No dia 19 de março de 2023, o concelho é palco da prova Viana Granfondo, com três percursos de diferentes graus de dificuldade, mas todos eles capazes de deixar belas recordações. Assim, a prova sob o mote “Vem conquistar o coração do Minho” integra o Granfondo, com 131 km; o Mediofondo, com 84 km; e o Minifondo, com 62 km.
Associando-se à celebração de Viana do Castelo como Cidade Europeia do Desporto 2023, a Bikeservice organiza este grande evento que integra três percursos com partida e chegada à cidade de Viana do Castelo, passando por Ponte de Lima, Paredes de Coura e Caminha, oferecendo paisagens únicas de mar e serra, assim como um riquíssimo património cultural de onde há a destacar o Templo do Sagrado Coração de Jesus, no topo do Monte de Santa Luzia.
O Viana Granfondo visa aliar o desporto, a cultura e a gastronomia com a arte de bem receber das gentes minhotas, combinando a tradição e a cultura da bicicleta. Esta 1ª edição Viana Granfondo promete ser única, explorando vários pontos de interesse naturais e culturais da região, pretendendo ainda ser diferenciador, integrador e promotor da região.
Na apresentação da prova, o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, afirmou que, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2023, “muito mais do que o desporto formal, queremos apoiar o desporto amador e não formal, porque também nos traz muito retorno económico e muita notoriedade”.
Já Manuel Zeferino, diretor da prova, considerou que este é um “evento de ciclismo para todos” que conta já com 1.000 inscritos confirmados, aspirando conquistar 2.000 inscrições. “Certamente será um êxito enorme a nível desportivo e para a economia local. O percurso foi idealizado com a colaboração de ciclistas vianenses no ativo”, revelou ainda.

Marco Chagas, antigo ciclista e diretor desportivo, também colocou elevadas expetativas neste Viana Granfondo, afirmando que “será, com certeza, mais um grande evento”.
O antigo ciclista Rui Sousa defendeu igualmente que, “para a nossa cidade, vai ser um marco, como comprova o número de inscrições já registadas”, elogiando a “riqueza” dos percursos.
A prova vai incluir ainda uma “Viana do Castelo Granfondo Kids”, já que, de acordo com a organização, “a brincar também se descobrem grandes paixões e se revelam campeões”, pelo que a versão para os mais pequenos será constituída por uma prova de ciclismo para escalões etários entre o 5 e os 12 anos, aberta a todos os que queiram participar.
O evento integra ainda uma Caminhada Solidária Viana do Castelo Granfondo, aberta aos acompanhantes dos ciclistas e ao público em geral, para angariação de fundos para uma instituição do concelho.
Esta prova é um dos grandes eventos que Viana do Castelo se prepara para acolher no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2023. O concelho conta atualmente com 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por 88 clubes e coletividades que promovem regularmente 50 modalidades.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.