No âmbito da Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo, o Município promove, a 21 de novembro, o segundo encontro para profissionais do setor turístico.
Na sequência do trabalho desenvolvido no 1º Meetup realizado no dia 18 de abril, terá lugar, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, o 2º Meetup, promovido em parceria com a Associação Fórum Turismo, sobre a temática “Viana do Castelo – Um Oásis Entre o Norte e a Galiza”.
Neste encontro pretende fazer-se um balanço quantitativo e qualitativo da atividade turística, abordando o desempenho do Município e da região Porto e Norte.
Na parte inicial da sessão será apresentado o balanço municipal pela autarquia, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, seguindo-se a apresentação de um balanço da região pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins.
Na segunda parte da sessão, serão apresentados três estudos de caso com a temática “Pólo turístico: O centro depende da perspetiva”, num momento que contará com a presença de, Jorge Sobrado, atual diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, sobre a intervenção efetuada em Viseu durante a sua passagem pelo Município; Cesáreo González Pardal, presidente do Cluster del Turismo de Galicia, que irá falar em “Como aproveitar os recursos endógenos” e José Afonso Gonçalves, da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, cuja apresentação abordará a importância do trabalho em rede para despertar mais e melhor negócio.
A participação nos meetups é gratuita, mas com inscrição prévia obrigatória até ao dia 16 de novembro, aqui.
A Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo foi constituída a 19 de fevereiro de 2020, tendo por base um acordo de cooperação interinstitucional celebrado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a
Associação Fórum Turismo, para a dinamização do setor.

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.