Viana do Castelo celebra a Páscoa com um conjunto de iniciativas que destacam as tradições e a identidade local. No âmbito da iniciativa Páscoa Doce, no dia 12 de abril, o centro histórico da cidade será palco de diversas atividades organizadas pela VianaFestas e o pelo Museu do Traje, promovendo a cultura e a fé que marcam esta época festiva.
Entre os destaques do programa está o Workshop de Palmitos, onde os participantes poderão aprender a confecionar os tradicionais palmitos, decorados com flores artificiais. O Feirão da Páscoa reunirá os Grupos Folclóricos da região, recriando um mercado tradicional, enquanto o Museu do Traje dinamizará atividades interativas para aproximar o público das tradições pascais vianenses.
“A execução do Palmito Vianense está relacionada com as celebrações religiosas do Domingo de Ramos, pois, estes eram levados e benzidos na Igreja Paroquial. Nas usanças locais, e ainda associado ao período Pascal, nas freguesias vianenses, era costume o “Mordomo da Cruz” oferecer um Palmito aos seus amigos e pessoas de grande estima”, como explica a mais recente brochura lançada pela VianaFestas sobre “Flores Devocionais”, da autoria de Hermenegildo Viana.
A programação inclui ainda a inauguração da exposição “Páscoa com Tradição”, que retrata a evolução dos rituais religiosos e profanos ao longo dos séculos, desde a Quarta-Feira de Cinzas até ao Domingo de Páscoa.
“Ao refletirmos sobre a vivência da Páscoa no concelho, verificamos que continua a ser um tempo de grande vivência espiritual e de celebração festiva para muitas pessoas, patente nas celebrações, na visita do compasso pascal, na gastronomia e, na etnografia, revelando assim, costumes, tradições e rituais que reforçam a identidade, a cultura e a coesão social dos vianenes”, explica Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, associação promotora dasfestas da cidade.
A par do ano passado, as ruas de Viana do Castelo receberão a Mordomia do Senhor dos Passos, a realizar-se às 16:00, recriará a tradição das devotas que ofereciam ramos de violetas à imagem de Nosso Senhor dos Passos. O cortejo sairá do Museu de Artes Decorativas, seguindo pela Rua Manuel Espregueira, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Rua da Picota, Praça da República e seguindo à Igreja Matriz para se oferecer os raminhos de flores.
As inscrições para a Mordomia decorrem até 11 de abril, no Museu do Traje.
A organização destes eventos resulta de uma parceria entre a VianaFestas e o Museu do Traje, que unem esforços para preservar e promover a riqueza das tradições pascais vianenses. A cidade convida a comunidade e os visitantes a viverem uma Páscoa de tradição e autenticidade.
A Páscoa Doce, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, decorre em Viana do Castelo entre os dias 12 e 21 Abril, com várias atividades que podem ser consultadas no site do município em https://www.cm-viana-castelo.pt/eventos/pascoa-doce-2025/.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.