A Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou os vencedores do concurso “Viana Jovens com Talento”, numa cerimónia que integrou as “Conversas Marginais”, no Jardim Público, no âmbito do festival “Marginal”. Nesta edição, que contava com uma dotação orçamental de 50 mil euros, foram apresentadas 19 candidaturas e selecionados quatro projetos vencedores.
O 1º lugar foi atribuído ao projeto “Lar doce ler”, com um orçamento de 6.000 euros, projeto que surge da vontade de circular pelos lares e centros de dia de Viana do Castelo, testando a intemporalidade e intergeracionalidade de algumas histórias infanto-juvenis – e assim juntar miúdos e graúdos, avós e netos, na hora da história.
“Lar doce Ler” propõe-se a percorrer 30 lares e centros de dia das 27 freguesias e uniões de freguesias de Viana do Castelo, entre 1 e 30 de setembro de 2025. De 1 a 5 de outubro do próximo ano, o projeto surge com uma programação aberta a público geral, mas especialmente dedicada a avós e netos, com a apresentação dos cinco espetáculos na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda.
O 2º lugar, com dotação de 20.000 euros, foi atribuído a “Rua Malandra”, projeto de ocupação artística da Rua dos Manjovos e do Espaço Antro. Pretende-se afirmar como um espaço de criação e investigação artística transdisciplinar (música, dança, artes plásticas, multimédia), oferecendo uma programação artística plurivalente que inclui residências artísticas, performances, exposições, oficinas, ciclo de conversas e ‘jam sessions’. De fevereiro a julho de 2025, a Rua Malandra apresenta-se como uma experiência de criação e programação de carácter laboratorial, questionando formas de habitar e transformar a rua através de práticas artísticas e culturais.
O 3º lugar, com dotação de 15.000 euros, foi atribuído ao projeto “Cara à Vela”, onde serão selecionadas 10 personalidades ligadas ao mar e ao rio, de áreas distintas: pescadores, peixeiras, velejadores, carpinteiros navais, remadores, marinheiros, canoístas, etc. A todas as pessoas será feita uma entrevista de vida com o objetivo de recolher a história pessoal de cada uma e conhecer aquilo que as liga ao mar e ao rio.
Serão também convidados 10 ilustradores a participar no projeto. Os convites serão distribuídos entre ilustradores e outros, de talento reconhecido, de forma a promover o contacto entre artistas. Cada ilustrador ficará responsável por uma das pessoas entrevistadas, retratando-a com uma ilustração feita numa vela real de Optimist (veleiro pequeno para crianças entre os 7 e 15 anos).
Tendo as 10 velas com as ilustrações prontas, o projeto culmina com uma regata de celebração no rio Lima. As 10 velas serão armadas em 10 barcos Optimist, governados por 10 crianças/atletas. No dia da regata será promovido de festival à volta da ilustração com atividades, oficinas, bancas de artistas, celebrando assim a água e o vento que nos unem.
Já o 4º lugar vencedor foi atribuído ao projeto “Semente”, com dotação orçamental de 9.000 euros, que pretende ser uma oficina de criação entre as duas principais escolas secundárias de Viana do Castelo – Santa Maria Maior e Monserrate -, propondo a atividade a criação de duplas entre alunos das duas escolas, para, em conjunto, serem desafiados a criar uma obra. O projeto, em colaboração com um professor de cada instituição, propõe uma oficina semanal de criação, como uma atividade extracurricular em que os alunos inscritos desenvolvem criações próprias.
Finalmente, as obras resultantes, que podem assumir diferentes formatos, integram a programação do evento Semente, expostas no Jardim Público (Jardim do Girassol). Um workshop de orientação, em cada escola, dedicado a metodologias de criação. No dia do evento, a arte sai à rua e o público é convidado a percorrer os vários locais do centro da cidade, afetos ao evento, desfrutando da programação que inclui atividades contínuas e pontuais.
Nesta edição foi ainda atribuída uma menção honrosa ao “VIASTUCCO”, que pretende sobrelevar o papel do designer, através do matrimónio entre o design e os materiais, na criação de novas soluções sustentáveis, que promovam impacto na reinterpretação de um cenário vertical, sob a forma de painéis modulares de parede. O projeto parte de uma problemática fundamental relacionada com a poluição marítima (com foco em desperdícios da atividade piscatória, nomeadamente as redes de pesca).
“Viana Jovens com Talento” é uma iniciativa do Município que tem como objetivo dar oportunidade aos jovens vianenses para apresentar projetos onde o talento e a imaginação são palavras-chave, tendo como Viana do Castelo a sua fonte de inspiração.
O concurso aceitou projetos diretamente relacionados com diferentes expressões artísticas, permitindo dar asas à imaginação, tendo sido aceites candidaturas de jovens residentes em Viana do Castelo, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.

Alto Minho e Galiza acolheram o I Encontro Ibérico de Turismo Fluvial Transfronteiriço, que lançou a RedCIFT – Rede Ibérica de Cruzeiros Fluviais Transfronteiriços, iniciativa que visa promover o turismo sustentável ao longo dos rios partilhados entre Portugal e Espanha.
Sete cidadãos polacos foram resgatados, na madrugada de sábado, pela Estação Salva-vidas de Viana do Castelo, após o veleiro em que seguiam sofrer uma avaria no motor a cerca de 12 milhas náuticas (22 km) a oeste de Caminha.
O Óquei Clube de Barcelos conquistou este domingo, no seu pavilhão, a Taça Continental de hóquei em patins, ao derrotar o FC Porto por 4-3, numa final emocionante marcada pela reviravolta minhota e pela inspiração de uma equipa comandada por Rui Neto, treinador natural de Viana do Castelo.
O encontro entre a AD Camacha e o SC Vianense, a contar para a 7.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, foi suspenso este domingo devido ao intenso nevoeiro que se abateu sobre o Complexo Desportivo da Camacha.
A sexta jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe emoção e muitos golos. O SC Courense saiu vencedor de um jogo eletrizante em Valença (3-4) e isolou-se na liderança do campeonato, somando agora 16 pontos.
A 6ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo trouxe um domingo cheio de golos, confirmando o domínio de Lanhelas e Távora, que seguem na liderança da prova com 18 pontos cada, ainda invictos.
O Santa Luzia FC empatou este domingo (2-2) frente ao GD Árvore, em jogo da 8.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado no Pavilhão dos Desportos, em Vila do Conde. A equipa vianense esteve a perder por 2-0 ao intervalo, mas conseguiu reagir na segunda parte, com golos de Mariana Marques e Vivi.