O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu hoje, na reunião camarária, que Viana, enquanto Cidade Europeia do Desporto, vai receber cerca de 400 eventos desportivos. Os campeonatos nacionais de atletismo são uma das novidades da programação.
No período antes da ordem do dia, Eduardo Teixeira, vereador do PSD, deixou uma “nota positiva” pelos eventos desportivos realizados na cidade, mas lamentou a “falta de divulgação” destes. Luís Nobre discordou da opinião e defendeu que se há ano em que tem existido promoção “é no ano da Cidade Europeia do Desporto”. “No início, anunciamos que íamos ter 365 eventos, mas vão ser muitos mais. Neste momento, estamos próximos dos 400”, afirmou. “Dizer que não se está preparado e que não se está atento é a mesma coisa que obrigar as pessoas a estarem”, atirou o presidente da Câmara Municipal de Viana.
Ricardo Rego, vereador do desporto na Câmara Municipal de Viana, adiantou ainda que Pedro Pichardo ou Patrícia Mamona poderão ser presenças durante o campeonato de atletismo. “Uma das novidades vão ser os campeonatos nacionais de primeira, segunda e terceira divisão de atletismo nos quais poderemos ter a possibilidade de ter no centro da cidade, por exemplo, o tão famoso Pichardo, a saltar em comprimento, ou a Mamona”, revelou. Neste momento, “está em forja a possibilidade de descentralizarmos os campeonatos nacionais de atletismo para o centro da cidade em algumas modalidades. Por exemplo, no salto em comprimento ou no salto em altura”, completou Ricardo Rego.
Já no período da ordem do dia, o executivo aprovou, por unanimidade, um protocolo de colaboração com o Agrupamento de Escolas de Monserrate, de Viana, que prevê que sejam os próprios alunos do curso técnico de multimédia a realizar toda a cobertura dos eventos desportivos da Cidade Europeia do Desporto. Neste sentido e para “apetrechamento” de novo material no laboratório de multimédia foi ainda aprovado um apoio de 25 mil euros, “de acordo com as necessidades”. Ricardo Rego sublinhou que “é extremamente importante o trabalho feito por estes alunos” e que “têm uma capacidade de trabalho brutal”. “O investimento pode parecer muito, mas não o é…”, alertou.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.