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, associação promotora dasfestas da cidade.
A par do ano passado, as ruas de Viana do Castelo receberão a Mordomia do Senhor dos Passos, a realizar-se às 16:00, recriará a tradição das devotas que ofereciam ramos de violetas à imagem de Nosso Senhor dos Passos. O cortejo sairá do Museu de Artes Decorativas, seguindo pela Rua Manuel Espregueira, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Rua da Picota, Praça da República e seguindo à Igreja Matriz para se oferecer os raminhos de flores.
As inscrições para a Mordomia decorrem até 11 de abril, no Museu do Traje.
A organização destes eventos resulta de uma parceria entre a VianaFestas e o Museu do Traje, que unem esforços para preservar e promover a riqueza das tradições pascais vianenses. A cidade convida a comunidade e os visitantes a viverem uma Páscoa de tradição e autenticidade.
A Páscoa Doce, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, decorre em Viana do Castelo entre os dias 12 e 21 Abril, com várias atividades que podem ser consultadas no site do município em https://www.cm-viana-castelo.pt/eventos/pascoa-doce-2025/.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.