A VianaFestas vai abrir, de forma excecional, 76 novas vagas para o Desfile da Mordomia da Romaria d’Agonia, depois de várias críticas ao processo de inscrição. A decisão foi anunciada esta sexta-feira, 8 de agosto, em conferência de imprensa, pelo presidente da entidade e vereador da Cultura, Manuel Vitorino.
Segundo o responsável, estas vagas destinam-se a pessoas que, de forma oficial, comunicaram não ter conseguido inscrever-se dentro do prazo. “Cada uma destas pessoas irá receber um link próprio, intransmissível, para inserir os seus dados”, explicou.
O processo de inscrição para o desfile esgotou rapidamente: as 1000 vagas iniciais foram preenchidas em dois dias, 20 horas e 10 minutos, o que, segundo Manuel Vitorino, ultrapassou “todas as expectativas”.
Perante a polémica gerada nas redes sociais, o presidente da VianaFestas denunciou o que considera ser um “aproveitamento político inadmissível” em torno da festa. “Estão a usar as festas de Nossa Senhora d’Agonia para disseminar mentiras, deturpar os factos e instigar ao ressentimento e ao ódio”, afirmou, sublinhando o caráter extremista de algumas reações.
Com as eleições autárquicas marcadas para daqui a dois meses, Manuel Vitorino acredita que há um objetivo claro de “desinformar e manipular o sentimento de pertença à festa”, lembrando que, apesar de a Romaria ser de todos, “tem organização”.
A abertura das novas vagas procura, segundo o autarca, dar resposta a quem efetivamente tentou inscrever-se no desfile mas enfrentou dificuldades no processo.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.
As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).