A iniciativa Viana Florida está de regresso no mês de maio, com um programa dedicado à “Mulher, amor e flor”, dinamizando a cidade de Viana do Castelo e as freguesias com diversas iniciativas.
Assim, o programa integra Feira das Flores e Jardinagem, Festival de Flores, Exposição e Festas Floridas. O fim-de-semana forte da iniciativa é de 3 a 5 de maio, com propostas que acontecem no Jardim Público, na Praça da República e Praça da Liberdade.
De 3 a 31 de maio, no Jardim Público estará disponível a exposição “MULHER, AMOR E FLOR”.
Nessa sexta-feira, dia 3 de maio, a partir das 9h00, serão promovidos trabalhos de confeção de arranjos florais de média dimensão na Praça da República e Praça da Liberdade. Pelas 17h00, no Jardim Público, iniciam os trabalhos de ornamentação do arco florido de Vila Mou e, às 18h30, começa a confeção de tapete de sal pelas gentes da Ribeira.
Sábado, dia 4 de maio, o Jardim Público recebe, das 9h00 às 22h00, a Feira de flores e jardinagem, com Feirão pelo Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães e Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca.
Sábado é também o dia do Encontro das Festas Floridas: as Festas das Rosas, que decorrem de 10 a 13 de maio, trazem os seus cestos floridos, promovendo a sua tradição local, organizada pela Comissão de Festas; a Festa de Santa Cruz de Alvarães, que decorre de 17 a 19 de maio, vem à cidade apresentar os tradicionais e conhecidos andores floridos, numa iniciativa da Comissão de Festas e Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães; as Festas em Honra de Nossa Senhora da Encarnação de Vila Mou, que decorrem de 15 a 20 de maio, trazem à cidade o seu arco florido, numa tradição única no concelho, organizada pela Comissão de Festas.
Nesse dia, continua a ornamentação do Arco Florido de Vila Mou, que será levantado pelas 17h00. Entre as 15h00 e as 18h00, haverá animação de rua pelo Grupo de Bombos da ADC Anha.
Domingo, 5 de maio, a Feira de flores e jardinagem, com feirão pelo Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo e Grupo Folclórico das Terras de Geraz do Lima, acontece das 9h00 às 19h00, com animação de rua pelo Grupo de Bombos da Ronda Típica de Carreço a partir das 15h00.
O programa Viana Florida integra, dias 11, 18 e 25 de maio, os Feirões na Praça da República. A 12 de maio, será confecionado o tapete florido “Bairro do Jardim”, elaborado pelos moradores daquela zona da cidade.
No que toca às festas floridas, a Festa das Rosas em Vila Franca acontece entre 10 e 13 de maio, a Festa de Santa Cruz em Alvarães de 17 a 19 de maio e a Romaria de Nossa Senhora da Encarnação em Vila Mou de 15 a 20 de maio.
No fim-de-semana de 24 e 25 de maio, a Praça da Liberdade recebe ainda o Festival Wine & Blues, que conjuga música blues com promoção do vinho verde da região.
O programa na íntegra pode ser revisto aqui:

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.