A Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou os vencedores do concurso “Viana Jovens com Talento”, numa cerimónia que integrou as “Conversas Marginais”, no Jardim Público, no âmbito do festival “Marginal”. Nesta edição, que contava com uma dotação orçamental de 50 mil euros, foram apresentadas 19 candidaturas e selecionados quatro projetos vencedores.
O 1º lugar foi atribuído ao projeto “Lar doce ler”, com um orçamento de 6.000 euros, projeto que surge da vontade de circular pelos lares e centros de dia de Viana do Castelo, testando a intemporalidade e intergeracionalidade de algumas histórias infanto-juvenis – e assim juntar miúdos e graúdos, avós e netos, na hora da história.
“Lar doce Ler” propõe-se a percorrer 30 lares e centros de dia das 27 freguesias e uniões de freguesias de Viana do Castelo, entre 1 e 30 de setembro de 2025. De 1 a 5 de outubro do próximo ano, o projeto surge com uma programação aberta a público geral, mas especialmente dedicada a avós e netos, com a apresentação dos cinco espetáculos na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda.
O 2º lugar, com dotação de 20.000 euros, foi atribuído a “Rua Malandra”, projeto de ocupação artística da Rua dos Manjovos e do Espaço Antro. Pretende-se afirmar como um espaço de criação e investigação artística transdisciplinar (música, dança, artes plásticas, multimédia), oferecendo uma programação artística plurivalente que inclui residências artísticas, performances, exposições, oficinas, ciclo de conversas e ‘jam sessions’. De fevereiro a julho de 2025, a Rua Malandra apresenta-se como uma experiência de criação e programação de carácter laboratorial, questionando formas de habitar e transformar a rua através de práticas artísticas e culturais.
O 3º lugar, com dotação de 15.000 euros, foi atribuído ao projeto “Cara à Vela”, onde serão selecionadas 10 personalidades ligadas ao mar e ao rio, de áreas distintas: pescadores, peixeiras, velejadores, carpinteiros navais, remadores, marinheiros, canoístas, etc. A todas as pessoas será feita uma entrevista de vida com o objetivo de recolher a história pessoal de cada uma e conhecer aquilo que as liga ao mar e ao rio.
Serão também convidados 10 ilustradores a participar no projeto. Os convites serão distribuídos entre ilustradores e outros, de talento reconhecido, de forma a promover o contacto entre artistas. Cada ilustrador ficará responsável por uma das pessoas entrevistadas, retratando-a com uma ilustração feita numa vela real de Optimist (veleiro pequeno para crianças entre os 7 e 15 anos).
Tendo as 10 velas com as ilustrações prontas, o projeto culmina com uma regata de celebração no rio Lima. As 10 velas serão armadas em 10 barcos Optimist, governados por 10 crianças/atletas. No dia da regata será promovido de festival à volta da ilustração com atividades, oficinas, bancas de artistas, celebrando assim a água e o vento que nos unem.
Já o 4º lugar vencedor foi atribuído ao projeto “Semente”, com dotação orçamental de 9.000 euros, que pretende ser uma oficina de criação entre as duas principais escolas secundárias de Viana do Castelo – Santa Maria Maior e Monserrate -, propondo a atividade a criação de duplas entre alunos das duas escolas, para, em conjunto, serem desafiados a criar uma obra. O projeto, em colaboração com um professor de cada instituição, propõe uma oficina semanal de criação, como uma atividade extracurricular em que os alunos inscritos desenvolvem criações próprias.
Finalmente, as obras resultantes, que podem assumir diferentes formatos, integram a programação do evento Semente, expostas no Jardim Público (Jardim do Girassol). Um workshop de orientação, em cada escola, dedicado a metodologias de criação. No dia do evento, a arte sai à rua e o público é convidado a percorrer os vários locais do centro da cidade, afetos ao evento, desfrutando da programação que inclui atividades contínuas e pontuais.
Nesta edição foi ainda atribuída uma menção honrosa ao “VIASTUCCO”, que pretende sobrelevar o papel do designer, através do matrimónio entre o design e os materiais, na criação de novas soluções sustentáveis, que promovam impacto na reinterpretação de um cenário vertical, sob a forma de painéis modulares de parede. O projeto parte de uma problemática fundamental relacionada com a poluição marítima (com foco em desperdícios da atividade piscatória, nomeadamente as redes de pesca).
“Viana Jovens com Talento” é uma iniciativa do Município que tem como objetivo dar oportunidade aos jovens vianenses para apresentar projetos onde o talento e a imaginação são palavras-chave, tendo como Viana do Castelo a sua fonte de inspiração.
O concurso aceitou projetos diretamente relacionados com diferentes expressões artísticas, permitindo dar asas à imaginação, tendo sido aceites candidaturas de jovens residentes em Viana do Castelo, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.