Logo
Regional

Viana STARTS apresenta-se ao Conselho Empresarial Estratégico de Viana do Castelo

27 Setembro, 2024 | 15:07
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O projeto Viana STARTS foi apresentado esta quinta-feira aos empresários do Conselho Empresarial Estratégico de Viana do Castelo, num encontro promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo.

Durante a reunião, foi apresentado o projeto de reconversão do antigo Matadouro Municipal no futuro Viana STARTS, cuja obra se encontra em concurso público até 16 de outubro. Este projeto assenta no conceito S+T+ARTS (Ciência, Tecnologia e Artes), que defende que a combinação da ciência e da tecnologia com uma perspetiva artística oferece novas oportunidades para a investigação e os negócios, através de uma abordagem inovadora e centrada nas pessoas.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, destacou a importância do projeto, afirmando que, para além de colocar Viana do Castelo no mapa europeu, o Viana STARTS promoverá o território a nível mundial. “Mais do que requalificar um espaço que esteve desativado durante 34 anos, vamos afirmar-nos globalmente através da união de três áreas com um elevado grau de inovação”, sublinhou Luís Nobre.

A apresentação reforçou a relevância da inovação para enfrentar os desafios sociais, ecológicos e económicos que a Europa enfrenta. O Viana STARTS, inspirado na temática promovida pela Comissão Europeia, procura envolver projetos e pessoas que possam contribuir com soluções significativas para melhorar a vida da comunidade.

”Queremos ser uma cidade inovadora, inspiradora, que transmita modernidade e que seja impulsionadora”, um objetivo que deve comprometer toda a comunidade, considerou o autarca vianense, afirmando que “temos todos de contribuir para que este projeto seja agregador e impulsionador de Viana do Castelo no país e no mundo”.

O concurso público para a reconversão do antigo Matadouro Municipal está em curso, com um preço base de 3,226 milhões de euros, e representa a obra de reconversão mais inovadora do concelho. As propostas podem ser submetidas até 16 de outubro, e o projeto prevê um prazo de execução de 420 dias. 

A obra utilizará soluções de eficiência energética e hídrica, com baixo teor de carbono e economia circular, sendo a adjudicação prevista para dezembro deste ano e o início dos trabalhos para janeiro de 2025, com conclusão esperada para fevereiro de 2026.

O projeto, num investimento de seis milhões de euros, conta com um financiamento de cerca de cinco milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). 

O futuro edifício, de energia quase zero, integrará soluções de elevada eficiência energética, incluindo um sistema híbrido fotovoltaico e eólico, e uma reserva de energia inovadora à base de hidrogénio, pioneira em edifícios públicos em Portugal.

O Viana STARTS será um espaço criativo e comunitário, baseado na união da ciência, tecnologia e arte, para promover a criação e a experimentação. A estratégia polinucleada do projeto prevê que o VIANA S+T+ARTS seja o núcleo central, integrando outros edifícios da cidade que possam disponibilizar infraestruturas, espaços e competências alinhados com a visão global do projeto.

Com um forte enfoque na inovação, o Viana STARTS apoiará o tecido empresarial de Viana do Castelo, estimulando a criação e experimentação de novas soluções. Entre os parceiros deste projeto liderado pela autarquia, estão a Associação Juvenil de Deão, o Itecons, a Inova+, o Dinamo10 – Creative Hub, a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O projeto, aprovado no âmbito do programa Iniciativas Urbanas Europeias, representa um investimento total de 6.243.572€, cofinanciado pelo FEDER em 4.994.857,60€.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 18 Julho, 2025

Caminha: É já amanhã que se realiza a VI edição do Trail Noturno

A 6ª edição do Trail Noturno Monte de Santo Antão regressa amanhã, dia 19 de julho, ao concelho de Caminha.

Regional 18 Julho, 2025

“Verão em Movimento” proporciona férias saudáveis e enriquecedoras às crianças valencianas

Em Valença, decorre, atualmente, e até 31 de julho, o programa "Verão em Movimento", proporcionando a cerca de 170 crianças valencianas um conjunto diversificado de atividades lúdicas, educativas e saudáveis, pensadas para estimular o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento integral na pausa letiva de verão.

Desporto 18 Julho, 2025

Viana do Castelo dará partida à 1ª etapa da Volta a Portugal em bicicleta

A 86ª Volta a Portugal em bicicleta, que vai decorrer entre 6 e 17 de agosto, arranca com um Prólogo na Maia e termina com um Contrarrelógio Individual em Lisboa. A 7 de agosto, Viana do Castelo será palco de partida da 1ª Etapa, que finaliza no Santuário do Sameiro em Braga, após percorridos 162 km.

Nacional 18 Julho, 2025

Governo vai aprovar novo suplemento extraordinário para pensões

O Governo vai aprovar esta sexta-feira um novo suplemento extraordinário para todas as pensões até 1.567,50 euros de entre cem e duzentos euros, a ser pago em setembro, anunciou o primeiro-ministro.

Desporto 17 Julho, 2025

Hóquei em Patins: Passos Lomba continua no comando técnico da equipa sénior da EDV

Passos Lomba vai continuar a comandar a equipa sénior da Escola Desportiva de Viana no campeonato nacional da terceira divisão de Hóquei em Patins.

Regional 17 Julho, 2025

TuViana: Novo sistema de transportes elétricos chega a Viana do Castelo em setembro

A Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou esta quarta feira o lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico, que terá início a 23 de setembro de 2025.

Regional 17 Julho, 2025

Valença define estratégia integrada para o Centro Urbano da Cidade

O futuro do centro urbano de Valença esteve em destaque na mais recente reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV).