A Câmara Municipal de Viana do Castelo renovou a parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses para reforço da capacitação e da literacia em saúde mental e bem-estar psicológico em contextos desportivos.
Esta semana, no âmbito das Jornadas “Saúde Psicológica e Desporto: Vivências e Desafios”, promovidas pelo município, foi assinada a adenda ao protocolo celebrado entre o Município e a Ordem para que as duas entidades colaborem na sensibilização e importância da intervenção dos psicólogos no município, na promoção da literacia em saúde psicológica e bem-estar da população e na organização de eventos.
A assinatura contou com a presença do vereador do Desporto, Ricardo Rego, da vice-presidente da Direção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Sofia Ramalho, e do diretor da Direção Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P, Vítor Dias.
Integra a vontade comum de colaborar no âmbito do Programa Municipal de Promoção da Saúde Psicológica em Contextos Desportivos, a desenvolver, especificamente, no que concerne às seguintes atividades: apoiar o desenvolvimento do programa municipal de capacitação e de literacia em saúde mental e bem-estar psicológico em contextos desportivos; divulgar a investigação centrada na avaliação dos impactos para a saúde e para a saúde psicológica da prática desportiva a ser promovida no âmbito do referido Programa Municipal.
As duas entidades pretendem ainda colaborar no planeamento e desenho do plano de formação anual dirigido aos desportistas, treinadores e dirigentes, centrado na promoção da saúde psicológica e na identificação de psicólogas e psicólogos disponíveis para serem formadores no âmbito do referido plano; participar na capacitação dos psicólogos que venham a integrar o programa; colaborar na organização de eventos conjuntos e participar em eventos promovidos por ambas as entidades neste âmbito específico.
Foi assinado esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima. A obra arranca já esta terça-feira e tem um prazo de execução de oito meses.
A edição de 2025 da Rampa do Monte do Faro coroa, com sucesso, um fim de semana que consagrou esta rampa, entre pilotos e aficionados do desporto automóvel de Portugal e Espanha.
José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.
Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.
De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.
O presidente da Câmara de Ponte da Barca apelou ao Governo para reverter a decisão de deslocalizar o segundo meio aéreo do Alto Minho para Portalegre, “para garantir a maior e melhor resposta no combate aos incêndios”.
Os 23 motoristas e quatro administrativos da Transcunha, atual concessionária dos transportes urbanos de Viana do Castelo, vão decidir em plenário se avançam para a greve para reclamar a sua integração no serviço que a câmara assume em setembro.