O Município de Viana volta a marcar presença, no dia 1 de novembro, na 5ª edição da FAIRWAY, certame dedicado aos Caminhos de Santiago, que tem lugar no Palácio de Congressos e Exposições da Galiza, em Santiago de Compostela.
O município vianense integrará o stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, juntamente com os restantes municípios que integram o Caminho Português da Costa, com o objetivo de divulgar e promover este caminho junto de profissionais, ‘hosted buyers’, comunicação social e público em geral, consolidando a identidade e reconhecimento do Caminho, produto que cada vez tem mais adesão entre aqueles que querem chegar a Santiago de Compostela a pé.
Depois, de 2 a 5 de novembro, o Viana do Castelo marca também presença na 24ª edição de XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense (Galiza). Durante quatro dias, XANTAR oferece um completo programa de atividades onde se apresentam mais de 200 experiências gastronómicas, para além de incluir o Encontro Internacional sobre Gastronomia Sustentável e Saudável.
Com stand próprio, numa promoção integrada com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Viana do Castelo promove-se num mercado estratégico de proximidade. Nesta feira, a autarquia promoverá diversos momentos de animação, sendo que no dia 2 de novembro serão realizados momentos de degustação da Torta de Viana da Dona Farinha Cake Design (produto certificado) e Prova de Vinho dos produtores locais.
No dia 3 de novembro, o destaque será para o showcooking realizado por alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, sendo o dia 4 de novembro dedicado à promoção dos nossos vinhos verdes com a realização de uma Prova de Vinho comentada pelo Solar do Louredo.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.