No dia 8 de novembro, Viana do Castelo acolhe o Viana Tech Day, evento integrado na Portugal Tech Week que promoverá um dia dedicado à inovação, ao empreendedorismo e à tecnologia, colocando a cidade vianense no centro das atenções do ecossistema tecnológico nacional.
Organizado pela Portugal Tech Week e Dinamo10, em parceria com a Untile, Cooperativa e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento contará com uma programação diversificada.
O Viana Tech Day integra, na sua programação, visita a empresas tecnológicas locais, onde os participantes poderão conhecer as inovações e práticas adotadas por diferentes empresas tecnológicas da região, como a Untile e a Cooperativa; ‘pitchs’ de startups no centenário Elevador de Santa Luzia, proporcionando uma oportunidade única para empreendedores apresentarem os seus projetos a potenciais parceiros (formulário de inscrição para o pitch: https://bit.ly/inscriçãoPITCH_Elevador_Santa_Luzia); e ‘talks’ com oradores especializados no Dinamo10, promovendo o debate sobre os desafios e as tendências do sector tecnológico.
Este evento representa um momento importante para Viana do Castelo, cidade que tem vindo a afirmar-se como um polo de inovação e desenvolvimento tecnológico. O Viana Tech Day será também uma excelente oportunidade de ‘networking’ para startups, empresas, investidores, profissionais e alunos da área, fomentando o crescimento do setor tecnológico e a criação de novas oportunidades de negócio.
As inscrições, gratuitas, mas com vagas limitadas, para o Viana Tech Day estão disponíveis através do site da Portugal Tech Week – https://portugaltechweek.com/etn/viana-tech-day/.
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI) levou a experiência de Viana do Castelo às V Jornadas do Serviço de Psicologia da ULS São João, realizadas a 20 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana prepara a estreia da sua 172.ª criação, “Ligas ou Desligo-te?”, marcada para 2 de dezembro de 2025. O espetáculo conta com cocriação e interpretação de Alexandre Calçada, e com a participação criativa de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.
A Câmara de Caminha aprovou a criação do Conselho Municipal Económico e Estratégico, substituindo o antigo Conselho Económico e Social, considerado ineficaz.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, o reforço do apoio financeiro à construção da futura creche de Mazarefes, que terá capacidade para acolher 42 crianças.
Encontra-se patente nos Paços do Concelho de Ponte da Barca a exposição “Estudos para o Muro da Nossa História”, uma mostra que revela o processo criativo por detrás do maior mural concebido por um único artista na região Norte. A obra, com 1.550 metros quadrados, é da autoria de Juan Domingues e afirma-se como um novo marco identitário do concelho.
O Sporting voltou a impor a sua força caseira na Liga dos Campeões ao vencer, esta quarta-feira, o Club Brugge por 3-0, em jogo da quinta jornada da fase de liga, realizado no Estádio José Alvalade. A formação leonina mantém assim o pleno de triunfos diante do seu público na presente edição da prova.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.