Nos primeiros quatro meses do ano em que Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto, foram investidos, pela Câmara Municipal de Viana, 820.820 euros no apoio à atividade desportiva, entre auxílio à atividade dos clubes do concelho, apoio à realização de obras nos espaços desportivos e à realização de atividades desportivas pontuais e especiais.
Na última reunião ordinária de executivo, foram aprovados protocolos de colaboração desportiva com atletas e protocolos de contrato patrocínio, no valor global de 60.500 euros, para apoiar atletas de referência como Marta Araújo Lisboeta e Ricardo Pedra (Clube de Atletismo Olímpico Vianense), Pedro Afonso Rodrigues (Clube de Vela de Viana do Castelo), Marta Jordão Paço (Surf Clube de Viana), André Pinto (Viana Remadores do Lima), Lara Rego (Centro de Atletismo de Mazarefes), Ana Rodrigues (Escola Desportiva de Viana), Iúri Leitão (Federação Portuguesa de Ciclismo), Lucas Jacob (Darque Kayak Clube), Sofia Silva e Leonor Passos (Clube de Ténis de Viana do Castelo), Cláudia Ferreira, Hélio Gomes e Sérgio Maciel.
Foi aprovada ainda, esta terça-feira, a proposta de Apoio à Atividade Desportiva Regular – Medida 1, relativa ao ano de 2023, entre janeiro e setembro, totalizando uma verba global de 137.970 euros para subsidiar 17 coletividades desportivas. Foram ainda aprovados 4.000 euros mensais, num total de 36.000 euros entre janeiro e setembro, para o Sport Clube Vianense, que participa em Campeonatos Nacionais.
Anteriormente, em abril, a autarquia tinha aprovado, no âmbito do Apoio à Realização de Atividades Desportivas Pontuais e Especiais – Medida 4, um total de 442.400 euros, para cerca de quarenta atividades desportivas promovidas por 20 clubes/associações do concelho.
Em março, foram aprovados um total de 26.000 euros no âmbito do Apoio à Formação e à Realização de Atividades Desportivas Pontuais/Especiais – Medida 4.
Em fevereiro, no âmbito do Apoio à Formação e à Realização de Atividades Desportivas Pontuais/Especiais – Medida 4 e do Apoio à Atividade Desportiva – Medida 2, foram aprovados outros 45.000 euros. Posteriormente, foram aprovados, também na Medida 4 e na Medida 2, mais 55.750 euros.
No início do ano, em janeiro, para a Medida 1 – Apoio à Atividade Desportiva Regular, tinham sido aprovados diversos apoios no valor global de 17.200 euros.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.