No Campeonato Nacional de Velocidade de Remo, em Montemor-o-Velho, nos dias 7, 8 e 9 de julho, o clube de Viana do Castelo conquistou 10 títulos de Campeão Nacional, superando os restantes 20 clubes presentes na competição.
O evento organizado pela Federação Portuguesa de Remo e contou com a participação de mais de 600 atletas, distribuídos por 375 tripulações de 21 clubes.
O Viana Remadores do Lima (VRL) participou com 58 atletas, distribuídos por 31 tripulações, nos escalões Juvenil, Júnior, Sénior, Veterano e Para Remo.
O clube de vianense conquistou 10 títulos de Campeão Nacional, juntando-se ainda 9 presenças no pódio.

Para a equipa técnica do VRL o registo dos remadores vianenses “é ainda mais notável se tivermos em conta que 29 das suas 31 tripulações conquistaram lugares em Finais A, ou seja, entre os 6 mais rápidos”.
Para Raúl Pinto, João Costa e Rui Alves, da equipa técnica do clube, “este foi dos campeonatos mais competitivos dos últimos anos, com muitas regatas disputadas até aos últimos metros”, garantindo que o ambiente do grupo é de “enorme satisfação e orgulho pelos excelentes resultados obtidos”.
“O desempenho poderia ter sido ainda melhor, se o grupo não tivesse sido privado do contributo de dois dos seus melhores atletas, por estarem ao serviço da Seleção Nacional” realçam.

RESULTADOS:
1º lugar (Campeões Nacionais)
2x JuvM – Sebastião Veloso, João Araújo
4x JuvM – Henrique Ribeiro, Rodrigo Sousa, Afonso Calçada, Miguel Lário
8+ JuvM – Miguel Lário, Sebastião Veloso, Tiago Loureiro, João Araújo, Afonso Calçada, Henrique Ribeiro, Rodrigo Sousa, Tomás Silva, David Fernandes (t)
2- JuvF – Eva, Rigor, Rafaella Martinho
4x JunF – Margarida Lima, Francisca Fontaínhas, Marta Araújo, Carolina Lima
2- SenM – Roberto Rodrigues, Nuno Rodrigues
4+ VM – Rui Sousa, Carlos Felgueiras, Mário Fernandes, Arnaldo Rodrigues, Pedro Cordeiro (t)
8+ VM – José Esteves, Carlos Lima, Fernando Moreno, Hugo Pinto, David Araújo, Raúl Pinto, Carlos Felgueiras, Jorge Costa, Margarida Lima (t)
1x PR1M – João Ribeiro
1x PR2F – Beatriz Gonçalves
2º lugar (Vice-Campeões Nacionais)
1x JuvM – Tiago Loureiro
1x JunF – Carolina Lima
2x JunF – Marta Araújo, Francisca Fontaínhas
2x VF – Sara Correia, Inês Pimenta
4x VF – Ana Covinha, Mafalda Felgueiras, Sara Correia, Inês Pimenta
3º lugar
2- JuvM – Tiago Barroso, David Fernandes
1x JuvF – Íris Barros
8+ SenM – Tomás Sá, Francisco Alpoim, João Passos, Manuel Sousa, Roberto Rodrigues, Nuno Rodrigues, David Silva (SCP), João Costa, Eva Rigor
2x VF – Ana Covinha, Mafalda Felgueiras
4º lugar
4x JuvF – Eva Rigor, Íris Barros, Sofia Oliveira (SCP), Rafaella Martinho
2x JunF – Margarida Lima, Maria Vaz
4- SenM – Tomás Sá, Francisco Alpoim, João Passos, Manuel Sousa
4x SenF – Margarida Lima, Francisca Fontaínhas, Diana Ferreira (SCC), Inês Pimenta
4x VM – Alexandro Ribeiro, Fernando Barroso, Leonel Queirós, Sérgio Torres
5º lugar
4x JuvM – Martim Lima, Tiago Afonso, Nuno Aguiar, Pedro Cordeiro
2x JunF – Caroline Martinho, Rita Sousa
8+ JunM – Miguel Lário, Sebastião Veloso, Tiago Loureiro, João Araújo, Afonso Calçada, Henrique Ribeiro, Jorge Castro, Miguel Marques, Eva Rigor
2- VM – Ricardo Sousa, Pedro Loureiro
6º lugar
2x JunM – Miguel Marques, Jorge Castro
8º lugar
8+ VM – Rui Sousa, Valentim Pereira, Pedro Loureiro, Mário Fernandes, Arnaldo Rodrigues, José Gomes, José Ribeiro, Eduardo Lima, Pedro Cordeiro
10º lugar
1x JunM – Enrico Prazeres

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.