A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, organizada pelo Santa Luzia Futebol Clube, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” está de volta hoje ao centro histórico de Viana do Castelo.
Cerca de 500 litros de moscatel e 200 quilos de banana estão prontos para serem servidos em plena Praça da República, numa tradição que promete voltar a encher o centro histórico da capital do Alto Minho, numa iniciativa que promete muita animação na véspera da noite de consoada .
A organização, a cargo do Santa Luzia Futebol Clube, espera que ao contrario do que aconteceu no ano passado, o “São Pedro ajude a brindar o dia com bom tempo”, esperando que “centenas de pessoas passem pela Praça da República para um convívio sem igual”, afirmou Rogério Martins, o presidente do clube de futsal de Viana do Castelo.
O Santa Luzia Futebol Clube, volta a garantir a tradição do Moscatel com Banana, conhecida como Bananeiro.

O costume foi realizado durante 60 anos pela casa Riolanda, situada na Rua Manuel Espregueira, entretanto encerrada.
A tradição da banana e do cálice de moscatel, em Viana do Castelo, foi relançado em 2016 pelo Santa Luzia Futebol Clube, num convívio que junta várias centenas de pessoas, em frente ao Museu do Traje, na Praça da República. .
O Santa Luzia mantém a parceria com a empresa, José Maria da Fonseca, um dos maiores produtores de vinho moscatel do país.
Para um melhor conforto dos que pretendam participar na iniciativa, o Santa Luzia Futebol Clube, caso se justifique, garante algumas zonas cobertas.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.