Logo
Regional

Viana Granfondo tem potencial para ser um dos maiores eventos do País

21 Março, 2023 | 21:50
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A primeira edição do Viana Granfondo Europcar, uma prova cicloturística com três distâncias, trouxe à capital do Alto Minho mais de 1700 atletas.

O sucesso alcançado na estreia desta iniciativa em Viana do Castelo corresponde às “altas expectativas” da organização, abrindo assim caminho para que nas próximas edições se atinjam (ou superem) os números registados no Douro Granfondo, o maior evento do género realizado em Portugal, com 3000 participantes.

A primeira edição da prova cicloturística trouxe à capital do Alto Minho mais de 1700 atletas, dos quais 400 eram provenientes do país vizinho.

O forte potencial da prova e as condições de que o município vianense dispõe para que ela se realize levam Manuel Zeferino a acreditar que o Viana Granfondo “tem tudo para crescer cada vez mais”, tendo em conta que “logo à nascença é a segunda prova com mais nível de participação, o que é uma agradável surpresa”. Por isso, esta é uma iniciativa “para continuar”, tanto mais quando a cidade dispõe de “óptimas condições para receber muitos milhares de participantes”, sublinha o director da Bikeservice, responsável pela organização.

A concentração  fez-se na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo onde a partida e chegada tiveram lugar na rua Alves Cerqueira, cais da antiga doca comercial. A passagem do enorme pelotão pela ponte Eiffel, poucos minutos após a largada (9h00), foi um dos momentos altos deste Viana Granfondo que decorreu sob o lema “Vem conquistar o coração do Minho”.

Foram 131 km que percorreram os concelhos de Ponte de Lima, Paredes de Coura e Caminha.

Gonçalo Freitas foi o vencedor da prova “rainha”, com o tempo de 3h32m20s. O figueirense integrou o quinteto que se formou na frente da corrida aquando da subida à Serra d’Arga e conseguiu conservar até à chegada a vantagem que alcançou na rápida descida que protagonizou.

Já Isabella Hervey, que também chegou isolada à meta, foi a mais forte no escalão feminino, vencendo o Granfondo com o registo de 4h27m07s.

O Mediofondo, foi ganho por Pedro Pinheiro, enquanto que na prova das senhoras, Marlene Seara levou a melhor sobre a concorrência, percorrendo uma distância de 84 km.

No Minifondo, a distância mais curta, de 62 km, foi Jorge Salgado quem triunfou, resultado partilhado com Joana Ferreira, a vencedora feminina.

Para Pedro Cardoso, diretor da prova, “este foi dos melhores eventos em que estive presente” e “Viana tem tudo para o tornar ainda melhor ano após ano”. Para o ex-ciclista profissional, o Viana Granfondo, do ponto de vista competitivo, “está numa grande cidade”, com condições ímpares “em termos de chegada e logística”. Para além disso, tem “uma enormidade de percursos extraordinários à volta” que são possíveis de traçar “quase sem trânsito automóvel, o que não é nada habitual na maior parte dos granfondos”.

Também Marco Chagas e o vianense Luís Grão Pinto, ambos ciclistas de referência nacional, marcaram presença neste grande evento.

Fotografias: Matias Novo – Bikeservice

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Julho, 2024

Construção da nova Residência Académica de Valença é “inédita”

A construção da nova residência académica de Valença está a decorrer a um bom ritmo. Situada na Avenida Pinto da Mota, a residência terá 32 quartos, num total de 56 camas.

Regional 26 Julho, 2024

Quatro homens suspeitos de roubarem 2,5 toneladas material de construção no Minho

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, constituiu arguidos quatro homens, com idades compreendidas entre os 21 e 69 anos, e recuperou diverso material furtado, nos concelhos de Viana do Castelo e Vila Verde.

Regional 26 Julho, 2024

Salva-vidas de Viana do Castelo resgatam duas pessoas à entrada da barra de Esposende

Os tripulantes da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo resgataram, esta manhã, duas pessoas, de nacionalidade francesa, à entrada da barra de Esposende, que alegadamente foram arrastadas pela corrente que se fazia sentir, após terem caído da mota de água onde seguiam.

Desporto 26 Julho, 2024

Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris2024 tem início às 18h30

A Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos vai arrancar dentro de momentos. Este ano a cidade de Paris é a anfitriã, e promete uma cerimónia ousada, original e única.

Regional 26 Julho, 2024

Jovens monçanenses aderem ao “Voluntariado Jovem pela Natureza e Florestas”

Até ao final de agosto, vários jovens monçanenses estão a promover ações de limpeza e a identificar e remover espécies invasoras, nos troços da Ecovia junto ao rio Minho, entre as freguesias de Lapela e Bela, em Monção.

Regional 26 Julho, 2024

Viana do Castelo isenta feirantes de taxas no mês de agosto

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai isentar de taxas municipais, no mês de agosto, os feirantes da feira semanal, em virtude de o terrado ter sido cedido à Vianafestas no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

Nacional 26 Julho, 2024

Número de fogos rurais é o mais reduzido desde 2014

Um total de 1.812 incêndios rurais foram registados entre 01 de janeiro e 30 de junho deste ano, causando 2.964 hectares de área ardida, sendo o número de fogos mais reduzido desde 2014.