No dia 19 de março de 2023, o concelho é palco da prova Viana Granfondo, com três percursos de diferentes graus de dificuldade, mas todos eles capazes de deixar belas recordações. Assim, a prova sob o mote “Vem conquistar o coração do Minho” integra o Granfondo, com 131 km; o Mediofondo, com 84 km; e o Minifondo, com 62 km.
Associando-se à celebração de Viana do Castelo como Cidade Europeia do Desporto 2023, a Bikeservice organiza este grande evento que integra três percursos com partida e chegada à cidade de Viana do Castelo, passando por Ponte de Lima, Paredes de Coura e Caminha, oferecendo paisagens únicas de mar e serra, assim como um riquíssimo património cultural de onde há a destacar o Templo do Sagrado Coração de Jesus, no topo do Monte de Santa Luzia.
O Viana Granfondo visa aliar o desporto, a cultura e a gastronomia com a arte de bem receber das gentes minhotas, combinando a tradição e a cultura da bicicleta. Esta 1ª edição Viana Granfondo promete ser única, explorando vários pontos de interesse naturais e culturais da região, pretendendo ainda ser, diferenciador, integrador e promotor da região.
A prova vai incluir ainda uma “Viana do Castelo Granfondo Kids”, já que, de acordo com a organização, “a brincar também se descobrem grandes paixões e se revelam campeões”, pelo que a versão para os mais pequenos será constituída por uma prova de ciclismo para escalões etários entre o 5 e os 12 anos, aberta a todos os que queiram participar.
O evento inclui ainda uma Caminhada Solidária Viana do Castelo Granfondo, aberta aos acompanhantes dos ciclistas e ao público em geral, para angariação de fundos para uma instituição do concelho.
Esta prova é um dos grandes eventos que Viana do Castelo se prepara para acolher no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2023. O concelho conta atualmente com 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por 88 clubes e coletividades que promovem regularmente 50 modalidades.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.