Mais de um milhão e cem mil pessoas foi o número de visitantes que as Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, atraíram até à capital do Alto Minho. Os resultados foram divulgados esta quarta-feira e obtidos através de um estudo realizado durante os nove dias da Romaria.
Segundo o estudo, que pretendia avaliar a satisfação do evento, “a extensão da festa aos dias 14 e 16 de agosto teve um efeito positivo e significativo no que respeita ao número de visitantes, destacando-se a concentração de pessoas predominantemente nas áreas de diversão do Campo d’Agonia”, divulgou o Município de Viana, numa nota de imprensa.
No que toca à programação, “o feriado de 15 de agosto foi o dia que concentrou o maior número de pessoas, tendo sido registado um volume superior ao do ano passado em cerca de 8%”, deu nota a autarquia, realçando, entre as principais atividades do dia, o Festival de Folclore e a Trasladação das imagens do Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Assunção.
Já, no dia 16 de agosto, também a Festa do Traje, que aconteceu no Centro Cultural de Viana, obteve uma participação superior, assim como o Desfile da Mordomia, no dia seguinte, tendo sido o destaque da programação.
Nos dias 18 e 19 de agosto, o programa foi afetado pela chuva forte, mas nem isso desmobilizou a população. “O feriado municipal de 20 de agosto, dia da Procissão ao Mar, garantiu bom tempo e permitiu um aumento significativo de cerca de 21,6% no que toca ao número de visitantes, tendo contribuído para este efeito o contrarrelógio da Volta a Portugal em Bicicleta”, sublinhou o Município.
“No mesmo dia, a Serenata no Rio Lima, atraiu um grande número de pessoas às margens do rio, cerca de 96.210 pessoas, uma concentração de pessoas que registou um aumento de 23% face ao ano transato”, completou.
De acordo com o Município de Viana, “os primeiros dados indicam que, no global, o alargamento do número de dias da Romaria d’Agonia permitiu um impacto no número de visitantes na cidade muito positivo, com um reflexo superior ao do ano anterior no que diz respeito também ao volume de transações declaradas pelos comerciantes”, sobressaindo-se ainda o agrado dos visitantes “na melhoria das soluções de estacionamento, à implementação da aplicação Romaria n’Algibeira e à estratégia de comunicação desenvolvida para divulgação da Romaria”.
Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana, congratulou-se com os resultados positivos da edição deste ano da Romaria, e do seu impacto económico para o concelho, “prometendo anunciar as datas da Romaria da Senhora da Agonia do próximo ano já no final de setembro”.
O rio Lima volta a assumir o protagonismo no panorama desportivo nacional no próximo sábado, 22 de novembro, a partir das 13h00, com a realização da Taça Remo Jovem / Taça Primeiras Remadas, competição que reúne dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos e marca mais um momento forte da época 2025-2026.
Melgaço foi, entre quinta-feira e sábado, o centro das atenções do desporto nacional ao acolher o 5.º Fórum REDESPP – Rede de Ensino Superior Politécnico Público em Desporto. O encontro, que celebrou o 10.º aniversário da rede, reuniu na Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC (ESDL-IPVC) representantes de 17 instituições de ensino superior, num evento marcado pelo debate, cooperação e reflexão estratégica.
Valença deu, na sexta-feira, 15 de novembro, um passo decisivo para o desenvolvimento do setor agrícola com a inauguração oficial da Associação para o Desenvolvimento Regional Valença Regenera+.
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.