A 11ª edição de "Viana está na moda", da estilista vianense Isabel Lima, vai este ano, cruzar o passado com a modernidade numa expressiva representação social, mantendo a essência da identidade do povo. O evento acontece este sábado, 10 de agosto, pelas 21h30, em pleno centro histórico de Viana do Castelo.
Viana está na Moda cruza o passado com a modernidade numa expressiva representação social, mantendo a essência da identidade do povo, numa produção cultural, identificativa da vivência e linguagem do povo.
Há onze anos que a estilista vianense Isabel Lima transcende a estética de forma grandiosa, mostrando consistência e identidade, com temas que funcionam como uma exploração da herança cultural, transformando a moda em narrativas e intervenções culturais.
Pioneira na defesa e criação de uma moda inspirada na história e memória do povo, como herança cultural e identidade vianense, faz da moda um acontecimento cultural, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Com elegância e distinção a décima primeira edição do Viana está na Moda – Elegância Ancestral acontece no dia 10 de agosto, pelas 21;30 horas, na Praça da República, em pleno centro histórico de Viana do Castelo.
Com o objetivo de potenciar e elevar o património arquitetónico de Viana do Castelo, em cada edição de Viana está na Moda, a estilista escolhe lugares emblemáticos e privilegiados para apresentar as suas coleções de roupas com identidade vianense.
Para apresentar a coleção exclusiva, a passadeira vermelha estende-se em frente a sumptuosa fachada principal da Casa das Varandas da Misericórdia, edifício classificado como Monumento Nacional.
Pela parte térrea da apoteótica fronteira da Casa das Varandas, decorada com arcos de volta perfeita, possuindo a varanda inferior as armas de Portugal, sairá uma coleção de sessenta peças de roupa, que mesclam o passado e o presente numa celebração da identidade da mulher do povo, figura da cultura popular.
Com um olhar artístico, emocional e mítico numa visão inovadora de respeito pela tradição e pela história grandiosa de um monumento nacional, a estilista Isabel Lima reafirma o compromisso de um evento de alto nível e único, em consonância com a cidade de Viana do Castelo.
O evento inédito que celebra a rica herança cultural de Viana do Castelo, conta com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.