A iniciativa Viana Florida está de regresso a partir de quinta feira (01 de maio), com um programa dedicado à “Cultura Vianense”, dinamizando a cidade de Viana do Castelo e as freguesias onde a tradição da flor está enraizada, com diversas iniciativas.
Assim, o programa integra Feira das Flores e Jardinagem, Festival de Flores, Exposição e Festas Floridas. O fim-de-semana forte da iniciativa é de 01 a 04 de maio, com propostas que acontecem no Jardim Público com o tradicional Arco Florido de Vila Mou e a feira de flores e jardinagem, mas também na Praça da República, Praça da Liberdade, Largo Maestro José Pedro e Largo de S. Domingos, onde serão instalados arranjos de média dimensão.
Assim, na quinta-feira decorrem trabalhos de ornamentação do arco florido de Vila Mou, que irá ser levantado pelas 17 horas e, pelas 15 horas, será confecionado o tapete de sal pelas gentes da ribeira, no Jardim Público. Naquele espaço decorre ainda, a 03 e 04 de maio, a feira de flores e jardinagem com animação e o encontro das festas floridas (Santa Cruz de Alvarães, Nossa Senhora da Encarnação de Vila Mou e Festa das Rosas de Vila Franca).
No dia 02 de maio, começam os trabalhos de confeção dos arranjos de média dimensão nas praças e largos da cidade, sendo ainda de destacar a restante programação ao longo do mês de Maio, que inclui Feirões na Praça nos dias 11, 18 e 25 de Maio, a Festa das Rosas entre 08 e 11 de maio, o tapete florido no Bairro jardim na noite de 12 de maio, a Festa de Santa Cruz em Alvarães de 15 a 18 de maio, o festival Wine & Blues nos dias 23 e 24 de maio e, por fim, a festa em honra de Nossa Senhora da Encarnação de Vila Mou, entre 04 e 09 de Junho.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.
Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.
Vinte e três pessoas retiradas preventivamente das suas casas na terça-feira, em Ponte da Barca, devido a deslizamentos de terras, continuam sem previsão de regresso às habitações.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira cortou o trânsito na Avenida dos Pescadores, entre a entrada para a piscina municipal e o cais do rio Minho, devido ao risco de cheia do rio Minho.
O centro de Portugal continua a sofrer com as consequências das tempestades que atingem o país há 15 dias, deixando 15 mortos, dezenas de feridos e milhares de pessoas deslocadas.