Tendo em consideração o elevado número de pedidos de licenciamento e de autorizações para a realização de eventos desportivos, culturais, sociais, festivos, recreativos, turísticos e outros, organizados nas vias, jardins e demais lugares públicos ao ar livre, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu duas sessões de esclarecimento divididas entre norte e sul do concelho e envolvendo as Juntas de Freguesia e as diversas entidades promotoras de eventos.
Estas sessões foram organizadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e contaram com a participação da equipa que integra a Comissão de Vistorias, nomeadamente a Unidade Orgânica de Vias e Infraestruturas, a Secção de Taxas e Licenças, a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana e a Autoridade Marítima Nacional.
Estes encontros serviram para o esclarecimento de questões de natureza administrativa e técnica, por forma a que possam ser corretamente instruídos os diversos procedimentos e agilização dos mesmos junto das várias entidades com responsabilidades no processo de licenciamento de recintos.
“A cidade é, cada vez mais, escolhida por organizações, empresas e associações para promoção de congressos, encontros, seminários, exposições, eventos desportivos, entre muito mais. Nesse sentido, Viana do Castelo conta com variados espaços de elevada qualidade, com diferentes dimensões, adequados ao acolhimento de eventos diversos, privilegiando igualmente a promoção de eventos diversos ao ar livre”, realçou o Município em nota.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.
Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.
A Câmara Municipal de Valença lançou um novo concurso público para a reabilitação do bairro social de Friestas, prevendo um investimento mínimo de 1,2 milhões de euros. O anúncio foi publicado no Diário da República e fixa um prazo de execução de 365 dias.
Viana do Castelo vai ser, no último fim de semana de novembro, o palco de dois dos maiores eventos regionais dedicados às artes marciais e ao Judo. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nos dias 29 e 30, iniciativas organizadas pelo Sport Clube Vianense em parceria com a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC), que devem reunir cerca de 550 atletas.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinalou 40 anos de atividade, destacando o impacto da instituição na formação de profissionais e no desenvolvimento regional, e apresentando os desafios e prioridades para a próxima década.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, realizada entre 15 e 22 de novembro, encerrou com um balanço extremamente positivo, registando níveis de participação superiores aos de todas as edições anteriores. O evento, promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, voltou a destacar-se pela diversidade artística e pelo compromisso exemplar com a acessibilidade.