O festival de jazz de Viana do Castelo passa a chamar-se Viana Jazz e a 34.ª edição realiza-se entre 23 e 27 de julho com concertos de Jéssica Pina Trio e Viktor Lazlo.
Samuel Lercher Trio, o sexteto Bernardo Moreira com o projeto Entre Paredes e um ‘sunset’ com Adrien Brandais compõem também o cartaz do evento que vai passar pela Praça da Erva, Teatro Sá de Miranda e Parque Ecológico Urbano e que foi hoje apresentado em conferência de imprensa na Câmara de Viana do Castelo.
O evento que começou há 34 anos com a designação Jazz na Praça da Erva cresceu em “exigências técnicas” e foi-se repartindo entre a Praça da Erva e outros locais da cidade, explicou a organização.
Por outro lado, nos últimos quatro anos, “reforçou a programação com a ambição de ser um festival internacional de jazz, atraindo publico externo e promovendo turisticamente a cidade”.
“A designação Jazz na Praça da Erva – que foi virtuosa no início – passou a ser geradora de confusão na comunicação”, acrescentaram os organizadores, justificando a opção pela designação Viana Jazz.
“Assim se reúne o melhor de dois mundos, não parando no tempo: mantém-se a tradição intimista da Praça da Erva e responde-se sem limitações técnicas aos projetos mais exigentes”, observaram.
No dia 25 de julho às 22:00, no Teatro Sá de Miranda, apresenta-se Jéssica Pina, uma jovem trompetista e cantora nascida em Portugal, que já integrou a banda de Madonna numa digressão.
Viktor Lazlo, nome artístico da franco-belga Sónia Dronier, apresenta a 26 de julho, às 22:00, também no Teatro Sá de Miranda, “vários temas do seu último álbum (‘Suds’) e revisita grandes sucessos, desde a década de 80 do século XX até à atualidade”.
O festival começa no dia 23 de julho pelas 22:00 na Praça da Erva, com entrada livre, para a apresentação que Samuel Lercher, pianista e compositor francês que se radicou em Portugal, vai fazer do terceiro disco, intitulado Fractal, que envolve “dois nomes sonantes do jazz nacional: André Rosinha no contrabaixo e Bruno Pedroso na bateria”.
Também com entrada livre na Praça da Erva, a 24 de julho às 22:00, o sexteto Bernardo Moreira apresenta o projeto Entre Paredes, a propósito da celebração, em 2025, do nascimento do músico e compositor Carlos Paredes.
O projeto foi iniciado em 2021, com a edição do álbum Entre Paredes, e Bernardo Moreira “tem vindo a desenvolver novo repertório que será apresentado no 34º Viana Jazz”.
Às 19:00 de dia 27, o Parque Ecológico Urbano acolhe Jazz Sunset com Adrien Brandais, um recital de piano jazz 100% acústico, gratuito.
As hepatites virais são doenças do fígado causadas por diferentes vírus, sendo as principais designadas pelas letras A, B, C, D e E. Cada uma apresenta modos de transmissão, sintomas, tratamentos e medidas preventivas específicos.
O festival de jazz de Viana do Castelo passa a chamar-se Viana Jazz e a 34.ª edição realiza-se entre 23 e 27 de julho com concertos de Jéssica Pina Trio e Viktor Lazlo.
O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra nove arguidos suspeitos de associação criminosa visando o assalto a ourivesarias no Alto Minho, por furto, roubo qualificado, falsificação de documento e posse de arma proibida.
Os estádios do Benfica e do Paços de Ferreira foram votados como os melhores da Liga e II Liga da última época (2024/25), anunciou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
A seleção portuguesa feminina de futebol viu confirmado o afastamento do Campeonato da Europa, ao perder por 2-1 com a Bélgica, em jogo da terceira e derradeira jornada do Grupo B, em que ficou na última posição.
A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.
Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.