Logo
Regional

Viana promove reunião com as Juntas e Uniões de Freguesia para esclarecer questões sobre animais

15 Março, 2023 | 15:30
Partilhar
Isabel Marques
2 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu uma reunião de trabalho com as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho para esclarecer e reforçar alguns procedimentos e boas práticas a adotar relativamente a questões associadas a animais, sejam de companhia ou animais selvagens. 

O encontro contou com a presença da vereadora do Ambiente e da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, e da vereadora dos Serviços Urbanos, Carlota Borges. A reunião aconteceu num momento em que a autarquia se vê “frequentemente confrontada com questões associadas a animais, sejam de companhia, de pecuária ou animais selvagens. Nesse contexto, embora algumas diligências tenham vindo a ser efetuadas com apoio de diversas entidades, muito em particular com Juntas de Freguesia, foi identificada a necessidade de se reforçar boas práticas e metodologias a adotar”, esclareceu o executivo.

No caso de animais de companhia, “existe regulamentação devidamente estabelecida e que tem vindo a evoluir, no sentido de garantir melhor qualidade de vida possível a este animais, sendo que o mesmo se aplica a animais de pecuária. No caso de espécies selvagens, é cada vez mais frequente a sociedade civil manifestar atenção e preocupação relativamente a questões de biodiversidade, em geral, e a da proteção de espécies animais e vegetais, em particular”, explicou.

Assim, foi esclarecido que, por vezes, “alguns animais selvagens vivos são identificados junto de aglomerados populacionais, mas que os mesmos podem não necessitar da intervenção direta do ser humano para voltar ao seu habitat. Se o animal se encontrar parado e aparentemente inativo, deverá haver um motivo para esse comportamento (descanso, hibernação, etc.) e a remoção do local original poderá ser mais prejudicial à espécie do que deixá-la no local onde sempre se encontra”, exemplificou a autarquia.

Foi ainda indicado “que caso o animal seja uma cria / juvenil, e se considere que se encontra em perigo, poderá ser deslocado para um local que se considere mais seguro e protegido de predadores, preferencialmente utilizando um pano e evitando uma distância relativamente ao local onde o encontrou para que os progenitores o encontrem. Caso o animal se encontre ferido, deverão ser os cidadãos a contactar os serviços do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) ou a linha SOS Ambiente e Território do Serviço Especial de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA)”, completou.

Nos casos em que sejam observados animais selvagens mortos em espaço de uso público, foi coordenado com as Juntas de Freguesia a manutenção de apoio que têm vindo a prestar nesta matéria. “Ainda que estas situações não representem um risco imediato para a saúde pública, algumas recomendações foram partilhadas no sentido de, sempre que possível, integrar o animal no espaço natural para que cumpra o ciclo de vida desse ecossistema. Em última análise e, caso se considere necessário, poderão estes animais ser enterrados cumprindo as normas definidas pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV)”, alertou o executivo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Janeiro, 2026

Eurocidade Tui–Valença recebe II Congresso Internacional de Educação

Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.

Regional 26 Janeiro, 2026

Ponte da Barca apoia apicultores após incêndios com 2 toneladas de alimento para abelhas

A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.

Câmara de Viana firma protocolos que garantem educação artística e AECs e reforçam ensino profissional
Regional 26 Janeiro, 2026

Viana do Castelo investe 334 mil euros em Juntas e Uniões de Freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.

Regional 26 Janeiro, 2026

Webincode aproxima empresas de Viana do Castelo da tecnologia Cegid PHC

A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.

Desporto 26 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC sai derrotado em Porto Salvo na Liga Feminina Placard

O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.

Desporto 26 Janeiro, 2026

André Pereira e Solange Jesus brilham na Meia Maratona Manuela Machado

Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.

Desporto 26 Janeiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense derrota em casa pelo líder Bragança

A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.