No ano em que chega à 34ª edição, o Festival de Jazz de Viana do Castelo reinventa-se, adapta-se às novas realidades e ganha o nome de “Viana Jazz”. Com o propósito de ser um festival de toda a cidade, o evento acontece na Praça da Erva, no Teatro Municipal Sá de Miranda e no Parque Ecológico Urbano, de 23 a 27 de julho.
Tendo nascido na pequena praça do casco histórico da cidade, assumiu durante 33 anos a designação “Jazz na Praça da Erva”. Ao longo dos anos, por exigências técnicas que se foram impondo, o festival foi-se repartindo entre a Praça da Erva e diversos outros locais da cidade.
Nos últimos quatro anos, o festival reforçou a sua programação com a ambição de ser um festival internacional de jazz, atraindo novos públicos, subindo o nível da sua programação, atraindo público externo e promovendo turisticamente a cidade.
A programação arranca esta quarta-feira, 23 de julho, às 22h00, com Samuel Lercher “Trio Fractal” na Praça da Erva, num espetáculo com entrada livre.
Na quinta-feira, 24 de julho, também às 22h00, “Entre Paredes” /Sexteto Bernardo Moreira apresenta-se também na Praça da Erva, com entrada livre.
Na sexta-feira, 25 de julho, às 22h00, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe Jéssica Pina Trio, com bilheteira a 15 euros.
Sábado, 26 de julho, às 22h00, Viktor Lazlo / “Suds” vai encher novamente de talento o Teatro Municipal Sá de Miranda (entrada, 25 euros).
A programação termina no domingo, 27 de julho, às 19h00, num evento de entrada livre que promoverá um Jazz Sunset com Adrien Brandais – Parque Ecológico Urbano/espaço Casulo Cocoon. Este promete ser um Concerto Carbono Zero, num espaço da cidade que valoriza a sustentabilidade ambiental, com a proposta de um recital de piano jazz 100% acústico. Esta será uma performance musical sem som amplificado e com a luz natural, com consumo energético e emissão de carbono igual a zero.
Os bilhetes para os dois concertos com bilheteira podem ser adquiridos no Teatro Municipal Sá de Miranda e BOL, existindo a possibilidade de full pass, para os dois concertos, a 35 euros.
Nota: em caso de mau tempo, os concertos da Praça da Erva (23 e 24 julho) transitam para o Teatro Municipal Sá de Miranda, mantendo-se a entrada livre, embora seja necessário levantar bilhete para controlo de lotação.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.