A 11ª edição de "Viana está na moda", da estilista vianense Isabel Lima, vai este ano, cruzar o passado com a modernidade numa expressiva representação social, mantendo a essência da identidade do povo. O evento acontece este sábado, 10 de agosto, pelas 21h30, em pleno centro histórico de Viana do Castelo.
Viana está na Moda cruza o passado com a modernidade numa expressiva representação social, mantendo a essência da identidade do povo, numa produção cultural, identificativa da vivência e linguagem do povo.
Há onze anos que a estilista vianense Isabel Lima transcende a estética de forma grandiosa, mostrando consistência e identidade, com temas que funcionam como uma exploração da herança cultural, transformando a moda em narrativas e intervenções culturais.
Pioneira na defesa e criação de uma moda inspirada na história e memória do povo, como herança cultural e identidade vianense, faz da moda um acontecimento cultural, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Com elegância e distinção a décima primeira edição do Viana está na Moda – Elegância Ancestral acontece no dia 10 de agosto, pelas 21;30 horas, na Praça da República, em pleno centro histórico de Viana do Castelo.
Com o objetivo de potenciar e elevar o património arquitetónico de Viana do Castelo, em cada edição de Viana está na Moda, a estilista escolhe lugares emblemáticos e privilegiados para apresentar as suas coleções de roupas com identidade vianense.
Para apresentar a coleção exclusiva, a passadeira vermelha estende-se em frente a sumptuosa fachada principal da Casa das Varandas da Misericórdia, edifício classificado como Monumento Nacional.
Pela parte térrea da apoteótica fronteira da Casa das Varandas, decorada com arcos de volta perfeita, possuindo a varanda inferior as armas de Portugal, sairá uma coleção de sessenta peças de roupa, que mesclam o passado e o presente numa celebração da identidade da mulher do povo, figura da cultura popular.
Com um olhar artístico, emocional e mítico numa visão inovadora de respeito pela tradição e pela história grandiosa de um monumento nacional, a estilista Isabel Lima reafirma o compromisso de um evento de alto nível e único, em consonância com a cidade de Viana do Castelo.
O evento inédito que celebra a rica herança cultural de Viana do Castelo, conta com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.