Logo
Regional

Viana do Castelo investe mais de 300 mil euros para reabilitar os dois troços das margens do Rio Lima

2 Fevereiro, 2024 | 11:10
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo investiu 341.277 euros na reabilitação de dois troços das margens do Rio Lima, o principal curso de água do concelho. 

No Dia Mundial das Zonas Húmidas, 2 de fevereiro, este ano subordinado ao tema “Bem-estar Humano”, destaca-se uma candidatura apresentada pelo Município de Viana do Castelo ao Programa Operacional COMPETE2020 – REACT-EU Reabilitação da Rede Hidrográfica, que teve como objetivo a intervenção de zonas das margens do rio que apresentavam graves problemas erosivos.

Os trabalhos preconizados assentaram numa estratégia de desenvolvimento sustentável para as margens das linhas de água e para a sua envolvente, através da implementação de soluções de reabilitação fluvial mais próximas da Natureza, em cerca de 4,5 quilómetros, que promovem a consolidação das margens e a resiliência do território face ao impacto do risco das cheias, bem como a criação de um ambiente mais saudável.

Para o efeito, foram identificados dois troços das margens do Rio Lima, um compreendido entre a União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria e Vila Franca (margem esquerda), vulgarmente conhecida como Veiga de S. Simão, uma das zonas húmidas mais importantes do concelho, com valores naturais de extrema relevância para o bem estar humano, e um segundo troço compreendido entre a União de Freguesias de Torre e Vila Mou e Lanheses (margem direita), que apresentavam graves problemas de erosão, onde foram implementadas diferentes técnicas de reabilitação, adaptadas às caraterísticas de cada um dos locais.

Das técnicas de engenharia natural aplicadas, salientam-se a estacaria viva, o entrançado, as faxinas vivas, o enrocamento, o esporão e a plantação de espécies nativas.

Com estas intervenções estima-se que a curto/médio prazo seja reestabelecido o equilíbrio natural do ecossistema local.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Setembro, 2025

Biblioteca Municipal de Valença convida famílias a “pedalar”

A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.

Regional 10 Setembro, 2025

Feiras Novas arrancam hoje em Ponte de Lima com concertinas, arruada e luzes festivas

É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.

Opinião 10 Setembro, 2025

OPINIÃO: Nada neste mundo é à toa

Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.

Regional 10 Setembro, 2025

Erva-das-pampas ameaça ecossistemas locais e mobiliza autoridades

A Erva-das-pampas (Cortaderia selloana), conhecida pelas suas plumas brancas e elegantes, está a espalhar-se rapidamente na região, preocupando especialistas e autoridades ambientais.

Regional 10 Setembro, 2025

Projeto de Lanheses entre os 10 finalistas do Prémio Manuel António da Mota 2025

O Centro Paroquial e Social de Lanheses (CPSL) foi distinguido como um dos 10 finalistas da 16.ª edição do Prémio Manuel António da Mota, com o projeto Elisa – Assistente Virtual de Apoio às IPSS.

Nacional 10 Setembro, 2025

PSP apreende 52 armas em escolas no último ano letivo

A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu 52 armas em estabelecimentos de ensino durante o ano letivo 2024/2025, no âmbito do Programa Escola Segura (PES). Os dados provisórios, divulgados na segunda-feira, revelam ainda um total de 3.887 ocorrências registadas, o que representa uma diminuição de 3,9% face ao ano letivo anterior.

Música 10 Setembro, 2025

Mizzy Miles atua sexta-feira no Festival Viana Bate Forte

O DJ e produtor português Mizzy Miles vai atuar esta sexta-feira, dia 12 de setembro, no palco da Liberdade, no âmbito do Festival Viana Bate Forte, um dos maiores eventos culturais do Alto Minho.