No ano em que chega à 34ª edição, o Festival de Jazz de Viana do Castelo reinventa-se, adapta-se às novas realidades e ganha o nome de “Viana Jazz”. Com o propósito de ser um festival de toda a cidade, o evento acontece na Praça da Erva, no Teatro Municipal Sá de Miranda e no Parque Ecológico Urbano, de 23 a 27 de julho.
Tendo nascido na pequena praça do casco histórico da cidade, assumiu durante 33 anos a designação “Jazz na Praça da Erva”. Ao longo dos anos, por exigências técnicas que se foram impondo, o festival foi-se repartindo entre a Praça da Erva e diversos outros locais da cidade.
Nos últimos quatro anos, o festival reforçou a sua programação com a ambição de ser um festival internacional de jazz, atraindo novos públicos, subindo o nível da sua programação, atraindo público externo e promovendo turisticamente a cidade.
A programação arranca esta quarta-feira, 23 de julho, às 22h00, com Samuel Lercher “Trio Fractal” na Praça da Erva, num espetáculo com entrada livre.
Na quinta-feira, 24 de julho, também às 22h00, “Entre Paredes” /Sexteto Bernardo Moreira apresenta-se também na Praça da Erva, com entrada livre.
Na sexta-feira, 25 de julho, às 22h00, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe Jéssica Pina Trio, com bilheteira a 15 euros.
Sábado, 26 de julho, às 22h00, Viktor Lazlo / “Suds” vai encher novamente de talento o Teatro Municipal Sá de Miranda (entrada, 25 euros).
A programação termina no domingo, 27 de julho, às 19h00, num evento de entrada livre que promoverá um Jazz Sunset com Adrien Brandais – Parque Ecológico Urbano/espaço Casulo Cocoon. Este promete ser um Concerto Carbono Zero, num espaço da cidade que valoriza a sustentabilidade ambiental, com a proposta de um recital de piano jazz 100% acústico. Esta será uma performance musical sem som amplificado e com a luz natural, com consumo energético e emissão de carbono igual a zero.
Os bilhetes para os dois concertos com bilheteira podem ser adquiridos no Teatro Municipal Sá de Miranda e BOL, existindo a possibilidade de full pass, para os dois concertos, a 35 euros.
Nota: em caso de mau tempo, os concertos da Praça da Erva (23 e 24 julho) transitam para o Teatro Municipal Sá de Miranda, mantendo-se a entrada livre, embora seja necessário levantar bilhete para controlo de lotação.
Depois de um início difícil, com três derrotas na fase de grupos, a seleção portuguesa de hóquei em patins mostrou uma recuperação impressionante e garantiu a presença na final do Campeonato Europeu. Numa partida eletrizante disputada no pavilhão de Lordelo, Portugal venceu a Espanha nas grandes penalidades, após um empate a dois golos no tempo regulamentar.
O Pavilhão José Natário foi esta sexta-feira palco de mais um emocionante capítulo do clássico minhoto entre Juventude Viana e Óquei Clube de Barcelos. Na XIV edição da Taça Crédito Agrícola do Noroeste, os vianenses venceram por 2-1, com um golo decisivo nos derradeiros 30 segundos da partida.
A aguardada atuação das Fillas de Cassandra promete ser um dos grandes momentos da edição deste ano do Festival Viana Bate Forte. No sábado, dia 13, às 00h30, o duo sobe ao Palco da Liberdade, localizado na Praça da Liberdade, para um concerto que já está a gerar grande expectativa entre os amantes da música na região.
Todos os sábados de setembro, o centro histórico de Viana do Castelo transforma-se num espaço vibrante de alegria, convívio e criatividade com o regresso do projeto Rua a Brincar.
A edição 2025/2026 da Liga Feminina Placard arranca este sábado, 6 de setembro, e a primeira jornada reserva desde logo um dos duelos mais aguardados da época: o Santa Luzia FC, vice-campeão nacional, desloca-se ao terreno do GCR Nun’Álvares, atual detentor do título, num jogo marcado para as 19h30, em Fafe. A partida terá transmissão em direto no Canal 11.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tem disponíveis várias bolsas e apoios destinados a estudantes do ensino superior, com o objetivo de garantir condições de equidade no acesso e permanência no ensino superior. Os apoios abrangem áreas como alimentação, alojamento, material de estudo, estágios e integração de estudantes internacionais.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca distribuiu cerca de 1800 quilos de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias mais afetadas pelos incêndios que devastaram o concelho em julho.