Viana do Castelo vai assinalar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com a iniciativa "Viana no Feminino". Um projeto que pretende desafiar todas as mulheres do concelho a praticar desporto, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto.
O dia aberto ao desporto propõe aula de nado livre na Piscina do Atlântico, das 15h00 às 19h30, e aula de hidroginástica, das 16h00 às 19h30.
Já no Pavilhão Mestre Luís Braga serão promovidas duas aulas de dança, entre as 15h45 e as 17h45, com Paula Brites, que irá apresentar danças afrolatinas às participantes.
Todas as aulas são de participação gratuita, mediante inscrição obrigatória para gci@cm-viana-castelo.pt até ao final da manhã de 8 de março.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.