O Município de Viana do Castelo vai voltar a estar presente na maior feira internacional de Barcelona, "B-Travel – El Salón del Turismo", de 24 a 26 de março, com as principais agências de viagens, operadores de cruzeiros, hotelaria, entre outras.
A participação vianense acontece integrada no stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, no Recinto Montjuïc, Pavilhão 8, Nivel 0, Calle B, com o stand nº 177.
Nesta participação, o Município de Viana do Castelo dará destaque à informação do turismo de natureza, à gastronomia e vinhos, turismo ativo e desportivo, turismo cultural e turismo monumental e religioso, especialmente com a promoção do Caminho Português da Costa.
Em 2023, Viana estará ainda presente na Expovacaciones (Bilbao), na Expocidades – Mostra de Turismo das Cidades do Eixo Atlântico (Valongo), na FIA – Feira Internacional de Artesanato (Lisboa), no XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico (Ourense) e na INTUR – Feira Internacional de Turismo do Interior (Valladolid).
Estas participações “revestem-se de enorme importância para dar a conhecer a oferta turística diversificada e de qualidade que existe neste destino e a variedade de experiências que os visitantes e turistas podem usufruir, ofertas que dão resposta a diferentes tipos de motivação durante todo o ano”, destacou a autarquia.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.