Mais de um milhão e cem mil pessoas foi o número de visitantes que as Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, atraíram até à capital do Alto Minho. Os resultados foram divulgados esta quarta-feira e obtidos através de um estudo realizado durante os nove dias da Romaria.
Segundo o estudo, que pretendia avaliar a satisfação do evento, “a extensão da festa aos dias 14 e 16 de agosto teve um efeito positivo e significativo no que respeita ao número de visitantes, destacando-se a concentração de pessoas predominantemente nas áreas de diversão do Campo d’Agonia”, divulgou o Município de Viana, numa nota de imprensa.
No que toca à programação, “o feriado de 15 de agosto foi o dia que concentrou o maior número de pessoas, tendo sido registado um volume superior ao do ano passado em cerca de 8%”, deu nota a autarquia, realçando, entre as principais atividades do dia, o Festival de Folclore e a Trasladação das imagens do Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Assunção.
Já, no dia 16 de agosto, também a Festa do Traje, que aconteceu no Centro Cultural de Viana, obteve uma participação superior, assim como o Desfile da Mordomia, no dia seguinte, tendo sido o destaque da programação.
Nos dias 18 e 19 de agosto, o programa foi afetado pela chuva forte, mas nem isso desmobilizou a população. “O feriado municipal de 20 de agosto, dia da Procissão ao Mar, garantiu bom tempo e permitiu um aumento significativo de cerca de 21,6% no que toca ao número de visitantes, tendo contribuído para este efeito o contrarrelógio da Volta a Portugal em Bicicleta”, sublinhou o Município.
“No mesmo dia, a Serenata no Rio Lima, atraiu um grande número de pessoas às margens do rio, cerca de 96.210 pessoas, uma concentração de pessoas que registou um aumento de 23% face ao ano transato”, completou.
De acordo com o Município de Viana, “os primeiros dados indicam que, no global, o alargamento do número de dias da Romaria d’Agonia permitiu um impacto no número de visitantes na cidade muito positivo, com um reflexo superior ao do ano anterior no que diz respeito também ao volume de transações declaradas pelos comerciantes”, sobressaindo-se ainda o agrado dos visitantes “na melhoria das soluções de estacionamento, à implementação da aplicação Romaria n’Algibeira e à estratégia de comunicação desenvolvida para divulgação da Romaria”.
Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana, congratulou-se com os resultados positivos da edição deste ano da Romaria, e do seu impacto económico para o concelho, “prometendo anunciar as datas da Romaria da Senhora da Agonia do próximo ano já no final de setembro”.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.