Logo
Regional

VianaFestas abre 76 vagas adicionais para o Desfile da Mordomia após críticas ao processo de inscrição

9 Agosto, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

A VianaFestas vai abrir, de forma excecional, 76 novas vagas para o Desfile da Mordomia da Romaria d’Agonia, depois de várias críticas ao processo de inscrição. A decisão foi anunciada esta sexta-feira, 8 de agosto, em conferência de imprensa, pelo presidente da entidade e vereador da Cultura, Manuel Vitorino.

Segundo o responsável, estas vagas destinam-se a pessoas que, de forma oficial, comunicaram não ter conseguido inscrever-se dentro do prazo. “Cada uma destas pessoas irá receber um link próprio, intransmissível, para inserir os seus dados”, explicou.

O processo de inscrição para o desfile esgotou rapidamente: as 1000 vagas iniciais foram preenchidas em dois dias, 20 horas e 10 minutos, o que, segundo Manuel Vitorino, ultrapassou “todas as expectativas”.

Perante a polémica gerada nas redes sociais, o presidente da VianaFestas denunciou o que considera ser um “aproveitamento político inadmissível” em torno da festa. “Estão a usar as festas de Nossa Senhora d’Agonia para disseminar mentiras, deturpar os factos e instigar ao ressentimento e ao ódio”, afirmou, sublinhando o caráter extremista de algumas reações.

Com as eleições autárquicas marcadas para daqui a dois meses, Manuel Vitorino acredita que há um objetivo claro de “desinformar e manipular o sentimento de pertença à festa”, lembrando que, apesar de a Romaria ser de todos, “tem organização”.

A abertura das novas vagas procura, segundo o autarca, dar resposta a quem efetivamente tentou inscrever-se no desfile mas enfrentou dificuldades no processo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.

Regional 10 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira investe quatro milhões em água e saneamento

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.

Regional 10 Novembro, 2025

IPVC lidera projeto nacional para preservar maçãs do Minho

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.

Nacional 10 Novembro, 2025

Ordem dos Médicos Veterinários propõe 12 medidas ao Orçamento de 2026 para proteger animais e saúde pública

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.

Regional 10 Novembro, 2025

Sapadores Florestais do Alto Minho recebem 135 motorroçadoras

As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).