No âmbito da Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo, o Município promove, a 21 de novembro, o segundo encontro para profissionais do setor turístico.
Na sequência do trabalho desenvolvido no 1º Meetup realizado no dia 18 de abril, terá lugar, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, o 2º Meetup, promovido em parceria com a Associação Fórum Turismo, sobre a temática “Viana do Castelo – Um Oásis Entre o Norte e a Galiza”.
Neste encontro pretende fazer-se um balanço quantitativo e qualitativo da atividade turística, abordando o desempenho do Município e da região Porto e Norte.
Na parte inicial da sessão será apresentado o balanço municipal pela autarquia, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, seguindo-se a apresentação de um balanço da região pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins.
Na segunda parte da sessão, serão apresentados três estudos de caso com a temática “Pólo turístico: O centro depende da perspetiva”, num momento que contará com a presença de, Jorge Sobrado, atual diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, sobre a intervenção efetuada em Viseu durante a sua passagem pelo Município; Cesáreo González Pardal, presidente do Cluster del Turismo de Galicia, que irá falar em “Como aproveitar os recursos endógenos” e José Afonso Gonçalves, da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, cuja apresentação abordará a importância do trabalho em rede para despertar mais e melhor negócio.
A participação nos meetups é gratuita, mas com inscrição prévia obrigatória até ao dia 16 de novembro, aqui.
A Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo foi constituída a 19 de fevereiro de 2020, tendo por base um acordo de cooperação interinstitucional celebrado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a
Associação Fórum Turismo, para a dinamização do setor.

O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.