A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou hoje, por maioria, com votos favoráveis do PS e CDU e abstenção do PSD e do CDS, em reunião ordinária de executivo, o projeto de execução do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação para a construção e remodelação de habitações nas freguesias de Darque e Alvarães, para alojamento de pessoas em situação precária, no âmbito do 1º Direito, num investimento que ascende a quase 16,2 milhões de euros.
O presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, referiu que, “com estas três empreitadas, o valor em execução ou em procedimento no que toca a empreitadas de no âmbito da Estratégia Local da Habitação ascende já a mais de 19,5 milhões de euros, incluindo ainda a Urbanização Municipal da Felgueira, Perre, que irá sofrer obras de requalificação e beneficiação de 1,9 milhões de euros para melhorar 32 frações, e a requalificação da Urbanização Municipal da Costeira, na freguesia de Alvarães, por um valor de 1,482 milhões de euros, beneficiando as 24 habitações”.
A fatia maior corresponde ao Projeto de Execução do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – Urbanização Municipal do Carvalhal – Darque que, com o novo programa, propõe a construção de 60 frações autónomas, sendo 30 T2, 24 T3 e ainda 6 T4, numa estimativa orçamental de 9.498.300 euros.
A abertura de concurso público internacional para a obra em Darque indica ainda que a empreitada deverá ter um prazo de execução de 720 dias.
Já para a freguesia de Alvarães, no âmbito do 1º Direito a autarquia aprovou agora a abertura de concurso público para duas obras: Bairro de S. José e Rua das Telheiras.
O Projeto de Execução do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – Bairro de S. José – Lote 1 prevê a demolição do existente, face ao seu estado de degradação, e a construção de 22 frações autónomas, sendo 2 T1, 10 T2 e ainda 10 T3, com uma estimativa orçamental de 4.551.770 euros, com um prazo de execução da obra de 540 dias.
Já a empreitada prevista para a Rua das Telheiras – Lote 2 propõe a construção de 10 frações autónomas, correspondendo a 5 T2 e a 5 T3, numa estimativa orçamental de 2.139.440 euros, com prazo de execução da obra de 420 dias.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo estabeleceu com o IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) um contrato de financiamento para alojamento de pessoas em situação precária, designado por 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo, voltou a receber o seu tradicional presépio, já instalado e pronto a ser apreciado por vianenses e visitantes. A montagem, realizada com grande dedicação e atenção ao detalhe, mantém viva uma das tradições mais emblemáticas da quadra natalícia na cidade.