Logo
Regional

“VIANA S+T+ARTS CENTRE” vai dar nova vida ao Matadouro Municipal até finais de 2027

15 Março, 2024 | 9:55
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo pretende avançar, até ao final deste ano, com a empreitada de reabilitação e reconversão do antigo Matadouro Municipal no novo Viana S+T+ARTS Centre, projeto de 6 milhões de euros que obteve um financiamento de quase 5 milhões de euros através do programa Novo Bauhaus Europeu.

O projeto arrancou oficialmente no passado dia 1 de março e, no mês de julho, será apresentado publicamente e concluído o projeto de execução. Até final do ano, a Câmara Municipal deverá avançar com o início da obra de reabilitação, que deverá ser concluída até final de 2026. Depois, em setembro de 2027, o Viana S+T+ARTS vai ser implementado e ganhar vida em Viana do Castelo.

Esta quarta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou os Partnership Agreement do projeto com os parceiros, que incluem a Associação Juvenil de Deão, o Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, a Inova+, a Dinamo10 – Creative Hub, a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Luís Nobre assumiu que este “é um grande desafio” e que “o caminho passou por encontrar uma função disruptiva para um espaço que estava devoluto há 34 anos”. “Este projeto mostra que é possível sermos reconhecidos como uma cidade cosmopolita e de projeção nacional e internacional”, indicou, acreditando que “este projeto pode ser a mola impulsionadora para uma ambição coletiva de alargarmos os nossos horizontes e nos projetarmos além-fronteiras”.

O autarca considerou mesmo que o Viana S+T+ARTS Centre será “uma ponte entre a ciência e a arte, mas também uma ponte entre Portugal e a Europa”.

Também o vereador da Inovação Digital, Ricardo Rego, considerou que o protocolo com os parceiros “é o ponto de início” de “um projeto muito importante para a cidade” e que resulta de “uma candidatura da qual nos devemos orgulhar“ e que se destacou a nível europeu.

Recorde-se que, no ano passado, a Câmara Municipal de Viana do Castelo garantiu um financiamento de cerca de cinco milhões de euros para o projeto de transformação do antigo Matadouro Municipal num centro para criação que vai combinar a ciência e tecnologia com arte através do programa Novo Bauhaus Europeu, do Pacto Verde.

O projeto tem por objetivo a requalificação do antigo matadouro municipal, transformando-o num espaço inovador, inclusivo e cultural que pretende ser um novo laboratório de cidade criativa para estimular a inovação azul impulsionada pelas artes sustentáveis, e por meio da experimentação do conceito S+T+ARTS através de pequenas atividades-piloto ali a desenvolver com vários parceiros locais, nacionais e outros países europeus.

O “VIANA S+T+ARTS CENTRE” foi uma das 14 candidaturas premiadas, tendo sido a única portuguesa selecionada, entre as 100 apresentadas de vários países da Europa. A candidatura, elaborada no âmbito da “Call for Innovative Actions” da European Urban Initiative (New European Bauhaus), com um orçamento superior a seis milhões de euros, será financiada a 80% pelo FEDER. Permitirá, pois, dar uma nova vida ao Matadouro Municipal de Viana do Castelo que foi inaugurado em 1926 e desativado em 1990.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 6 Dezembro, 2025

Mundial2026: Portugal com Colômbia, Uzbequistão e o vencedor do play-off intercontinental no Grupo K

Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.

Cultura 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe espetáculo do Teatro Nacional D. Maria II em fevereiro de 2026

O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Gripe entra em fase epidémica em Portugal com aumento de casos graves

Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo foi o centro das atenções da arquitetura nacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo em alerta laranja devido à agitação marítima forte

Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.

Regional 6 Dezembro, 2025

Atropelamento mortal em Barroselas tira a vida a homem de 69 anos

Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.

Nacional 5 Dezembro, 2025

Pingo Doce apoia 9 projetos em Viana do Castelo na 5ª edição do Programa Bairro Feliz

Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.