Mais de um milhão e cem mil pessoas foi o número de visitantes que as Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, atraíram até à capital do Alto Minho. Os resultados foram divulgados esta quarta-feira e obtidos através de um estudo realizado durante os nove dias da Romaria.
Segundo o estudo, que pretendia avaliar a satisfação do evento, “a extensão da festa aos dias 14 e 16 de agosto teve um efeito positivo e significativo no que respeita ao número de visitantes, destacando-se a concentração de pessoas predominantemente nas áreas de diversão do Campo d’Agonia”, divulgou o Município de Viana, numa nota de imprensa.
No que toca à programação, “o feriado de 15 de agosto foi o dia que concentrou o maior número de pessoas, tendo sido registado um volume superior ao do ano passado em cerca de 8%”, deu nota a autarquia, realçando, entre as principais atividades do dia, o Festival de Folclore e a Trasladação das imagens do Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Assunção.
Já, no dia 16 de agosto, também a Festa do Traje, que aconteceu no Centro Cultural de Viana, obteve uma participação superior, assim como o Desfile da Mordomia, no dia seguinte, tendo sido o destaque da programação.
Nos dias 18 e 19 de agosto, o programa foi afetado pela chuva forte, mas nem isso desmobilizou a população. “O feriado municipal de 20 de agosto, dia da Procissão ao Mar, garantiu bom tempo e permitiu um aumento significativo de cerca de 21,6% no que toca ao número de visitantes, tendo contribuído para este efeito o contrarrelógio da Volta a Portugal em Bicicleta”, sublinhou o Município.
“No mesmo dia, a Serenata no Rio Lima, atraiu um grande número de pessoas às margens do rio, cerca de 96.210 pessoas, uma concentração de pessoas que registou um aumento de 23% face ao ano transato”, completou.
De acordo com o Município de Viana, “os primeiros dados indicam que, no global, o alargamento do número de dias da Romaria d’Agonia permitiu um impacto no número de visitantes na cidade muito positivo, com um reflexo superior ao do ano anterior no que diz respeito também ao volume de transações declaradas pelos comerciantes”, sobressaindo-se ainda o agrado dos visitantes “na melhoria das soluções de estacionamento, à implementação da aplicação Romaria n’Algibeira e à estratégia de comunicação desenvolvida para divulgação da Romaria”.
Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana, congratulou-se com os resultados positivos da edição deste ano da Romaria, e do seu impacto económico para o concelho, “prometendo anunciar as datas da Romaria da Senhora da Agonia do próximo ano já no final de setembro”.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.