Nos primeiros quatro meses do ano em que Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto, foram investidos, pela Câmara Municipal de Viana, 820.820 euros no apoio à atividade desportiva, entre auxílio à atividade dos clubes do concelho, apoio à realização de obras nos espaços desportivos e à realização de atividades desportivas pontuais e especiais.
Na última reunião ordinária de executivo, foram aprovados protocolos de colaboração desportiva com atletas e protocolos de contrato patrocínio, no valor global de 60.500 euros, para apoiar atletas de referência como Marta Araújo Lisboeta e Ricardo Pedra (Clube de Atletismo Olímpico Vianense), Pedro Afonso Rodrigues (Clube de Vela de Viana do Castelo), Marta Jordão Paço (Surf Clube de Viana), André Pinto (Viana Remadores do Lima), Lara Rego (Centro de Atletismo de Mazarefes), Ana Rodrigues (Escola Desportiva de Viana), Iúri Leitão (Federação Portuguesa de Ciclismo), Lucas Jacob (Darque Kayak Clube), Sofia Silva e Leonor Passos (Clube de Ténis de Viana do Castelo), Cláudia Ferreira, Hélio Gomes e Sérgio Maciel.
Foi aprovada ainda, esta terça-feira, a proposta de Apoio à Atividade Desportiva Regular – Medida 1, relativa ao ano de 2023, entre janeiro e setembro, totalizando uma verba global de 137.970 euros para subsidiar 17 coletividades desportivas. Foram ainda aprovados 4.000 euros mensais, num total de 36.000 euros entre janeiro e setembro, para o Sport Clube Vianense, que participa em Campeonatos Nacionais.
Anteriormente, em abril, a autarquia tinha aprovado, no âmbito do Apoio à Realização de Atividades Desportivas Pontuais e Especiais – Medida 4, um total de 442.400 euros, para cerca de quarenta atividades desportivas promovidas por 20 clubes/associações do concelho.
Em março, foram aprovados um total de 26.000 euros no âmbito do Apoio à Formação e à Realização de Atividades Desportivas Pontuais/Especiais – Medida 4.
Em fevereiro, no âmbito do Apoio à Formação e à Realização de Atividades Desportivas Pontuais/Especiais – Medida 4 e do Apoio à Atividade Desportiva – Medida 2, foram aprovados outros 45.000 euros. Posteriormente, foram aprovados, também na Medida 4 e na Medida 2, mais 55.750 euros.
No início do ano, em janeiro, para a Medida 1 – Apoio à Atividade Desportiva Regular, tinham sido aprovados diversos apoios no valor global de 17.200 euros.
O período de Ano Novo foi marcado por acidentes graves e centenas de detenções por álcool em Portugal, mas, apesar da intensa circulação nas estradas, o distrito de Viana do Castelo não registou vítimas mortais.
O Darque Kayak Clube (DKC) terminou o Ranking Nacional de Clubes 2025 em 19º lugar, com 75,9 pontos, quando poderia ter alcançado a 12ª posição se tivesse organizado uma competição.
Lisboa recebe hoje, sábado, dia 3 de janeiro, o confronto entre Atlético CP e Santa Luzia, marcado para as 17h30 na Tapadinha, em jogo da 12.ª jornada da Liga Feminina Placard.
Leiria, Viana do Castelo, Braga, Porto e Porto de Mós foram palco, nos últimos dias, de uma operação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que culminou na apreensão de 21 carcaças de animais e na instauração de cinco processos-crime por abate clandestino.
Treze pessoas morreram nas estradas portuguesas durante o período de Ano Novo, enquanto 470 condutores foram detidos por condução sob efeito de álcool, segundo dados da PSP e da GNR.
O fim de semana de 3 e 4 de janeiro deverá ser marcado por céu nublado, chuva fraca e temperaturas baixas, segundo previsão do tempo.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, no dia 1 de janeiro, o primeiro nascimento de 2026. O bebé, de nome Bryam, nasceu às 00h06, por parto eutócico, apresentando um estado de saúde considerado bom.