A 11ª edição de "Viana está na moda", da estilista vianense Isabel Lima, vai este ano, cruzar o passado com a modernidade numa expressiva representação social, mantendo a essência da identidade do povo. O evento acontece este sábado, 10 de agosto, pelas 21h30, em pleno centro histórico de Viana do Castelo.
Viana está na Moda cruza o passado com a modernidade numa expressiva representação social, mantendo a essência da identidade do povo, numa produção cultural, identificativa da vivência e linguagem do povo.
Há onze anos que a estilista vianense Isabel Lima transcende a estética de forma grandiosa, mostrando consistência e identidade, com temas que funcionam como uma exploração da herança cultural, transformando a moda em narrativas e intervenções culturais.
Pioneira na defesa e criação de uma moda inspirada na história e memória do povo, como herança cultural e identidade vianense, faz da moda um acontecimento cultural, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Com elegância e distinção a décima primeira edição do Viana está na Moda – Elegância Ancestral acontece no dia 10 de agosto, pelas 21;30 horas, na Praça da República, em pleno centro histórico de Viana do Castelo.
Com o objetivo de potenciar e elevar o património arquitetónico de Viana do Castelo, em cada edição de Viana está na Moda, a estilista escolhe lugares emblemáticos e privilegiados para apresentar as suas coleções de roupas com identidade vianense.
Para apresentar a coleção exclusiva, a passadeira vermelha estende-se em frente a sumptuosa fachada principal da Casa das Varandas da Misericórdia, edifício classificado como Monumento Nacional.
Pela parte térrea da apoteótica fronteira da Casa das Varandas, decorada com arcos de volta perfeita, possuindo a varanda inferior as armas de Portugal, sairá uma coleção de sessenta peças de roupa, que mesclam o passado e o presente numa celebração da identidade da mulher do povo, figura da cultura popular.
Com um olhar artístico, emocional e mítico numa visão inovadora de respeito pela tradição e pela história grandiosa de um monumento nacional, a estilista Isabel Lima reafirma o compromisso de um evento de alto nível e único, em consonância com a cidade de Viana do Castelo.
O evento inédito que celebra a rica herança cultural de Viana do Castelo, conta com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.

O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.