O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu hoje, na reunião camarária, que Viana, enquanto Cidade Europeia do Desporto, vai receber cerca de 400 eventos desportivos. Os campeonatos nacionais de atletismo são uma das novidades da programação.
No período antes da ordem do dia, Eduardo Teixeira, vereador do PSD, deixou uma “nota positiva” pelos eventos desportivos realizados na cidade, mas lamentou a “falta de divulgação” destes. Luís Nobre discordou da opinião e defendeu que se há ano em que tem existido promoção “é no ano da Cidade Europeia do Desporto”. “No início, anunciamos que íamos ter 365 eventos, mas vão ser muitos mais. Neste momento, estamos próximos dos 400”, afirmou. “Dizer que não se está preparado e que não se está atento é a mesma coisa que obrigar as pessoas a estarem”, atirou o presidente da Câmara Municipal de Viana.
Ricardo Rego, vereador do desporto na Câmara Municipal de Viana, adiantou ainda que Pedro Pichardo ou Patrícia Mamona poderão ser presenças durante o campeonato de atletismo. “Uma das novidades vão ser os campeonatos nacionais de primeira, segunda e terceira divisão de atletismo nos quais poderemos ter a possibilidade de ter no centro da cidade, por exemplo, o tão famoso Pichardo, a saltar em comprimento, ou a Mamona”, revelou. Neste momento, “está em forja a possibilidade de descentralizarmos os campeonatos nacionais de atletismo para o centro da cidade em algumas modalidades. Por exemplo, no salto em comprimento ou no salto em altura”, completou Ricardo Rego.
Já no período da ordem do dia, o executivo aprovou, por unanimidade, um protocolo de colaboração com o Agrupamento de Escolas de Monserrate, de Viana, que prevê que sejam os próprios alunos do curso técnico de multimédia a realizar toda a cobertura dos eventos desportivos da Cidade Europeia do Desporto. Neste sentido e para “apetrechamento” de novo material no laboratório de multimédia foi ainda aprovado um apoio de 25 mil euros, “de acordo com as necessidades”. Ricardo Rego sublinhou que “é extremamente importante o trabalho feito por estes alunos” e que “têm uma capacidade de trabalho brutal”. “O investimento pode parecer muito, mas não o é…”, alertou.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.