O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu hoje, na reunião camarária, que Viana, enquanto Cidade Europeia do Desporto, vai receber cerca de 400 eventos desportivos. Os campeonatos nacionais de atletismo são uma das novidades da programação.
No período antes da ordem do dia, Eduardo Teixeira, vereador do PSD, deixou uma “nota positiva” pelos eventos desportivos realizados na cidade, mas lamentou a “falta de divulgação” destes. Luís Nobre discordou da opinião e defendeu que se há ano em que tem existido promoção “é no ano da Cidade Europeia do Desporto”. “No início, anunciamos que íamos ter 365 eventos, mas vão ser muitos mais. Neste momento, estamos próximos dos 400”, afirmou. “Dizer que não se está preparado e que não se está atento é a mesma coisa que obrigar as pessoas a estarem”, atirou o presidente da Câmara Municipal de Viana.
Ricardo Rego, vereador do desporto na Câmara Municipal de Viana, adiantou ainda que Pedro Pichardo ou Patrícia Mamona poderão ser presenças durante o campeonato de atletismo. “Uma das novidades vão ser os campeonatos nacionais de primeira, segunda e terceira divisão de atletismo nos quais poderemos ter a possibilidade de ter no centro da cidade, por exemplo, o tão famoso Pichardo, a saltar em comprimento, ou a Mamona”, revelou. Neste momento, “está em forja a possibilidade de descentralizarmos os campeonatos nacionais de atletismo para o centro da cidade em algumas modalidades. Por exemplo, no salto em comprimento ou no salto em altura”, completou Ricardo Rego.
Já no período da ordem do dia, o executivo aprovou, por unanimidade, um protocolo de colaboração com o Agrupamento de Escolas de Monserrate, de Viana, que prevê que sejam os próprios alunos do curso técnico de multimédia a realizar toda a cobertura dos eventos desportivos da Cidade Europeia do Desporto. Neste sentido e para “apetrechamento” de novo material no laboratório de multimédia foi ainda aprovado um apoio de 25 mil euros, “de acordo com as necessidades”. Ricardo Rego sublinhou que “é extremamente importante o trabalho feito por estes alunos” e que “têm uma capacidade de trabalho brutal”. “O investimento pode parecer muito, mas não o é…”, alertou.
O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf do Cabedelo, em Viana do Castelo, vai ser alvo de obras de reabilitação e novos apetrechamentos no valor global de 700 mil euros, ao abrigo do programa nacional de modernização dos Centros de Alto Rendimento.
O rio Lima vai ser, no próximo 15 de novembro, o palco da Taça Remo Jovem / Troféu Primeiras Remadas, uma competição que promete animar Viana do Castelo entre as 9h00 e as 13h30. O evento, integrado na época 2025-2026, reunirá dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos, em representação de vários clubes da região norte.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.