Tendo em consideração o elevado número de pedidos de licenciamento e de autorizações para a realização de eventos desportivos, culturais, sociais, festivos, recreativos, turísticos e outros, organizados nas vias, jardins e demais lugares públicos ao ar livre, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu duas sessões de esclarecimento divididas entre norte e sul do concelho e envolvendo as Juntas de Freguesia e as diversas entidades promotoras de eventos.
Estas sessões foram organizadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e contaram com a participação da equipa que integra a Comissão de Vistorias, nomeadamente a Unidade Orgânica de Vias e Infraestruturas, a Secção de Taxas e Licenças, a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana e a Autoridade Marítima Nacional.
Estes encontros serviram para o esclarecimento de questões de natureza administrativa e técnica, por forma a que possam ser corretamente instruídos os diversos procedimentos e agilização dos mesmos junto das várias entidades com responsabilidades no processo de licenciamento de recintos.
“A cidade é, cada vez mais, escolhida por organizações, empresas e associações para promoção de congressos, encontros, seminários, exposições, eventos desportivos, entre muito mais. Nesse sentido, Viana do Castelo conta com variados espaços de elevada qualidade, com diferentes dimensões, adequados ao acolhimento de eventos diversos, privilegiando igualmente a promoção de eventos diversos ao ar livre”, realçou o Município em nota.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.