No âmbito da Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo, o Município promove, a 21 de novembro, o segundo encontro para profissionais do setor turístico.
Na sequência do trabalho desenvolvido no 1º Meetup realizado no dia 18 de abril, terá lugar, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, o 2º Meetup, promovido em parceria com a Associação Fórum Turismo, sobre a temática “Viana do Castelo – Um Oásis Entre o Norte e a Galiza”.
Neste encontro pretende fazer-se um balanço quantitativo e qualitativo da atividade turística, abordando o desempenho do Município e da região Porto e Norte.
Na parte inicial da sessão será apresentado o balanço municipal pela autarquia, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, seguindo-se a apresentação de um balanço da região pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins.
Na segunda parte da sessão, serão apresentados três estudos de caso com a temática “Pólo turístico: O centro depende da perspetiva”, num momento que contará com a presença de, Jorge Sobrado, atual diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, sobre a intervenção efetuada em Viseu durante a sua passagem pelo Município; Cesáreo González Pardal, presidente do Cluster del Turismo de Galicia, que irá falar em “Como aproveitar os recursos endógenos” e José Afonso Gonçalves, da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, cuja apresentação abordará a importância do trabalho em rede para despertar mais e melhor negócio.
A participação nos meetups é gratuita, mas com inscrição prévia obrigatória até ao dia 16 de novembro, aqui.
A Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo foi constituída a 19 de fevereiro de 2020, tendo por base um acordo de cooperação interinstitucional celebrado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a
Associação Fórum Turismo, para a dinamização do setor.

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.