Foram já selecionados os dois projetos vencedores da iniciativa Viana Jovens Empreendedores de 2023, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, que vão ser apoiados com uma verba global de 40.000 euros. Assim, o Team Fit Work será apoiado com 24.845 euros e o Refletir Viana com 15.155 euros.
Sobre os projetos selecionados, a Team Fit Work é uma empresa composta por técnicos da área do desporto que executa treinos personalizados a grupos (máximo de 12 pessoas), com a duração de 30 a 45 minutos, nas instalações das empresas, de segunda-feira a sábado, uma a três vezes semana, em horário laboral e/ou pós- laboral.
A equipa da Team Fit Work foca o seu trabalho na combinação da segurança, diversão e inovação, com Personal Trainers certificados, garantindo um serviço da máxima qualidade. O objetivo é ajudar as pessoas a melhorar a sua qualidade de vida através da prática regular de exercício físico, como parte integrante de um estilo de vida ativo e saudável.
Numa primeira fase, é realizada uma avaliação inicial e posteriormente os treinos são programados e adequados tendo em conta as especificidades das pessoas que constituem a empresa. “De referir que os treinos executados serão focados nas componentes cardiovasculares, de força, de flexibilidade e de correção postural”, explicam os responsáveis, acrescentando que, para a Team Fit Work, “o bem-estar físico tem influência direta no rendimento e na performance da empresa, logo funcionários saudáveis, empresa saudável”.
Já o Refletir Viana é um projeto que tem como objetivo reinventar o bordado nas camisas vianesas, através da colaboração com bordadeiras locais. A ideia é manter a essência da tradição vianense, mas apresentar novos desenhos mais contemporâneos para atrair outros públicos. “A cidade de Viana do Castelo é famosa pela sua tradição em bordados, sendo que as camisas vianesas são um dos exemplos mais notáveis desta arte. Contudo, acreditamos que é importante inovar e acompanhar as tendências atuais, sem nunca desvalorizar a riqueza cultural e patrimonial da região. O objetivo deste projeto é trabalhar em conjunto com bordadeiras locais para criar novos desenhos que possam ser aplicados nas camisas vianesas, de forma a atrair novos públicos e ampliar o alcance deste produto. O nosso propósito é preservar a tradição do bordado, mas adaptando-o a uma visão mais atual e abrangente”, refere o projeto.
“Ao reinventar o bordado nas camisas vianesas, pretendemos também estimular a economia local e contribuir para a preservação da cultura da região. Para isso, estamos empenhados em estabelecer parcerias com lojas e espaços de comércio local, de forma a tornar estes produtos acessíveis a um público mais vasto”, declara ainda.
Recorde-se que o concurso “Viana Jovens Empreendedores” é um projeto municipal que pretende incentivar a criação de novos projetos empreendedores, sendo que podem ser projetos dirigidos à cidade e ao público em geral ou projetos que tenham como objetivo criar uma marca, uma empresa ou implementar uma ideia inovadora que esteja há muito fechada na gaveta por falta de disponibilidade financeira.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.