O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu hoje, na reunião camarária, que Viana, enquanto Cidade Europeia do Desporto, vai receber cerca de 400 eventos desportivos. Os campeonatos nacionais de atletismo são uma das novidades da programação.
No período antes da ordem do dia, Eduardo Teixeira, vereador do PSD, deixou uma “nota positiva” pelos eventos desportivos realizados na cidade, mas lamentou a “falta de divulgação” destes. Luís Nobre discordou da opinião e defendeu que se há ano em que tem existido promoção “é no ano da Cidade Europeia do Desporto”. “No início, anunciamos que íamos ter 365 eventos, mas vão ser muitos mais. Neste momento, estamos próximos dos 400”, afirmou. “Dizer que não se está preparado e que não se está atento é a mesma coisa que obrigar as pessoas a estarem”, atirou o presidente da Câmara Municipal de Viana.
Ricardo Rego, vereador do desporto na Câmara Municipal de Viana, adiantou ainda que Pedro Pichardo ou Patrícia Mamona poderão ser presenças durante o campeonato de atletismo. “Uma das novidades vão ser os campeonatos nacionais de primeira, segunda e terceira divisão de atletismo nos quais poderemos ter a possibilidade de ter no centro da cidade, por exemplo, o tão famoso Pichardo, a saltar em comprimento, ou a Mamona”, revelou. Neste momento, “está em forja a possibilidade de descentralizarmos os campeonatos nacionais de atletismo para o centro da cidade em algumas modalidades. Por exemplo, no salto em comprimento ou no salto em altura”, completou Ricardo Rego.
Já no período da ordem do dia, o executivo aprovou, por unanimidade, um protocolo de colaboração com o Agrupamento de Escolas de Monserrate, de Viana, que prevê que sejam os próprios alunos do curso técnico de multimédia a realizar toda a cobertura dos eventos desportivos da Cidade Europeia do Desporto. Neste sentido e para “apetrechamento” de novo material no laboratório de multimédia foi ainda aprovado um apoio de 25 mil euros, “de acordo com as necessidades”. Ricardo Rego sublinhou que “é extremamente importante o trabalho feito por estes alunos” e que “têm uma capacidade de trabalho brutal”. “O investimento pode parecer muito, mas não o é…”, alertou.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".