Logo
Regional

“Viana Jovens com Talento” investe 50 mil euros em quatro projetos vencedores

8 Julho, 2024 | 14:57
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou os vencedores do concurso “Viana Jovens com Talento”, numa cerimónia que integrou as “Conversas Marginais”, no Jardim Público, no âmbito do festival “Marginal”. Nesta edição, que contava com uma dotação orçamental de 50 mil euros, foram apresentadas 19 candidaturas e selecionados quatro projetos vencedores.

O 1º lugar foi atribuído ao projeto “Lar doce ler”, com um orçamento de 6.000 euros, projeto que surge da vontade de circular pelos lares e centros de dia de Viana do Castelo, testando a intemporalidade e intergeracionalidade de algumas histórias infanto-juvenis – e assim juntar miúdos e graúdos, avós e netos, na hora da história.

“Lar doce Ler” propõe-se a percorrer 30 lares e centros de dia das 27 freguesias e uniões de freguesias de Viana do Castelo, entre 1 e 30 de setembro de 2025. De 1 a 5 de outubro do próximo ano, o projeto surge com uma programação aberta a público geral, mas especialmente dedicada a avós e netos, com a apresentação dos cinco espetáculos na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda.

O 2º lugar, com dotação de 20.000 euros, foi atribuído a “Rua Malandra”, projeto de ocupação artística da Rua dos Manjovos e do Espaço Antro. Pretende-se afirmar como um espaço de criação e investigação artística transdisciplinar (música, dança, artes plásticas, multimédia), oferecendo uma programação artística plurivalente que inclui residências artísticas, performances, exposições, oficinas, ciclo de conversas e ‘jam sessions’. De fevereiro a julho de 2025, a Rua Malandra apresenta-se como uma experiência de criação e programação de carácter laboratorial, questionando formas de habitar e transformar a rua através de práticas artísticas e culturais.

O 3º lugar, com dotação de 15.000 euros, foi atribuído ao projeto “Cara à Vela”, onde serão selecionadas 10 personalidades ligadas ao mar e ao rio, de áreas distintas: pescadores, peixeiras, velejadores, carpinteiros navais, remadores, marinheiros, canoístas, etc. A todas as pessoas será feita uma entrevista de vida com o objetivo de recolher a história pessoal de cada uma e conhecer aquilo que as liga ao mar e ao rio.

Serão também convidados 10 ilustradores a participar no projeto. Os convites serão distribuídos entre ilustradores e outros, de talento reconhecido, de forma a promover o contacto entre artistas. Cada ilustrador ficará responsável por uma das pessoas entrevistadas, retratando-a com uma ilustração feita numa vela real de Optimist (veleiro pequeno para crianças entre os 7 e 15 anos).

Tendo as 10 velas com as ilustrações prontas, o projeto culmina com uma regata de celebração no rio Lima. As 10 velas serão armadas em 10 barcos Optimist, governados por 10 crianças/atletas. No dia da regata será promovido de festival à volta da ilustração com atividades, oficinas, bancas de artistas, celebrando assim a água e o vento que nos unem.

Já o 4º lugar vencedor foi atribuído ao projeto “Semente”, com dotação orçamental de 9.000 euros, que pretende ser uma oficina de criação entre as duas principais escolas secundárias de Viana do Castelo – Santa Maria Maior e Monserrate -, propondo a atividade a criação de duplas entre alunos das duas escolas, para, em conjunto, serem desafiados a criar uma obra. O projeto, em colaboração com um professor de cada instituição, propõe uma oficina semanal de criação, como uma atividade extracurricular em que os alunos inscritos desenvolvem criações próprias.

Finalmente, as obras resultantes, que podem assumir diferentes formatos, integram a programação do evento Semente, expostas no Jardim Público (Jardim do Girassol). Um workshop de orientação, em cada escola, dedicado a metodologias de criação. No dia do evento, a arte sai à rua e o público é convidado a percorrer os vários locais do centro da cidade, afetos ao evento, desfrutando da programação que inclui atividades contínuas e pontuais.

Nesta edição foi ainda atribuída uma menção honrosa ao “VIASTUCCO”, que pretende sobrelevar o papel do designer, através do matrimónio entre o design e os materiais, na criação de novas soluções sustentáveis, que promovam impacto na reinterpretação de um cenário vertical, sob a forma de painéis modulares de parede. O projeto parte de uma problemática fundamental relacionada com a poluição marítima (com foco em desperdícios da atividade piscatória, nomeadamente as redes de pesca).

“Viana Jovens com Talento” é uma iniciativa do Município que tem como objetivo dar oportunidade aos jovens vianenses para apresentar projetos onde o talento e a imaginação são palavras-chave, tendo como Viana do Castelo a sua fonte de inspiração.

O concurso aceitou projetos diretamente relacionados com diferentes expressões artísticas, permitindo dar asas à imaginação, tendo sido aceites candidaturas de jovens residentes em Viana do Castelo, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 13 Julho, 2024

Ministra do Trabalho admite mudanças no subsídio de desemprego

A ministra do Trabalho disse no parlamento, que as mudanças que defende são no subsídio social de desemprego, mas admitiu que também mudanças no subsídio de desemprego poderão acontecer após discussão em concertação social.

Música 13 Julho, 2024

Escola do Rock em Paredes de Coura arranca com mais de 40 alunos de todo o país

Mais de 40 'alunos' de vários pontos do país, de norte a sul, e até da vizinha Galiza participam na Escola do Rock, que tem a primeira chamada no próximo domingo, 14 de julho, em Paredes de Coura, e fecha o período letivo na sexta-feira seguinte com o habitual concerto final de apresentação do resultado da residência intensiva.

Opinião 13 Julho, 2024

OPINIÃO: Benefícios, desafios e impacto na vida dos doentes renais

Várias décadas de evolução na hemodiálise proporcionaram uma mudança radical no acesso ao tratamento e várias evoluções técnicas que permitiram um aumento significativo da qualidade dos tratamentos e da qualidade de vida dos doentes renais crónicos com necessidade de tratamento substitutivo renal. Longe vão os tempos em que apenas um grupo selecionado de doentes tinha acesso à diálise e, mesmo esses, tinham uma qualidade de vida bastante sofrível.

Regional 12 Julho, 2024

Melhor festival de cerveja artesanal da Península Ibérica já está a bombar em Caminha

O Artbeerfest Caminha já está a bombar e promete encher o coração da Vila, até domingo, não apenas de saborosas cervejas, mas também de música, dança, cor e alegria.

Nacional 12 Julho, 2024

DECO PROteste insiste na redução do IVA da eletricidade para todos os consumidores

A DECO PROteste considerou insuficiente o alargamento do IVA da eletricidade a 6% a mais famílias, aprovado em junho, e insistiu que aquela taxa deve ser aplicada na luz e no gás para todos os consumidores.

Regional 12 Julho, 2024

Participação prévia na alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a Área Marginal ao Rio Lima até 1 de agosto

Na sequência da decisão da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de 14 de maio do presente ano, de iniciar o procedimento de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a área marginal ao Rio Lima, entre a Ponte Eiffel e a Ponte do IC 1, em Darque, decorrem, entre 12 de julho e 1 de agosto, os períodos de participação prévia.

Regional 11 Julho, 2024

Notícias de Viana apresenta nova imagem e linha editorial

O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.