Foram já selecionados os dois projetos vencedores da iniciativa Viana Jovens Empreendedores de 2023, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, que vão ser apoiados com uma verba global de 40.000 euros. Assim, o Team Fit Work será apoiado com 24.845 euros e o Refletir Viana com 15.155 euros.
Sobre os projetos selecionados, a Team Fit Work é uma empresa composta por técnicos da área do desporto que executa treinos personalizados a grupos (máximo de 12 pessoas), com a duração de 30 a 45 minutos, nas instalações das empresas, de segunda-feira a sábado, uma a três vezes semana, em horário laboral e/ou pós- laboral.
A equipa da Team Fit Work foca o seu trabalho na combinação da segurança, diversão e inovação, com Personal Trainers certificados, garantindo um serviço da máxima qualidade. O objetivo é ajudar as pessoas a melhorar a sua qualidade de vida através da prática regular de exercício físico, como parte integrante de um estilo de vida ativo e saudável.
Numa primeira fase, é realizada uma avaliação inicial e posteriormente os treinos são programados e adequados tendo em conta as especificidades das pessoas que constituem a empresa. “De referir que os treinos executados serão focados nas componentes cardiovasculares, de força, de flexibilidade e de correção postural”, explicam os responsáveis, acrescentando que, para a Team Fit Work, “o bem-estar físico tem influência direta no rendimento e na performance da empresa, logo funcionários saudáveis, empresa saudável”.
Já o Refletir Viana é um projeto que tem como objetivo reinventar o bordado nas camisas vianesas, através da colaboração com bordadeiras locais. A ideia é manter a essência da tradição vianense, mas apresentar novos desenhos mais contemporâneos para atrair outros públicos. “A cidade de Viana do Castelo é famosa pela sua tradição em bordados, sendo que as camisas vianesas são um dos exemplos mais notáveis desta arte. Contudo, acreditamos que é importante inovar e acompanhar as tendências atuais, sem nunca desvalorizar a riqueza cultural e patrimonial da região. O objetivo deste projeto é trabalhar em conjunto com bordadeiras locais para criar novos desenhos que possam ser aplicados nas camisas vianesas, de forma a atrair novos públicos e ampliar o alcance deste produto. O nosso propósito é preservar a tradição do bordado, mas adaptando-o a uma visão mais atual e abrangente”, refere o projeto.
“Ao reinventar o bordado nas camisas vianesas, pretendemos também estimular a economia local e contribuir para a preservação da cultura da região. Para isso, estamos empenhados em estabelecer parcerias com lojas e espaços de comércio local, de forma a tornar estes produtos acessíveis a um público mais vasto”, declara ainda.
Recorde-se que o concurso “Viana Jovens Empreendedores” é um projeto municipal que pretende incentivar a criação de novos projetos empreendedores, sendo que podem ser projetos dirigidos à cidade e ao público em geral ou projetos que tenham como objetivo criar uma marca, uma empresa ou implementar uma ideia inovadora que esteja há muito fechada na gaveta por falta de disponibilidade financeira.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.