O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu hoje, na reunião camarária, que Viana, enquanto Cidade Europeia do Desporto, vai receber cerca de 400 eventos desportivos. Os campeonatos nacionais de atletismo são uma das novidades da programação.
No período antes da ordem do dia, Eduardo Teixeira, vereador do PSD, deixou uma “nota positiva” pelos eventos desportivos realizados na cidade, mas lamentou a “falta de divulgação” destes. Luís Nobre discordou da opinião e defendeu que se há ano em que tem existido promoção “é no ano da Cidade Europeia do Desporto”. “No início, anunciamos que íamos ter 365 eventos, mas vão ser muitos mais. Neste momento, estamos próximos dos 400”, afirmou. “Dizer que não se está preparado e que não se está atento é a mesma coisa que obrigar as pessoas a estarem”, atirou o presidente da Câmara Municipal de Viana.
Ricardo Rego, vereador do desporto na Câmara Municipal de Viana, adiantou ainda que Pedro Pichardo ou Patrícia Mamona poderão ser presenças durante o campeonato de atletismo. “Uma das novidades vão ser os campeonatos nacionais de primeira, segunda e terceira divisão de atletismo nos quais poderemos ter a possibilidade de ter no centro da cidade, por exemplo, o tão famoso Pichardo, a saltar em comprimento, ou a Mamona”, revelou. Neste momento, “está em forja a possibilidade de descentralizarmos os campeonatos nacionais de atletismo para o centro da cidade em algumas modalidades. Por exemplo, no salto em comprimento ou no salto em altura”, completou Ricardo Rego.
Já no período da ordem do dia, o executivo aprovou, por unanimidade, um protocolo de colaboração com o Agrupamento de Escolas de Monserrate, de Viana, que prevê que sejam os próprios alunos do curso técnico de multimédia a realizar toda a cobertura dos eventos desportivos da Cidade Europeia do Desporto. Neste sentido e para “apetrechamento” de novo material no laboratório de multimédia foi ainda aprovado um apoio de 25 mil euros, “de acordo com as necessidades”. Ricardo Rego sublinhou que “é extremamente importante o trabalho feito por estes alunos” e que “têm uma capacidade de trabalho brutal”. “O investimento pode parecer muito, mas não o é…”, alertou.
A Seleção Nacional Sub-17 tornou-se, esta quinta-feira, campeã do mundo pela primeira vez na história, ao vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Catar. O golo decisivo, que garantiu o título inédito a Portugal, surgiu aos 32 minutos, após uma assistência perfeita do cerveirense Duarte Cunha, que colocou Anísio Cabral na cara do golo.
A Seleção Nacional sagrou-se, esta quinta-feira, Campeã do Mundo de Sub-17, após vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. O triunfo, inédito para o futebol português neste escalão, ficará eternizado como um dos momentos mais marcantes da história desportiva nacional.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” regressa este Natal ao centro histórico de Viana do Castelo e chega este ano com uma novidade: além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá também uma edição na véspera de Ano Novo.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebrou, no último sábado, 44 anos de atividade, numa cerimónia que destacou o papel essencial de dadores de sangue, voluntários e instituições beneméritas no apoio à melhoria dos serviços hospitalares.
Viana do Castelo quer afirmar-se através do mar. Esta quarta-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorreu a conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, organizada pela Câmara Municipal e pelo Centro de Excelência Jean Monnet - OCEANID +, da Universidade Nova de Lisboa.
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, Viana do Castelo vai receber duas iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável e à promoção da bicicleta como meio de transporte e lazer. Os eventos são organizados pela associação em constituição Viana Ciclável, com atividades para todas as idades.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima recebe amanhã, 28 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre, a Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025, distinção que homenageia o historiador Armando de Almeida Fernandes e visa incentivar a investigação em História Medieval Portuguesa.