Entre os dias 02 e 16 de dezembro, a iniciativa “Viana + Presente(s)” volta a desafiar os funcionários municipais a tornarem o Natal de meio milhar de crianças mais feliz. A Câmara Municipal de Viana do Castelo e os Serviços Sociais dos Trabalhadores Municipais de Viana do Castelo desafiam, pela quinta vez consecutiva, os funcionários, a população em geral e as empresas a oferecerem prendas de Natal a mais de 500 crianças carenciadas do concelho.
A campanha decorre de 02 a 16 de dezembro e pretende tornar o Natal destas crianças ainda mais especial. Para tal, vai estar disponível uma lista das crianças que vão ser apoiadas através desta iniciativa no Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) e na sede dos Serviços Sociais dos Trabalhadores Municipais de Viana do Castelo. O documento com a listagem das crianças está dividido por menino, menina e respetiva idade, para facilitar a aquisição do presente.
Quem quiser juntar-se a esta iniciativa irá, pois, assumir a responsabilidade de comprar um presente para a criança que elege, até dia 16 de dezembro.
As prendas deverão ser deixadas no Serviço de Atendimento ao Munícipe, no bar da torre do liceu ou na sede dos Serviços Sociais dos Trabalhadores Municipais de Viana do Castelo.
À medida que os presentes forem entregues, será construída uma “Árvore de Natal” com os embrulhos e, na fase seguinte, as equipas locais irão iniciar a entrega dos presentes às crianças pelas freguesias do concelho de Viana do Castelo. As equipas irão promover a entrega das prendas solidárias entre os dias 18 e 23 de dezembro.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.