Nos primeiros quatro meses do ano em que Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto, foram investidos, pela Câmara Municipal de Viana, 820.820 euros no apoio à atividade desportiva, entre auxílio à atividade dos clubes do concelho, apoio à realização de obras nos espaços desportivos e à realização de atividades desportivas pontuais e especiais.
Na última reunião ordinária de executivo, foram aprovados protocolos de colaboração desportiva com atletas e protocolos de contrato patrocínio, no valor global de 60.500 euros, para apoiar atletas de referência como Marta Araújo Lisboeta e Ricardo Pedra (Clube de Atletismo Olímpico Vianense), Pedro Afonso Rodrigues (Clube de Vela de Viana do Castelo), Marta Jordão Paço (Surf Clube de Viana), André Pinto (Viana Remadores do Lima), Lara Rego (Centro de Atletismo de Mazarefes), Ana Rodrigues (Escola Desportiva de Viana), Iúri Leitão (Federação Portuguesa de Ciclismo), Lucas Jacob (Darque Kayak Clube), Sofia Silva e Leonor Passos (Clube de Ténis de Viana do Castelo), Cláudia Ferreira, Hélio Gomes e Sérgio Maciel.
Foi aprovada ainda, esta terça-feira, a proposta de Apoio à Atividade Desportiva Regular – Medida 1, relativa ao ano de 2023, entre janeiro e setembro, totalizando uma verba global de 137.970 euros para subsidiar 17 coletividades desportivas. Foram ainda aprovados 4.000 euros mensais, num total de 36.000 euros entre janeiro e setembro, para o Sport Clube Vianense, que participa em Campeonatos Nacionais.
Anteriormente, em abril, a autarquia tinha aprovado, no âmbito do Apoio à Realização de Atividades Desportivas Pontuais e Especiais – Medida 4, um total de 442.400 euros, para cerca de quarenta atividades desportivas promovidas por 20 clubes/associações do concelho.
Em março, foram aprovados um total de 26.000 euros no âmbito do Apoio à Formação e à Realização de Atividades Desportivas Pontuais/Especiais – Medida 4.
Em fevereiro, no âmbito do Apoio à Formação e à Realização de Atividades Desportivas Pontuais/Especiais – Medida 4 e do Apoio à Atividade Desportiva – Medida 2, foram aprovados outros 45.000 euros. Posteriormente, foram aprovados, também na Medida 4 e na Medida 2, mais 55.750 euros.
No início do ano, em janeiro, para a Medida 1 – Apoio à Atividade Desportiva Regular, tinham sido aprovados diversos apoios no valor global de 17.200 euros.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou que já tem garantido financiamento comunitário para duas intervenções prioritárias: a recuperação da praia de Moledo e o desassoreamento do rio Minho.