Viana do Castelo prepara-se para receber, este fim de semana, 22 e 23 de julho, os 85.º Campeonatos Nacionais de Clubes em Ar Livre – Fase Final da I, II e III Divisões. As competições vão ter lugar no Estádio Municipal Manuela Machado, no Jardim Público e no Jardim da Marina e vão contar com a participação de mais de um milhar de atletas.
Organizadas pela Federação Portuguesa de Atletismo e pela Associação de Atletismo de Viana do Castelo, as provas vão decorrer maioritariamente no Estádio Municipal Manuela Machado, mas algumas delas, como o salto em comprimento masculino, o lançamento do peso (masculino e feminino) e o triplo salto feminino realizam-se no Jardim Público / Jardim da Marina.
No Estádio Municipal Manuela Machado, o público poderá assistir a provas de corrida, salto em altura, salto à vara, lançamento de martelo, lançamento de dardo, lançamento de disco, marcha, corrida de obstáculos, corrida com barreiras, entre outros.
Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, realçou o facto de o atletismo ter sido uma das prioridades do município e integrar o “grande desafio” da Cidade Europeia do Desporto.
Sobre o principal palco destes campeonatos nacionais, o Estádio Municipal Manuela Machado, disse ser “absolutamente determinante”, o que justificou o investimento municipal na sua “reinterpretação”. Agora, a ambição da autarquia passa por integrar aquela infraestrutura na futura Cidade Desportiva de Viana do Castelo, “que marcará para sempre o desporto no concelho”.
O autarca revelou que a Câmara Municipal está atualmente a cumprir formalidades, mas que já garantiu os terrenos, e vai começar a implementar melhorias “para que esta Cidade Desportiva seja um elemento de agregação da cidade vianense, de inclusão e promoção de hábitos de vida saudáveis.”
Já o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, agradeceu à Câmara Municipal “por tão bem acolher a modalidade”, realçando que este é um “ano especial” para o Município que Viana do Castelo, “que está muito atarefado numa grande estafeta de modalidades”.
“Esta é uma das provas com maior responsabilidade organizativa. Destaco a excelente infraestrutura para a prática da modalidade que é o Estádio Municipal Manuela Machado, onde temos todas as condições para uma prova deste nível e que conta com tantos atletas”, realçou o responsável.
“Este ano, teremos uma novidade que é o facto de a prova ter momentos realizados em via pública, atraindo mais pessoas para esta modalidade. Queremos, pois, aproximar o atletismo dos cidadãos e quebrar barreiras”, indicou.
“O atletismo é a modalidade olímpica número 1 em Portugal porque tem os 5 campeões olímpicos de Portugal”, recordou Jorge Vieira. Elogiou ainda a atleta vianense Cláudia Ferreira, de lançamento de dardo, que disse ser “um produto genético de Viana do Castelo, uma atleta construída em Viana do Castelo e que contou com os apoios que a Câmara presta aos atletas”.
O presidente da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, Manuel Domingues, disse que “estamos a falar de uma das competições mais importantes do atletismo português, que vai contar com mais de 1000 atletas e respetivas equipas, pelo que será um episódio absolutamente fantástico para a cidade”.
“Esperamos que seja um sucesso. Vamos trazer o atletismo ao centro da cidade para conseguirmos mais afluência de público”, vaticinou.
Destaca-se o apuramento para a final da 3ª divisão (masculinos) do Centro Atletismo de Mazarefes, clube filiado da Associação de Atletismo de Viana do Castelo.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.