O festival de jazz de Viana do Castelo passa a chamar-se Viana Jazz e a 34.ª edição realiza-se entre 23 e 27 de julho com concertos de Jéssica Pina Trio e Viktor Lazlo.
Samuel Lercher Trio, o sexteto Bernardo Moreira com o projeto Entre Paredes e um ‘sunset’ com Adrien Brandais compõem também o cartaz do evento que vai passar pela Praça da Erva, Teatro Sá de Miranda e Parque Ecológico Urbano e que foi hoje apresentado em conferência de imprensa na Câmara de Viana do Castelo.
O evento que começou há 34 anos com a designação Jazz na Praça da Erva cresceu em “exigências técnicas” e foi-se repartindo entre a Praça da Erva e outros locais da cidade, explicou a organização.
Por outro lado, nos últimos quatro anos, “reforçou a programação com a ambição de ser um festival internacional de jazz, atraindo publico externo e promovendo turisticamente a cidade”.
“A designação Jazz na Praça da Erva – que foi virtuosa no início – passou a ser geradora de confusão na comunicação”, acrescentaram os organizadores, justificando a opção pela designação Viana Jazz.
“Assim se reúne o melhor de dois mundos, não parando no tempo: mantém-se a tradição intimista da Praça da Erva e responde-se sem limitações técnicas aos projetos mais exigentes”, observaram.
No dia 25 de julho às 22:00, no Teatro Sá de Miranda, apresenta-se Jéssica Pina, uma jovem trompetista e cantora nascida em Portugal, que já integrou a banda de Madonna numa digressão.
Viktor Lazlo, nome artístico da franco-belga Sónia Dronier, apresenta a 26 de julho, às 22:00, também no Teatro Sá de Miranda, “vários temas do seu último álbum (‘Suds’) e revisita grandes sucessos, desde a década de 80 do século XX até à atualidade”.
O festival começa no dia 23 de julho pelas 22:00 na Praça da Erva, com entrada livre, para a apresentação que Samuel Lercher, pianista e compositor francês que se radicou em Portugal, vai fazer do terceiro disco, intitulado Fractal, que envolve “dois nomes sonantes do jazz nacional: André Rosinha no contrabaixo e Bruno Pedroso na bateria”.
Também com entrada livre na Praça da Erva, a 24 de julho às 22:00, o sexteto Bernardo Moreira apresenta o projeto Entre Paredes, a propósito da celebração, em 2025, do nascimento do músico e compositor Carlos Paredes.
O projeto foi iniciado em 2021, com a edição do álbum Entre Paredes, e Bernardo Moreira “tem vindo a desenvolver novo repertório que será apresentado no 34º Viana Jazz”.
Às 19:00 de dia 27, o Parque Ecológico Urbano acolhe Jazz Sunset com Adrien Brandais, um recital de piano jazz 100% acústico, gratuito.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.