Logo
Regional

Viana Granfondo tem potencial para ser um dos maiores eventos do País

21 Março, 2023 | 21:50
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A primeira edição do Viana Granfondo Europcar, uma prova cicloturística com três distâncias, trouxe à capital do Alto Minho mais de 1700 atletas.

O sucesso alcançado na estreia desta iniciativa em Viana do Castelo corresponde às “altas expectativas” da organização, abrindo assim caminho para que nas próximas edições se atinjam (ou superem) os números registados no Douro Granfondo, o maior evento do género realizado em Portugal, com 3000 participantes.

A primeira edição da prova cicloturística trouxe à capital do Alto Minho mais de 1700 atletas, dos quais 400 eram provenientes do país vizinho.

O forte potencial da prova e as condições de que o município vianense dispõe para que ela se realize levam Manuel Zeferino a acreditar que o Viana Granfondo “tem tudo para crescer cada vez mais”, tendo em conta que “logo à nascença é a segunda prova com mais nível de participação, o que é uma agradável surpresa”. Por isso, esta é uma iniciativa “para continuar”, tanto mais quando a cidade dispõe de “óptimas condições para receber muitos milhares de participantes”, sublinha o director da Bikeservice, responsável pela organização.

A concentração  fez-se na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo onde a partida e chegada tiveram lugar na rua Alves Cerqueira, cais da antiga doca comercial. A passagem do enorme pelotão pela ponte Eiffel, poucos minutos após a largada (9h00), foi um dos momentos altos deste Viana Granfondo que decorreu sob o lema “Vem conquistar o coração do Minho”.

Foram 131 km que percorreram os concelhos de Ponte de Lima, Paredes de Coura e Caminha.

Gonçalo Freitas foi o vencedor da prova “rainha”, com o tempo de 3h32m20s. O figueirense integrou o quinteto que se formou na frente da corrida aquando da subida à Serra d’Arga e conseguiu conservar até à chegada a vantagem que alcançou na rápida descida que protagonizou.

Já Isabella Hervey, que também chegou isolada à meta, foi a mais forte no escalão feminino, vencendo o Granfondo com o registo de 4h27m07s.

O Mediofondo, foi ganho por Pedro Pinheiro, enquanto que na prova das senhoras, Marlene Seara levou a melhor sobre a concorrência, percorrendo uma distância de 84 km.

No Minifondo, a distância mais curta, de 62 km, foi Jorge Salgado quem triunfou, resultado partilhado com Joana Ferreira, a vencedora feminina.

Para Pedro Cardoso, diretor da prova, “este foi dos melhores eventos em que estive presente” e “Viana tem tudo para o tornar ainda melhor ano após ano”. Para o ex-ciclista profissional, o Viana Granfondo, do ponto de vista competitivo, “está numa grande cidade”, com condições ímpares “em termos de chegada e logística”. Para além disso, tem “uma enormidade de percursos extraordinários à volta” que são possíveis de traçar “quase sem trânsito automóvel, o que não é nada habitual na maior parte dos granfondos”.

Também Marco Chagas e o vianense Luís Grão Pinto, ambos ciclistas de referência nacional, marcaram presença neste grande evento.

Fotografias: Matias Novo – Bikeservice

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.