No âmbito da Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo, o Município promove, a 21 de novembro, o segundo encontro para profissionais do setor turístico.
Na sequência do trabalho desenvolvido no 1º Meetup realizado no dia 18 de abril, terá lugar, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, o 2º Meetup, promovido em parceria com a Associação Fórum Turismo, sobre a temática “Viana do Castelo – Um Oásis Entre o Norte e a Galiza”.
Neste encontro pretende fazer-se um balanço quantitativo e qualitativo da atividade turística, abordando o desempenho do Município e da região Porto e Norte.
Na parte inicial da sessão será apresentado o balanço municipal pela autarquia, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, seguindo-se a apresentação de um balanço da região pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins.
Na segunda parte da sessão, serão apresentados três estudos de caso com a temática “Pólo turístico: O centro depende da perspetiva”, num momento que contará com a presença de, Jorge Sobrado, atual diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, sobre a intervenção efetuada em Viseu durante a sua passagem pelo Município; Cesáreo González Pardal, presidente do Cluster del Turismo de Galicia, que irá falar em “Como aproveitar os recursos endógenos” e José Afonso Gonçalves, da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, cuja apresentação abordará a importância do trabalho em rede para despertar mais e melhor negócio.
A participação nos meetups é gratuita, mas com inscrição prévia obrigatória até ao dia 16 de novembro, aqui.
A Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo foi constituída a 19 de fevereiro de 2020, tendo por base um acordo de cooperação interinstitucional celebrado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a
Associação Fórum Turismo, para a dinamização do setor.

O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.